Notícias e MercadoTecnologia

3 razões para começar a utilizar o GitHub

2 Mins read

Agora, você não vai mais querer saber de FTP

Se você é um desenvolvedor, um designer ou apenas um entusiasta sobre tecnologia, é muito provável que já tenha ouvido falar sobre o GitHub.

Para entender o GitHub, vamos esquecer, neste momento, a parte do Hub e focar no Git. O Git é um sistema de controle de versão. Controlar versão significa gerenciar diferentes versões de arquivos, de forma que seja possível recuperar versões salvas, reverter todo um projeto ou comparar mudanças que foram feitas de uma versão para a outra.

Tudo isso permite que o desenvolvedor:

  • realize download de uma nova versão do software;

  • faça edições e crie novas versões;

  • tenha um histórico de todas as alterações feitas em arquivos;

  • contribua em projetos, de maneira bem simples.

Falando em sistemas de controle de versão, existem vários, sendo o Git o mais conhecido e utilizado atualmente. Vale citar que o Git é uma ferramenta de linha de comando, ou seja, se ainda não utilizou, prepare-se para trabalhar em uma tela preta cheia de códigos (isso é ótimo!).

Na imagem acima vemos alguns dos principais comandos do Git: init, add, commit, push.


banner_uolmn_criadordesites_academia

Por que utilizar um controle de versão?

Você deve estar se perguntando por que o controle de versão é tão importante (e ele é).

Imagine que você está desenvolvendo o site de um cliente, produziu o protótipo e, após apresentá-lo, ele sugeriu alguns ajustes. Você ajusta e, após uma nova apresentação, o cliente muda de ideia sobre alguns ajustes e gostaria de voltar para o primeiro protótipo. Se você ajustou os arquivos sem salvar um backup, isso vai gerar um retrabalho, certo?

Utilizando o Git, por exemplo, você pode criar versões sempre que fizer uma alteração importante no projeto. Se em algum momento for necessário retornar para uma versão, seja porque aquela versão é melhor, seja porque houve algum tipo de erro com a nova versão, essa alteração será bastante simples.

Conhecer o controle de versão e, principalmente, o Git é um pré-requisito para ingressar em uma grande empresa de tecnologia.

GitHub e seus recursos

Agora que temos uma noção do que é um controle de versão e sabemos um pouco mais sobre o Git, vamos voltar ao GitHub.

Poderíamos definir GitHub de diversas formas, mas vamos manter a simplicidade para iniciar nossa conversa sobre ele. O GitHub funciona como uma rede social para profissionais de tecnologia.

Existem inúmeras razões para que você comece a utilizar o GitHub agora mesmo, e nós vamos listar as três principais:

  • Criação de repositórios remotos: crie repositórios, armazene e atualize seus projetos de forma segura e em apenas um local, no GitHub. Mantenha seus repositórios públicos ou privados, se preferir.

  • Ambiente colaborativo: outros usuários podem contribuir em seus projetos, sugerindo features, edições ou correção de bugs. Você pode fazer o mesmo em projetos nos quais tenha interesse em contribuir. Isso nos leva a outro ponto muito importante.

  • Portfólio: como falamos, é possível realizar contribuições, corrigir bugs, fazer sugestões, tudo isso gera uma atividade em seu “perfil” do GitHub. Quanto mais contribuições você fizer, mais preenchido estará o seu painel, logo, mais visibilidade você terá. Esta pode ser uma forma de complementar o seu LinkedIn. Não se espante caso seu endereço seja solicitado durante uma entrevista de trabalho.

Na imagem a seguir vemos um exemplo de um painel de contribuições de um usuário.

De maneira geral, é uma ótima opção para que você compartilhe seus projetos, conheça novas pessoas e colabore em projetos de outros usuários.

Related posts
Cloud ComputingTecnologia

Veja quais são as soluções de Cloud Computing para as suas dificuldades!

5 Mins read
Pensando em aumentar sua produtividade e ainda economizar? Nada mal para quem é empreendedor e precisa equilibrar os pratos, não é mesmo?…
Cloud ComputingProdutos UOL HostSoluçõesTecnologia

Como a computação em nuvem pode ajudar pequenas e médias empresas

4 Mins read
Você trabalha de maneira remota? Então gosta de priorizar ferramentas que tornam a rotina mais prática e segura, não é verdade? Se…
Notícias e MercadoTecnologia

Conheça as 5 tecnologias que revolucionaram o mundo dos negócios

6 Mins read
O surgimento de novas tecnologias fez com que o cenário dos negócios mudasse rapidamente, assumindo características muito diferentes das que tinha há…