E-mail marketing, links patrocinados, promoções, patrocínios, eventos. As opções para quem quer investir em uma ação de marketing para promover sua loja virtual são muitas. Mas a pergunta, ao apostar em qualquer uma delas, é sempre a mesma: como calcular o retorno da ação?
Medir o ROI, do inglês Return On Investment, ou o retorno sobre o investimento de uma ação de marketing, não é das tarefas mais fáceis, embora seja fundamental para entender o que funciona e concentrar suas energias – e seu suado dinheirinho – no que traz mais resultados para o seu negócio.
Uma pesquisa realizada pelo Mundo Marketing em parceria com a TNS Research International constatou que 85% das empresas que calculam o retorno do investimento de suas ações de marketing depois usam os resultados como aprendizado para ter mais sucesso nas próximas ações.
A equação tradicional para medir ROI é: lucro obtido com a ação – investimento na ação ÷ pelo investimento na ação.
Mas nem sempre é fácil isolar os custos de uma ação. Por exemplo, se você colocou um designer do seu time para criar um banner, não basta considerar os custos de veiculação desse banner em sites ou blogs. As horas que o profissional gastou criando a peça também devem entrar na conta.
Já para chegar ao lucro com a ação você terá que identificar quais foram os clientes que chegaram à sua loja através daquele banner e calcular qual foi a margem de lucro que você obteve em cada venda.
Pode parecer complicado à primeira vista, mas não desanime. Selecionamos alguns truques que podem facilitar o processo:
Pergunte aos seus clientes como eles chegaram até você
Pode parecer óbvio, mas essa é uma das maneiras mais simples de identificar quais são os investimentos que estão trazendo mais retorno para o seu negócio. Inclua uma pergunta simples no checkout, envie um e-mail ou, se tiver tempo, faça um contato telefônico para registrar a resposta – de quebra, você pode aproveitar para descobrir mais sobre a experiência de compra do cliente e fazer com que ele se sinta prestigiado.
Inclua códigos em materiais promocionais e e-mails
Quando disparar um e-mail marketing ou produzir um panfleto para promover sua loja, inclua códigos promocionais oferecendo um desconto especial para aquele cliente. Ao digitar o código específico daquela ação, o cliente dirá para você como chegou até sua loja.
Crie landing pages
Crie landing pages (página de chegada) específicas para cada ação promocional que você fizer. Assim, fica mais fácil medir o número de clientes que estão clicando e comprando do que se todo mundo desembocar na sua homepage.
Além disso, as landing pages são bem direcionadas ao que o cliente está buscando, por aumentas as chances de concretizar a venda.
Conhece outros truques que ajudam na hora de calcular o ROI das ações de marketing? Coloque-os em prática e aumente o retorno de suas ações!