Cloud ComputingProdutos UOL HostSoluçõesTecnologia

4 aplicações que podem funcionar em nuvem

3 Mins read

Entenda porque você deve levar a sua empresa para a nuvem

Disquetes e até mesmo pendrives já ficaram para trás há muito tempo. Hoje em dia, (quase) todo mundo armazena documentos, fotos e vídeos na nuvem. Agora, engana-se quem ainda pensa que os serviços de cloud computing servem simplesmente para fazer backup de arquivos. Os recursos da computação na nuvem vão muito além disso.

De modo geral, empresas de todo porte já perceberam a importância da nuvem para aumentar a eficiência da gestão e até para enxugar os custos no fim do mês. De acordo com recente pesquisa da Dell, 90% das pequenas e médias empresas brasileiras planejam contratar ou já têm algum tipo de aplicação rodando na nuvem.

⇒ Leia também: Como a computação em nuvem pode ajudar pequenas e médias empresas

Logo de cara, o investimento em uma solução de nuvem parece distante do orçamento de pequenas e médias empresas. No entanto, se analisado a longo prazo, trata-se de uma aplicação de baixo custo e de alta rentabilidade, uma vez que a contratação da tecnologia é feita sob demanda. É possível, por exemplo, contratar máquinas virtuais apenas para projetos específicos.

Nesse sentido, a computação na nuvem suporta as mais variadas aplicações. Mais do que armazenar arquivos, essa solução comporta banco de dados, lojas virtuais, sistemas de gestão, como ERP e CRM, notas fiscais eletrônicas, intranet e por aí vai.

Em resumo, todo projeto que apresenta uma grande variação de demanda e que precisa ser hospedado encontra no cloud computing um ambiente flexível que oferece escalabilidade, economia e rapidez.

⇒ Conheça as soluções do UOL Cloud Computing

A seguir, veja em detalhes o que você pode migrar para a nuvem:

E-commerce

Já pensou ficar com o site da sua loja virtual fora do ar durante a Black Friday? Nem é bom pensar, né? Para não correr esse risco, você precisa investir na migração do seu e-commerce para a nuvem, expandindo sua infraestrutura.

Assim, quando seu site começa a receber mais visitas em datas especiais, como Natal e Black Friday, ele permanece no ar nos momentos de picos de acesso. Em questões de minutos, você consegue, graças à nuvem, contratar máquinas virtuais suficientes para suportar a nova demanda.

Quando o número de visitas diárias voltar à normalidade, a loja virtual pode funcionar com a capacidade de antes. Ou seja, a nuvem se ajusta conforme a necessidade de cada empresa e, ainda por cima, dá totais condições de controlar os custos durante o ano, evitando desperdícios e prevendo despesas futuras.

⇒ Aproveite e baixe e-book grátis: Como montar sua primeira loja virtual


banner_uolmn_criadordesites_academia

ERP

Como falamos logo no começo deste texto, a nuvem pode fazer muito mais para a sua empresa. Tanto é verdade que as mais diversas soluções de Enterprise Resource Planning (ERP) já estão preparadas para rodar na nuvem. Para se ter uma ideia, são mais de 2 mil clientes usando o ERP da Totvs por meio da nuvem, segundo a própria fornecedora de softwares.

⇒ Leia também: 5 vantagens de um ERP na nuvem

CRM

CRM (Customer Relationship Management) é mais um sistema indispensável para as pequenas e médias empresas, uma vez que ele armazena todas as informações dos clientes.

Contratar uma aplicação de CRM na nuvem para a sua empresa significa reduzir custos na aquisição de licenças de software e na montagem de uma infraestrutura para o servidor físico.

As vantagens não param por aí. Ao utilizar o CRM na nuvem, todos os colaboradores terão acesso aos dados dos clientes de qualquer lugar. Como tudo pode ser feito remotamente, todos problemas podem ser resolvidos rapidamente.

Big Data

A partir do momento em que uma empresa acumula um grande volume de dados, ela passa a investir em soluções de Big Data, que analisam e geram valor de todas essas informações de forma acelerada. Só que para fazer análises de Big Data, é necessário que todas as informações estejam bem seguras e alocadas em um único ambiente. Por isso, utilizar a nuvem para o Big Data faz ainda mais sentido.

Agora, você deve estar preocupado com a segurança e privacidade de seus dados na nuvem, uma vez que eles ficam fora do seu domínio. Para não ter esse tipo de problema, basta ter atenção na hora de contratar uma solução de cloud computing.

Verifique se os provedores de nuvem seguem os padrões internacionais de segurança, como ISO, SSL, criptografia avançada, entre outras. Além disso, mesmo que você perca seu notebook, smartphone ou tablet, você ainda tem acesso às suas informações confidenciais.

⇒ Leia também: 4 benefícios legais de usar um cloud nacional

Podemos concluir, portanto, que a nuvem é capaz de armazenar qualquer tipo de projeto e infraestrutura, de sistemas de gestão a lojas virtuais. Mais do que isso, ela oferece escalabilidade, segurança e economia a todos os tipos de empresa.

Não perca tempo, traga sua empresa também para a nuvem. Saiba como fazer isso da melhor maneira, baixando o e-book gratuito: Cloud computing: como trazer sua empresa para a nuvem.

Related posts
Soluções

Como construir uma lista de e-mail marketing qualificada para o seu negócio

4 Mins read
Você já deve ter se perguntado como algumas marcas conseguem enviar e-mails que parecem feitos sob medida para seus leads, não é…
Soluções

4 estratégias para evitar fraudes e chargebacks no seu e-commerce

3 Mins read
Nos dias de hoje, com um número muito grande de lojas virtuais, é comum nos depararmos com histórias de golpes, fraudes e…
Soluções

Ameaças virtuais: conheça os tipos e como proteger seu site delas

6 Mins read
Você já pensou em criar um site para o seu negócio, blog pessoal ou portfólio online, mas ficou com medo de possíveis…