CRMDivulgaçãoE-mail MarketingMarketing DigitalRedes Sociais

4 coisas que você pode dar em troca do e-mail do cliente

3 Mins read

Dicas para aumentar sua base de cadastros

Não é exagero afirmar que o e-mail de contato de clientes é um dos bens mais valiosos de muitas empresas. Por um preço muito acessível, o e-mail marketing é uma das ferramentas do marketing digital que mais dão retorno ao empreendedor. Segundo a McKinsey, empresa que presta serviços de consultoria, o e-mail marketing chega a converter, em média, 2,53%, ou três vezes mais que as redes sociais.

Sabendo disso, as lojas virtuais fazem de tudo para conseguir o e-mail de todos os visitantes, tenham eles comprado ou não. Mas é claro que ninguém passa o contato “de graça”. Afinal de contas, ninguém gosta de receber um bombardeio de e-mails por dia de diferentes remetentes. Isso significa que, para a loja conseguir o endereço de um visitante, ela precisa oferecer algo em troca. Aqui, vale a pena colocar a criatividade em campo para descobrir maneiras de convencer o usuário a passar o contato dele para sua loja.

Se você ainda não sabe como aumentar sua base de e-mails, experimente adotar as sugestões abaixo, que já foram testadas e funcionam muito bem em diversas lojas do mundo inteiro.

Materiais especiais para download

Normalmente, quando as pessoas se interessam por algum produto, elas começam a pesquisar bastante sobre ele, principalmente em fontes que são autoridades no assunto. Então, se uma loja vende, por exemplo, pranchas de surfe e outros acessórios para surfistas, ela pode criar um e-book especial apontando as melhores praias do Brasil e do mundo para a prática do esporte.

Quem chegou ao site dessa loja deve se interessar por esse material. Aí, para baixar o e-book completo, o interessado precisa inserir um e-mail de contato. Pronto, ao criar um material especial que chama a atenção de seu público-alvo e se vende como uma autoridade naquele mercado, a loja consegue captar muitos e-mails qualificados, isto é, de pessoas que são clientes em potencial.


banner_uolmn_facebookads_academia

Conteúdos relevantes

Não dá para criar um material especial por dia, isso demanda tempo e dinheiro. Por outro lado, atualizar um blog é muito mais rápido e barato. Seguindo com o exemplo da loja para surfistas, seria interessante publicar notícias sobre o circuito mundial de surfe. Aí, para incentivar o usuário a cadastrar o seu e-mail, a loja pode oferecer o envio de boletins a cada etapa da competição. Para o público que consome produtos ligados ao surfe, esse tipo de conteúdo é extremamente relevante, fazendo com que boa parte dele cadastre o e-mail.

⇒ Aproveite para conferir o vídeo de dicas que o Diego Dourado, especialista em e-commerce do UOL HOST, gravou para o Impulso Digital falando sobre como criar uma lista de e-mails qualificada.

Informações privilegiadas

Que tal manter uma barra fixa, no topo do site, onde os usuários possam cadastrar os e-mails deles? Uma maneira de convencê-los é avisando que quem assinar a newsletter recebe informações em primeira mão sobre o lançamento da nova coleção. Aqui, a ideia é fazer o visitante não pensar duas vezes antes de inserir o e-mail dele. Depois, é claro, você precisa cumprir com o que foi combinado e, sempre que começar a vender produtos novos, avisar esse público antes.

Códigos  promocionais

Aí está um incentivo e tanto para o consumidor: desconto! Então, dê essa opção ao usuário: se ele cadastrar o e-mail, ganha, por exemplo, 10% de desconto na próxima compra. Se o visitante gostou, mesmo, dos produtos da sua loja, com certeza vai ficar tentado a utilizar o bônus.

⇒ Ainda não criou sua loja virtual? Conheça os planos do UOL MEU Negócio e comece já!

Enfim, essas são quatro estratégias que você pode colocar em prática facilmente para conquistar mais contatos de e-mail de pessoas que se interessam pelos produtos que você comercializa. Faça o teste e veja os resultados com os próprios olhos!

Related posts
Redes Sociais

5 tendências de redes sociais para 2024

3 Mins read
As redes sociais continuam a moldar e refletir nossas dinâmicas sociais, e 2024 já promete ser um ano de evolução notável nesse…
CRMMarketing Digital

RD Summit 2023: como CRM ajuda na gestão de times de vendas

3 Mins read
No recente RD Summit 2023 que ocorreu em São Paulo, um dos destaques foi a mesa redonda intitulada “CRM como Grande Aliado…
Redes Sociais

Threads: o que é e como usar para divulgar sua marca

4 Mins read
As redes sociais se desenvolvem constantemente. As plataformas que já existem, passam por atualizações para melhorar a experiência de seus usuários. De…