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4 dicas para criar um logotipo para sua marca

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Quando você pensa em uma marca de refrigerantes, qual a primeira imagem que vem na sua cabeça? Quando se fala em uma empresa de artigos esportivos, qual o símbolo que se forma na sua mente? Você tem o hábito de comer os lanches daquela famosa rede de fast-food do “M” amarelo?

Percebeu como a linguagem visual está presente nos produtos e serviços que consumimos? Por isso é tão importante que o empreendedor saiba como criar uma logomarca para o seu negócio.

O logo é a representação gráfica da marca e, além de ser projetada para ser facilmente reconhecida pelos consumidores, também tem a importante missão de expressar a personalidade da empresa.

Você que está começando um novo negócio ou deseja reposicionar a sua marca no mercado, já havia parado para pensar na importância da linguagem visual para gerar interesse do cliente?

Se a resposta for não, o UOL Meu Negócio traz um conteúdo especial para você saber como criar uma logomarca alinhada com os valores da sua empresa!

Como criar uma logo para sua marca: saiba como transformar seu negócio!

Em primeiro lugar, é importante que você entenda alguns termos que estão relacionados ao planejamento e criação de uma boa logomarca. 

Você já ouviu falar em branding? Atualmente, esse conceito é bastante difundido nas estratégias de marketing digital. É através do branding — ou gestão de marca — que você pode estudar maneiras de tornar a sua marca mais reconhecida pelo seu público. 

Ou seja, é o momento que você planeja ações que conquistem a admiração e o desejo do consumidor pelo seu produto ou serviço.

Uma dessas ações passa pela criação do logo da sua empresa. E acredite, quando o design do logo não é feito de maneira assertiva, fica bem difícil transmitir a sua mensagem comercial para o mercado, prejudicando e muito a imagem da sua marca.

Com certeza você deseja ocupar um lugar de destaque no seu nicho de atuação, não é mesmo? Então que tal começar a entender como a identidade visual pode estar diretamente relacionada com a performance do seu negócio?

O que é identidade visual?

Identidade visual é a representação visual da marca. Através de elementos como logo, estilo de foto, fontes e cores, a identidade visual ajuda a construir uma imagem na mente do consumidor.

Lembra quando fizemos aquelas três perguntas no início do conteúdo?

Tente lembrar quais foram as primeiras imagens que vieram à sua cabeça. Provavelmente a identidade visual das marcas líderes do mercado estavam bem vivas na sua memória, correto?

Percebeu a importância de criar uma identidade visual simples e marcante? Se ainda não, acompanhe o próximo tópico! 

Qual é a importância da logo para o seu negócio?

O objetivo de um logo vai muito além de ser o símbolo da empresa, ele também é usado para criar uma identidade de marca. No caso da sua loja virtual, um bom logo pode ser sinônimo de maior identificação do potencial cliente com o seu negócio.

A escolha das cores, das formas e as imagens escolhidas por você podem dizer muito sobre a sua loja. Um logo minimalista, por exemplo, pode transmitir a sensação de elegância, enquanto um logo com cores vibrantes podem expressar alegria.

Além disso, quando você faz uso de um logo na produção dos seus materiais — sejam eles impressos ou virtuais —, você mostra ao cliente que o seu negócio possui um posicionamento de marca, o que confere maior confiança e credibilidade para a sua marca.

Aliás, aqui vai uma boa dica para quem está planejando a criação do próprio logo. É extremamente importante que ele também seja pensado para web, principalmente se as suas vendas forem realizadas por este meio.

Os formatos de arquivo que são usados para materiais impressos são diferentes dos usados para a internet. Portanto, garanta sua usabilidade, ou seja, que ele seja fácil de ser visualizado e entendido quando for usado em versões reduzidas e nos vários tipos de telas.

4 dicas de como criar um logo para o seu negócio

Antes de partir para a ação é recomendado seguir algumas etapas para que o resultado final seja atingido com êxito — não se esqueça que o logo será por muito tempo a “cara” da sua marca, portanto, o seu desenvolvimento merece toda atenção.

O primeiro passo é a criação de um briefing, onde você (ou a equipe de criação) podem descrever o objetivo do logo e os conceitos que ele deve transmitir. Depois, pode ser produzido um rafe, que é basicamente um esboço do logo com base no briefing.

Por último, chega-se à arte final, quando o rascunho é transformado no logo oficial da marca. No decorrer desse processo outros cuidados podem ser tomados. 

Para saber quais são, confira as dicas que preparamos para você entender como criar uma logomarca!

1. Reúna informações sobre o seu negócio

O ponto de partida para a criação de um logo é o estudo minucioso sobre a sua empresa, analisando os elementos da sua cultura organizacional. Assim, será mais fácil traduzir em uma imagem a missão, a visão e os valores da sua marca.

E claro, não esqueça de realizar o estudo do público que você deseja atingir, pois a sua identidade visual precisa ser amigável e causar uma boa impressão em quem a visualiza.

2. Faça uma pesquisa e busque referências

Um bom caminho para buscar referências para o seu logo é o desenvolvimento de um brainstorming — em português, “tempestade de ideias”. Na prática, é uma reunião com todas as pessoas envolvidas na criação da identidade visual.

Nesta etapa podem ser sugeridas várias ideias, sem nenhuma restrição. Depois, o responsável pelo projeto reúne as informações levantadas e filtra aquelas que serão levadas adiante.

3. Procure um bom profissional

Para desenvolver o projeto de identidade visual, você pode contar com uma ajuda profissional. Dependendo do orçamento disponível, é possível contratar um designer freelance ou uma agência de comunicação especializada.

Aliás, com o trabalho de bons profissionais é possível garantir um resultado final de qualidade. Mas não esqueça de pesquisar a reputação e os trabalhos anteriores do profissional para ter certeza que ele tem um estilo alinhado ao que você deseja.

4. Escute, avalie, teste e repense

O seu logo pode ser formado por diferentes fontes, ilustrações, cores, desenhos e formatos. Nesse sentido, estude cada um desses elementos com muito cuidado para avaliar quais combinações têm mais a ver com o seu negócio.

Extra: Crie você mesmo em ferramentas gratuitas

Você é daquelas pessoas que gostam de colocar a mão na massa? Então experimente criar o seu próprio logo através de algumas ferramentas gratuitas.

Entre as mais conhecidas estão o Canva e o Wix, mas também existem outras plataformas bem intuitivas, onde você basicamente digita o nome da sua empresa e escolhe o design que deseja, entre elas estão:

Como criar um logo de sucesso

Um logo bem pensado pode trazer vários benefícios para uma empresa. Mas, para isso acontecer, é importante que ele entregue a mensagem apropriada para o público-alvo. 

Você sabia que a tipografia, as cores e as formas usadas podem exercer diferentes sensações?

Enquanto as fontes em itálico passam a ideia de “movimento”, as fontes em bold transmitem a sensação de “autoridade”. E mais, a cor branca pode passar a ideia de “limpeza”, enquanto a cor preta pode transmitir a sensação de “sofisticação”.

As formas também exercem grande influência na criação dos logos. Enquanto as letras arredondadas estão mais ligadas à “feminilidade” e ao “equilíbrio”, as letras angulares são sinônimo de “masculinidade” e “arrojo”.

Para se destacar no mercado e fazer o seu negócio ser um sucesso, aposte em um logo original (e diferente das empresas concorrentes), fácil de lembrar (simples sem ser simplório, que seja marcante), fácil de reconhecer e de ser reproduzido (em diversas mídias e tamanhos).

Gostou de conhecer alguns aspectos importantes para você entender como criar uma logomarca? Com o UOL Meu Negócio você também encontra outras ferramentas essenciais para o sucesso da sua marca!

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