HospedagemTecnologia

4 erros de quem hospeda um site pela primeira vez

2 Mins read

Criar um site é como abrir uma empresa. Há um monte de detalhes e até burocracias chatas que muita gente não conhece, mas que fazem toda a diferença. E um destes impasses já aparece logo de cara: onde hospedar meu site?

Muitas vezes, a vontade de se livrar logo desta etapa e passar para as fases mais divertidas é tanta que a escolha acaba sendo mal feita. Convenhamos que criar conteúdo, desenvolver estratégias e cuidar do design são tarefas bem mais prazerosas. Mas antes de partir para elas, é preciso estar certo de que você fez a melhor escolha de hospedagem.

As falhas mais comuns acontecem nas melhores famílias, não se preocupe. Mas fique atento para poder corrigi-las:

Não investir em hospedagem paga

Claro que o seu primeiro pensamento é economizar, sempre. E se há possibilidade de contratar um serviço grátis por que então pagar por ele?  

Acontece que há vantagens que só o serviço pago pode lhe dar. E, acredite, elas realmente fazem a diferença. 

No serviço grátis, além de não ter domínio total sobre as configurações e os serviços, você encontrará limitações de espaço e poderá sofrer com problemas de instabilidade. Nestes casos, a velha máxima, o barato sai caro, faz total sentido.

Não saber exatamente o que foi contratado

Ficou com preguiça de ler as letras miúdas do contrato? Pois é, agora você pode amargar consequências. Dificilmente os tais planos “ilimitados” são realmente sem limites. Há sempre cláusulas que modificam esta condição, impondo espaços e tamanhos.

Numa destas, o seu site pode ficar mais lento e você nem imagina por que. A resposta pode estar lá nas linhas que você deixou de ler.  É preciso analisar todas as suas necessidades, e se informar sobre os detalhes de cada pacote antes de contratar. 


banner_uolmn_criadordesites_academia

Fechar contrato longo e se arrepender

Planos de pagamento mais longos, como os anuais, são vantajosos porque o serviço sai mais barato. No entanto, antes de optar por este tipo de parcelamento, é preciso ter certeza que seu site irá ficar publicado durante os próximos meses.

Se o projeto ainda está em fase experimental, ou você ainda pretende testar outros serviços de hospedagem, opte pelo plano mais curto.  Assim você terá mais flexibilidade, e não ficará preso a um contrato de longo prazo.

Confundir hospedagem com domínio

Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa! Para descomplicar, vamos voltar com a comparação lá do começo do texto. Se o site fosse uma empresa, o domínio seria a razão social dele. Registrar o domínio é como registrar a sua marca, além de autorização para usá-la legalmente, você tem a garantia que ninguém irá copiá-lo.

Já a hospedagem é como se fosse o espaço físico que uma loja aluga ou compra para poder exercer suas atividades. O site também precisa de um local para funcionar e armazenar seus dados, e é aí que os hospedeiros entram em ação.

Um serviço não anula o outro, pelo contrário, são complementares. Porém, na maioria das vezes, precisam ser contratados separadamente. Em alguns planos de hospedagem do UOL HOST, você ganha um ano de domínio grátis.

 

Related posts
EmpreendedorismoGestão de processosPlanejamento de NegócioTecnologia

Como funciona o WhatsApp Business e como usar no seu negócio?

5 Mins read
Veja como instalar e como funciona o WhatsApp Business, a versão de negócios do WhatsApp para transformar a experiência de atendimento ao…
Presença digitalProdutos UOL Meu NegócioSoluçõesTecnologiaTudo para seu SiteWordPress

Saiba como escolher a melhor hospedagem para wordpress

5 Mins read
O WordPress faz parte de aproximadamente 49% dos principais sites do mundo e é o principal gestor de conteúdo que existe, portanto,…
HospedagemTecnologia

Como escolher a melhor hospedagem para blog?

7 Mins read
O primeiro passo para garantir uma boa experiência para o leitor é escolher uma boa hospedagem para blog. Entenda os impactos dessa…