Termos técnicos devem fazer parte do mundo de quem deseja impulsionar seu negócio com o marketing digital
Quem está ingressando agora no mundo do marketing digital e ainda não conhece bem todas as ferramentas incríveis que esse segmento pode oferecer, corre o risco de acabar perdido entre tantos termos e siglas novas.
Mas se você está realmente querendo usar a internet e as ferramentas de marketing em seu favor, e em favor do seu negócio, é importantíssimo conhecer algumas delas para poder planejar, executar e metrificar melhor suas campanhas de marketing.
Para ajudá-lo com essa tarefa, separamos 40 termos e siglas de marketing digital que todo empreendedor deve conhecer! Confira nossa lista a seguir:
Automação de marketing: quando as etapas de marketing digital se tornam automatizadas e, por isso, fica mais fácil escalar os resultados.
Alcance: número de pessoas que visualizaram um post ou campanha que você veiculou.
Alcance orgânico: número de pessoas que visualizaram um conteúdo naturalmente, sem que houvesse nenhum investimento pago para isso.
Alcance pago: número de pessoas que visualizaram um conteúdo porque houve um investimento pago para isso.
Application Programming Interface (API): grupo de padrões para que softwares, aplicativos e outras plataformas web se desenvolvam e se comuniquem.
Banner: imagem ou vídeo, normalmente promocional, que fica no topo das lojas virtuais para atrair a atenção do consumidor.
Black Hat SEO: estratégias ilícitas ou que usam trapaças para posicionar melhor um site no Google.
Blog: conjunto de textos publicados na internet. É possível ter um site inteiro no formato de blog ou incluir uma sessão de blog em um site institucional ou dentro de um e-commerce, por exemplo.
Quer começar um blog? Checklist de tudo o que você precisa fazer antes
CAC (Custo de Aquisição por Cliente): valor gasto em marketing e outras estratégias para adquirir um novo consumidor para o negócio. É calculado somando todo o valor investido e dividindo esse número pelo total de clientes conquistados dentro de um período.
Conversão: acontece quando o consumidor compra um produto, contrata um serviço ou realiza alguma ação desejada pela empresa.
CPC (Custo por Clique): valor que é descontado de um orçamento toda vez que um consumidor clica em um link. É muito utilizado em campanhas de links patrocinados, cujo objetivo é fazer com que o consumidor clique em uma publicidade e vá para o site do anunciante.
CTA (Call to Action): chamada para que o consumidor execute uma ação, como comprar, fazer um download ou se inscrever em uma newsletter.
Engajamento: participação de um usuário em algum material seu. Os principais tipos de engajamento nas redes sociais são: comentários, curtidas, reações e compartilhamentos.
Guest post: texto publicado em seu blog por um convidado.
Inbound Marketing: nova tendência de marketing em que a marca desperta o interesse do cliente e faz com que ele vá até ela.
Landing Page: página destinada à um tipo de conversão, sobretudo à criação de leads.
Lead: pessoa que demonstrou interesse no seu mercado, produtos ou marca por meio de um cadastro.
Link patrocinado: publicidade dos buscadores, como o Google, que permite que as marcas criem anúncios relacionados à pesquisa de um usuário.
Link building: estratégias que fazem com que outros sites relevantes, do mesmo segmento, apontem para o seu. O link building é uma importante tática de SEO.
Mobile-friendly: sites, aplicativos e outro conteúdo web que têm design pensado, também, para dispositivos móveis, como smartphones e tablets.
>> Confira essas 7 dicas para tornar seu e-mail marketing mobile-friendly
Outbound marketing: marketing mais tradicional, em que a marca procura o consumidor e tenta convencê-lo a comprar.
Opt-in: quando o consumidor, declaradamente, expressa a vontade de receber conteúdo de uma marca, geralmente por e-mail.
Palavra-chave: termo usado como foco de uma campanha ou ação. Pode ser usada para classificar o seu anúncio ou para segmentar uma publicidade, por exemplo.
Page rank: algoritmo do Google utilizado para avaliar e ranquear os sites nas páginas de resultado da mais relevante para a menos relevante.
Page-view: número de visualizações de uma página na internet.
Persona: perfil de cliente criado para guiar as estratégias de marketing e vendas.
Publieditorial: conteúdo patrocinado por uma empresa e publicado em um canal de conteúdo, como um blog ou portal.
Remarketing: estratégia cujo objetivo é identificar consumidores que demonstraram interesse em um produto e convidá-los a finalizar a compra, por meio de publicidade e e-mail marketing.
>> Veja aqui como recuperar clientes com o remarketing
Responsivo: aplicativos, sites e outros conteúdos web que são mobile-friendly, ou seja, estão disponíveis para dispositivos móveis.
ROI (Return on Investiment): retorno sobre o investimento feito em uma campanha. É calculado em duas etapas. Primeiro deve-se subtrair o custo da campanha pela receita gerada e, depois, dividir o total pelo custo. Na sequência, multiplica-se o resultado por 100.
Segmentação: ato de dividir um mesmo público em grupos para garantir que campanhas de marketing sejam sempre direcionadas para as personas certas.
Search Engine Marketing (SEM): estratégias de marketing digital (incluindo mídia paga) que tem como objetivo destacar um site nas páginas dos buscadores, como o Google.
Search Engine Optimization (SEO): conjunto de estratégias que um site pode adotar para se posicionar melhor nos resultados dos buscadores de forma orgânica.
SERP: nome dado às páginas de resultado que o Google apresenta depois que um usuário faz uma busca.
Taxa de abertura: número de e-mails abertos dividido pela quantidade de e-mails recebidos por seus contatos.
Taxa de clique (CTR): número de cliques que uma peça obteve dividido pelo número de visualizações. Pode ser usada em ferramentas como e-mail marketing e posts de redes sociais.
Teste A/B: teste que consiste em apresentar dois elementos diferentes para o público e avaliar qual deles obtém os melhores resultados.
Visitante: pessoa que fez uma visita ao seu site, blog ou e-commerce.
Visita: número de vezes em que alguém acessou seu site, blog ou e-commerce.
White hat SEO: táticas para posicionar melhor seu site no Google que são aceitas e recomendadas pelo buscador.