Aprenda a posicionar melhor seu site nos resultados dos buscadores
Se você tem um blog, uma das suas prováveis preocupações é fazer com que seus posts sejam encontrados nos sites de busca pelos leitores, certo? E mais do que isso: não basta só ser encontrado, é preciso que ele seja um dos primeiros a ser descobertos e receba o clique da visita.
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Tarefa difícil? Nem tanto! Pensando na experiência dos usuários, os sites de buscas escolhem os melhores resultados para colocar no topo, para facilitar a vida de quem pesquisa. Como é feita essa hierarquia ainda é um mistério em alguns aspectos, mas, o que sabemos é que existem várias práticas de SEO (Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca) que podem ajudá-lo a melhorar o posicionamento do seu blog nos resultados das buscas.
Pensando nos usuários de WordPress, a plataforma de conteúdo mais utilizada no mundo, destacamos algumas técnicas de SEO que, se colocadas em prática em conjunto, podem levar seu blog para o topo dos resultados. Confira:
Escreva pensando em palavras-chave
Escrever é um processo criativo e, na maioria das vezes, o foco está em criar um texto que faça sentido e tenha informações importantes. Mas, se você quer que seu blog tenha uma colocação melhor nos buscadores, também é importante trabalhar as palavras-chave.
Pense no seguinte: o Google usa o que escrevemos na barra de pesquisa (ou seja, as palavras-chave) para encontrar conteúdos que possam ser interessantes, não é? Isso significa que o termo pesquisado tem uma relação direta com os resultados que são exibidos.
Se você quer que o público encontre seu texto quando pesquisa “como criar um blog”, que tal tornar esse um dos termos mais trabalhados no seu post? Ele pode estar no título, nos subtítulos e, claro, dentro do seu texto.
Você pode e deve repeti-lo algumas vezes para aumentar a densidade de palavras-chave, e isso conta pontos em seu favor, só o que não vale é fazer isso de forma artificial. Se você saturar o conteúdo com o mesmo termo, os robôs dos buscadores vão perceber e você pode acabar perdendo posições.
Existem alguns plugins para WordPress que são capazes de medir a densidade da palavra e avaliar se vale a pena ou não repetir o mesmo termo mais algumas vezes.
⇒ Leia também: 4 plugins básicos que seu blog WordPress deve ter para ficar mais completo
Cuide das imagens
Além de ser uma plataforma muito eficiente, o WordPress é a escolha de muitos blogueiros porque é fácil e intuitivo. Se você tem um blog no WordPress, provavelmente, já deve saber como inserir imagens, mas talvez nunca tenha prestado atenção em alguns campos que pode preencher quando faz o upload de uma nova mídia. Um deles é a tag ALT, ou Texto Alternativo, se a sua ferramenta estiver em português.
Como os robôs dos buscadores que analisam seu site são incapazes de ver imagens, essa tag diz para eles o que aquela mídia representa. Colocar uma tag ALT apropriada é uma das táticas de SEO essenciais para quem deseja melhorar seu posicionamento.
⇒ Leia também: 10 bancos de imagens para encontrar fotos perfeitas para o seu blog
Além disso, é útil, também, nomear o arquivo de imagem com algo que faça sentido, como a palavra-chave principal do seu texto. Se você costuma salvar suas fotos com “Imagem01” ou “DSC_948575”, por exemplo, pode parar!
Crie boas URLs
Há quem não dê muita importância, mas, se você quer começar a se dedicar a SEO, é bom prestar atenção nelas. A URL é o endereço para acessar o seu post e também pode ajudar a melhorar seu posicionamento nas páginas de resultados.
No WordPress você pode editar facilmente a URL do post ou página que está criando apenas clicando em “editar” ao lado do endereço, logo abaixo do título.
O ideal é que você inclua a principal palavra-chave do texto na URL e que ela seja curta, simples e de fácil leitura.
Comece a fazer meta description
A maioria dos plugins de WordPress para SEO permite que você crie facilmente uma meta description para um novo conteúdo. Mas você sabe o que é isso? A meta é um resumo do seu texto que fica logo abaixo da URL nos resultados de busca.
Apesar de não ser, comprovadamente, um fator considerado pelos robôs para avaliar sua relevância, uma boa meta description pode convencer o leitor a clicar no seu site. Então, vale a pena tirar um tempinho para escrevê-la.
Aposte nos links
Se você tem um blog, com certeza, tem uma boa quantidade de conteúdo para oferecer. Então, por que não incentivar seus leitores a ler mais de um post? Relacionar vários materiais fazendo link de um texto para o outro é uma estratégia bastante eficiente. Essa prática é conhecida como Link Building.
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Se, por exemplo, você está falando sobre como criar um blog, seria interessante linkar ali um outro post em que você explica o que é uma hospedagem, outro sobre como escolher um domínio, um terceiro sobre planejamento necessário para começar a escrever para internet e por aí vai. O importante é que você insira esses links de forma natural e que eles estejam relacionados ao texto que está sendo lido.
Vale, também, criar relacionamento com outros blogueiros que trabalham com o mesmo nicho ou assunto que você e trocar links. Sempre que algum outro canal aponta para o seu, o Google entende que, se você está sendo citado, é porque realmente tem relevância, e isso pode ajudar bastante no seu posicionamento. Além disso, receber uma citação ou escrever em um blog parceiro é sempre uma boa oportunidade de atingir um novo público!
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Mas, mais uma vez, não tente trapacear, os robôs também identificam se os sites que estão apontando para o seu têm conteúdo relevante ou fizeram isso de forma artificial.
Você ainda não criou o seu blog? Venha para o Blog UOL Meu Negócio. Aqui, você utiliza o WordPress como plataforma e pode colocar em prática todas as dicas acima rapidamente!