EmpreendedorismoFinançasGestão de Finanças

5 dicas para inspirar sua equipe de vendas

3 Mins read

A motivação de equipe é dever de um bom líder

Se antes os clientes já pensavam duas vezes para efetuarem uma compra, o momento de crise econômica tem despertado ainda mais preocupação e menos gastos com bens e serviços. Aceitar esse cenário e entender que a sua equipe de vendas é a maior aliada nesse desafio é o primeiro passo para encontrar soluções.

E o seu dever como líder, principalmente em períodos conturbados e instáveis, é de inspirar ainda mais o time e implementar alternativas que mantenham o bom desempenho do negócio.

Em primeiro lugar, tenha o problema da venda bem avaliado e saiba responder o porquê dos clientes não estarem comprando o que você oferece, pense como o consumidor e em como você pode melhorar a experiência de compra dele. Um atendimento bem preparado pode sanar esta questão. Dentre algumas ações fundamentais a serem colocadas em prática junto à equipe de vendas, listo cinco delas que, somadas à gentileza, contribuem para novas perspectivas.

1. DESENVOLVA TRANSPARÊNCIA E ATITUDE MENTAL POSITIVA

Crises geram medo do presente e insegurança no futuro. Ser transparente com os colaboradores a respeito do momento que a empresa vive é fundamental para o ter como um aliado. Um enfoque positivo leva a atitudes proativas. A equipe deve estar alinhada em não dar ênfase aos problemas, e sim priorizar ações que façam a diferença.

2. SEJA CRIATIVO E INOVADOR

Reúna a sua equipe e dê a possibilidade dos profissionais falarem sobre as suas percepções e expectativas, essas opiniões são essenciais para caminhos alternativos serem traçados. Apresente histórias reais e inspiradoras de sucesso em que a crise tenha se tornado uma oportunidade, exemplificando assim o discurso sobre a inovação e gerando um efeito motivacional. Coloque em prática medidas de reconhecimento do desempenho do vendedor.


3. CRIE SENSO DE URGÊNCIA

O vendedor precisa criar no consumidor a certeza de que o momento de uma boa compra é aquele. A dúvida deixa o cliente paralisado, e o mesmo acaba não gastando. Faça com que a sua equipe de vendas tenha essa percepção e atue com gentileza, sem ser invasiva ou insistente. É importante oferecer liberdade de negociação para o seu time e preços competitivos em relação à concorrência.

4. INCENTIVE A FIDELIZAÇÃO

Mais do que nunca, deve-se ter em mente a fidelização do cliente, já que conquistar um novo é muito mais caro e demorado. O vendedor tem que compartilhar da opinião de que o vínculo de confiança com o consumidor fará cada vez mais a diferença na decisão de compra. Como líder, você deve ainda munir a sua equipe de vendas de ações de marketing que contribuam para essa fidelização como cartões promocionais, descontos para a próxima compra, etc.

5. EXPLORE A VELOCIDADE

Competitividade é a palavra de ordem. No atual cenário, a velocidade para as tomadas de decisões e a rapidez para os ajustes necessários são diferenciais importantes. Cada vez mais o cliente não tem tempo ou não quer esperar por um retorno. A equipe de vendas tem que ter a atenção dobrada, pois o consumidor precisa ter uma resposta em até 24 horas, mesmo que seja apenas para posicioná-lo sobre o recebimento da sua dúvida e/ou solicitação.

Em momentos de crise, a quantidade de vendas não fechadas deve aumentar, mas isso não é motivo para desânimo. É hora de se fazer presente e apostar na importância de um relacionamento efetivo com a sua equipe de vendas, e da sua equipe de vendas com o consumidor. Afinal, os clientes estão, sem dúvida, mais exigentes, mas quando vivem a melhor experiência de compra, retornam e compartilham.

E você, o que tem feito para motivar os seus colaboradores em tempo de crise econômica? Me escreva contando!

Related posts
Empreendedorismo

O empreendedorismo feminino no mercado atual

5 Mins read
Nos últimos anos, houve um aumento significativo no número de mulheres à frente de negócios. De acordo com o levantamento “Empreendedorismo Feminino…
EmpreendedorismoSoluções

Estratégias de alcance: qual a diferença entre omnichannel, multichannel e crosschannel

4 Mins read
Está querendo alavancar o seu negócio e precisa de uma estratégia eficaz para vender cada vez mais? Saiba que no UOL HOST…
Empreendedorismo

Bueno Wines: a inspiradora palestra de Galvão Bueno no Fórum E-commerce Brasil 2023

3 Mins read
Galvão Bueno, o icônico locutor e apresentador esportivo, para muitos o maior do país, encerrou a programação na plenária Marketing & Vendas…