Aproveite estas dicas para melhorar suas entregas.
Atrasos nas entregas são a causa número 1 de insatisfação entre os clientes de e-commerce e o motivo pelo qual muita gente prefere ir até a loja e sair com a sacola na mão.
De acordo com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), somente no primeiro semestre de 2013, as reclamações relativas a entregas chegaram a 60% do total registrado no ano anterior, superando 296 mil.
No Procon-SP, as referentes ao tema cresceram 7% no primeiro semestre, para 15.501. Já no site Reclame Aqui, a alta foi de mais de 75% no mesmo período, ultrapassando 254 mil registros.
Não quer fazer parte destas estatísticas? Temos algumas dicas para ajudá-lo a fugir dessa. Anota aí!
Controle rígido de estoque
A logística eficiente começa antes da entrega. O processo se inicia na venda, momento em que você precisa estar certo do que tem ou não em estoque. Portanto, manter um controle rígido e um sistema que permita acesso às informações é essencial.
Lojas que não trabalham com estoque físico e funcionam mais como intermediadoras de vendas devem tomar cuidado redobrado nesse quesito, afinal, é o seu nome que está em jogo, e não o do fornecedor do produto, que, muitas vezes, o cliente nem sabe quem é.
Parceiros confiáveis
A menos que você vá fazer as entregas uma a uma pessoalmente, o bom funcionamento da logística não depende só de você. Por isso, escolha cautelosamente os fornecedores com quem vai trabalhar.
Tenha um Plano B
Mas não dá para ficar refém de um só serviço. E se os Correios entram em greve bem na semana em que sua loja está bombando de vendas? Não dá para esperar eles voltarem, né?
Por essas e outras, pondere outras opções de transportadoras. Mas não deixe para a hora do aperto. Esses fornecedores substitutos devem ter sido escolhidos previamente.
Não dê o passo maior que a perna
Sim, os clientes adoram frete grátis, entrega no mesmo dia e outros mimos. Mas sabe o que realmente eles querem? Que você cumpra o que prometeu.
O mesmo vale para os prazos de entrega. Se o produto comprado na quarta não vai chegar até o domingo do Dia das Mães, deixe isso claro para o cliente.
Mostre preocupação com o cliente
Um exercício que todo dono de loja virtual deve fazer diariamente é se colocar no lugar do cliente e imaginar como ele gostaria de ser tratado.
Algumas práticas podem deixá-lo mais tranquilo durante o processo de compra, como oferecer o rastreamento do produto.
Outra preocupação que deve ser levada em conta é a embalagem. Você gostaria de receber um produto que foi danificado durante o transporte? Obviamente que não. Então, pense em tudo isso antes de despachar a mercadoria para a entrega.
Pronto para deixar sua logística impecável? Coloque as dicas em prática e bons negócios!