Demonstre profissionalismo e conquiste mais clientes!
Você, provavelmente, já visitou sites de grandes players do mercado e deve ter notado algumas semelhanças entre eles, certo? Se isso aconteceu, saiba que não é coincidência. Existe um motivo muito forte para o posicionamento de cada elemento, e pode ser uma boa ideia você se inspirar nesses sites. Sabe por quê?
Primeiro porque a construção dos sites é estratégica e, se dá certo para as grandes empresas, pode muito bem dar certo para você. E, segundo, porque existem certas estruturas de páginas que são tão usadas que os consumidores já estão acostumados com elas, e vão estranhar se você fizer algo muito diferente.
Veja, a seguir, algumas adaptações que você pode fazer no seu site para deixá-lo parecido com os de grandes marcas e conseguir melhores resultados:
Logo pequeno e na esquerda
Muito empreendedores, na hora de criar seus sites, querem que seus logos sejam grandes e fiquem no centro da página, afinal, sua marca é o foco, certo? Errado.
Basta pensar: o que você está vendendo? Qual o motivo de alguém entrar no seu site? Com o que você ganha dinheiro? Com os seus produtos. Então, são eles que precisam chamar a atenção.
Normalmente, o consumidor está mais interessado nas mercadorias do que no logo da marca, por isso, é mais vantajoso que o logo seja discreto e que o destaque sejam os produtos que você está vendendo.
O posicionamento na esquerda também faz bastante sentido quando lembramos que nossa leitura obedece ao padrão ocidental, sempre da esquerda para a direita. Pensando nisso, quando o logo está na esquerda da tela, ele é a primeira coisa que o consumidor visualiza antes de seguir para os produtos.
Menu organizado por categorias
Lembrando do comportamento do consumidor e do nível de concorrência que existe atualmente, temos poucos segundos para mostrar ao visitante o que ele está procurando, antes que ele desista de buscar e siga para o site do concorrente.
Isso significa que o site deve ser pensado e organizado de forma a ajudar o público a encontrar os produtos e serviços da forma mais simples possível. Você pode perceber que a maioria dos menus dos grandes players são divididos em departamentos ou categorias, e existem submenus com produtos mais específicos.
Você pode encontrar lojas virtuais com abas no menu, como celulares e telefonia, eletrônicos, eletrodomésticos, cama mesa e banho, móveis e decoração, moda e beleza e por aí vai. No setor de móveis e decoração, por exemplo, deve haver elementos como sofás, camas, luminárias, mesas etc.
Esta é uma maneira eficiente, simples e que o público já entende. Por isso é interessante adotar essa estrutura para o seu site. Lembre-se de manter um campo de busca perto do menu, na parte superior do site, caso seja necessário fazer uma busca rápida e específica.
Banners rotativos
Dificilmente você vai encontrar um site de uma grande marca que não tenha um banner rotativo logo abaixo do cabeçalho do site e do menu principal. E pode ter certeza de que eles não estão lá à toa.
Os banners chamam a atenção do visitante no momento em que ele entra no site. Por isso mesmo são usados para expor aquilo que é mais importante no momento. Pode ser uma promoção, um lançamento, uma condição especial ou uma nova campanha.
Basta pensar em quais são os fatores mais importantes para o seu negócio e que você gostaria que todos os visitantes soubessem e transformar em banner. O ideal é ter alguns banners se revezando na página inicial e trocá-lo sempre que for conveniente.
Landing pages ou hotsites para campanhas específicas
Vamos supor que você esteja preparando uma campanha especial de Black Friday, cria um mix especial, consegue ótimos descontos com seu fornecedor e investe pesado no marketing para divulgar a superpromoção. Tudo isso pode levar a uma ação de muito sucesso, mas se o cliente entrar no seu site e não conseguir localizar onde está a seção de desconto, de nada valeu todo o seu esforço.
Para que isso não aconteça, muitas das grandes marcas criam landing pages ou hotsites para campanhas de grande importância. Essas páginas são específicas e sazonais, criadas apenas para a ação, e nelas você deve incluir todos os produtos que estejam participando da promoção. Dessa maneira, os riscos de o consumidor ficar em dúvida sobre onde está a mercadoria com desconto diminuem e as suas chances de conversão aumentam.
? Leia também: 10 elementos que não podem faltar em uma boa landing page
Em momentos como esse, também vale a pena incluir um banner da campanha na página inicial e até mudar o layout e as cores do site para que não reste dúvidas de que a sua marca está promovendo descontos e condições especiais.
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Esse é um recurso utilizado por muitas marcas porque é uma técnica fundamental para aumentar o tíquete-médio das compras. Na prática, funciona assim: quando um produto é visitado, o consumidor visualiza, abaixo das informações da mercadoria, uma série de outros itens que podem complementar sua compra.
Se ele está escolhendo um jogo de panelas, produtos como conjunto de talheres, copos, xícaras, balanças para alimentos, por exemplo, são exibidos com base no interesse do cliente pelo produto colocado no carrinho.
O intuito é que, visualizando outros produtos do mesmo universo, ele acrescente outros itens ao carrinho e gaste mais. Essa é uma técnica das grandes marcas que, com certeza, vale a pena ser utilizada!
Que tal deixar sua loja virtual no mesmo nível destas empresas? Não é difícil, muito menos impossível. Tente, que vai valer a pena!