CRMDivulgaçãoE-mail MarketingMarketing DigitalRedes Sociais

5 dicas para trazer de volta os cliques em seus e-mails marketing

2 Mins read

Todo mês a história vem se repetindo. A cada análise de métricas do seu e-mail marketing, suas suspeitas se confirmam: o número de usuários que clicam neles está caindo. E ninguém gosta de ser rejeitado, não é? Nem mesmo os e-mails! 

Brincadeiras à parte, se você se identifica com esta situação, é hora de tomar uma providência. Talvez seus títulos não estejam funcionando bem ou sua base esteja desatualizada. Seja como for, arregace as mangas e corrija o rumo.

Não sabe por onde começar? Aqui vão algumas dicas:

Melhore seu assunto

De acordo com dados divulgados na Email Evolution Conference, 69% das pessoas se baseiam no assunto para abrir uma mensagem. Ou seja, este é o ponto principal. Comece a rever o que tem feito de errado por aí. 

O título precisa ser atraente e deixar o usuário curioso para abrir a mensagem. Use alguns dos chamarizes: promoções e descontos, soluções para problemas, novidades ou temas que estão em alta no momento. O assunto do e-mail deve informar o essencial nos primeiros 25 caracteres – se for mais longo, nem sempre será exibido por completo, principalmente em dispositivos móveis.

Reveja a frequência de envio

Sabe aquela história do um é pouco, dois é bom, três é demais? Então, encher a caixa de entrada do receptor não é nada legal. Imagine um usuário que, ao acessar sua caixa de entrada, depara com três mensagens vindas de um mesmo destinatário e se referindo à mesma coisa (ou quase). Provavelmente ele vai deletar todas sem as ler.


Conforme o Guia de Boas Maneiras da Associação Brasileira de Marketing Direto (Abemd), o ideal é que o assinante possa escolher a frequência com que vai receber seus e-mails. Mas como nem sempre isso é possível, o indicado é o envio a cada 15 dias, ou, no máximo, uma vez por semana. 

Aproveite os ganchos do calendário

Aproveite as datas comemorativas para enviar e-mails temáticos que podem chamar a atenção do consumidor. Por mais que ele possa não estar interessado em sua loja, receber um e-mail, próximo ao Dia das Mães, com o assunto “Presentes para sua mãe gastando até R$ 50”, pode aguçar sua curiosidade.

Invista em Testes A/B

A melhor maneira de entender por que as pessoas não clicam no seu e-mail e encontrar alternativas melhores é realizando testes A/B. Teste horário, títulos, cores e datas de envio. Todos estes fatores podem estar influenciando diretamente a queda de abertura.

Use boas ferramentas para disparo

A escolha da plataforma errada pode estar prejudicando a abertura dos e-mails que você envia. Isso porque a velocidade de envio pode estar aquém do ideal ou seu uso pode ser complicado demais, prejudicando o disparo. 

Quer uma solução simples e confiável? Use a ferramenta de E-mail Marketing do UOL Host, que é intuitiva e disponibiliza relatórios completos sobre os envios. 

Pronto para fazer disparos mais eficazes e aumentar os cliques no seu e-mail marketing? Então coloque as dicas em prática e depois nos conte os resultados.

Related posts
Redes Sociais

5 tendências de redes sociais para 2024

3 Mins read
As redes sociais continuam a moldar e refletir nossas dinâmicas sociais, e 2024 já promete ser um ano de evolução notável nesse…
CRMMarketing Digital

RD Summit 2023: como CRM ajuda na gestão de times de vendas

3 Mins read
No recente RD Summit 2023 que ocorreu em São Paulo, um dos destaques foi a mesa redonda intitulada “CRM como Grande Aliado…
Redes Sociais

Threads: o que é e como usar para divulgar sua marca

4 Mins read
As redes sociais se desenvolvem constantemente. As plataformas que já existem, passam por atualizações para melhorar a experiência de seus usuários. De…