Já ficou com vontade comer um doce após ver a foto de um bolo de chocolate com a cobertura cremosa escorrendo? Ou de largar tudo e sair correndo para aquela praia paradisíaca com o sol brilhando que está estampada na revista?
Pois é. Não é à toa que e-commerces têm dado uma atenção cada vez mais especial às imagens de seus produtos, com fotos em 360° e imagens do artigo em uso. Mais do que um complemento da descrição, a foto aproxima o comprador da mercadoria desejada.
Mesmo com o orçamento apertado, não tem desculpa. Dá para investir em boas imagens sem gastar rios de dinheiro. Além de caprichar nos cliques, os softwares de edição são uma ajuda muito bem-vinda na hora de dar um trato nas suas imagens.
Conheça cinco alternativas e dê aquele “up” na sua vitrine virtual, incluindo alternativas gratuitas:
Parte do pacote de programas da Windows, o editor permite a correção de brilho e de cor.
Para quem não tem habilidade na hora de acertar níveis de exposição, há o botão “Ajuste Automático”. Ele faz o balanço de contraste e exposição sozinho.
Endireitar a foto e corrigir olhos vermelhos também estão entre as opções.
Para artes e firulas, ele não está entre os preferidos da galera, mas para edições básicas e rápidas ele funciona bem.
Completo e simples de se usar. O Picasa funciona também como um álbum digital. Além de editar, você pode armazenar suas fotos no sistema em nuvem.
Entre as opções de ajustes, vale destaque para o recurso “retocar”, que permite cobrir determinados detalhes, por substituição de cores. É possível também incluir efeitos na imagem, como preto e branco e tons quentes.
O “botãozinho mágico” de ajuste automático também está presente nesse programa. O download é gratuito.
O Gimp é mais uma opção gratuita. Dentre as funcionalidades do editor estão o clareamento e a alteração do pano de fundo da imagem. É possível também criar gráficos, logotipos e combinar imagens utilizando camadas.
O software também possui uma versão portátil, ou seja, com ela instalada em um pen drive, por exemplo, você pode executar o programa em qualquer computador.
Queridinho dos designers, o software tem infinitos recursos para retocar imagens, que vão desde o balanceamento de cores, ao recorte e substituição de elementos da foto.
Porém, por se tratar de um programa para profissionais, o Photoshop é bem mais complexo do que os outros editores. Outro ponto negativo é o preço, que passa dos mil reais.
Para quem deseja ter acesso a algumas das ferramentas de correção do programa, há uma versão online e gratuita, o Photoshop Express.
Além de softwares instalados na máquina, você pode recorrer a editores online. Com eles, é possível retocar uma foto de qualquer computador, com acesso à internet, sem necessidade de download. Basta se conectar e selecionar sua imagem.
Dentre os mais populares está o Drpic. A ferramenta oferece recursos básicos, como redimensionamento, recorte e ajustes de brilho e contraste. Atalhos como Ctrl + Z, para desfazer, e Ctrl + A, para selecionar tudo, também são válidos na ferramenta.
Além de salvar a imagem editada no computador, o usuário pode compartilhá-la por um link.
E você, dá um “trato” em suas fotos antes de publicá-las? Conte para a gente quais são suas técnicas.