Notícias e MercadoTecnologia

5 Fatos interessantes sobre programadores e programação que você precisa saber

2 Mins read

Uma homenagem ao Dia deles!

Computadores, softwares, gadgets e smartphones. A tecnologia está por toda a parte e, às vezes, temos a impressão de que sem ela o mundo para de girar (será?).

Mas você já parou para pensar que para cada inovação tecnológica existe um programador (ou vários!) nos bastidores?

Profissionais tão importantes merecem um dia especial! Por isso, ontem (13/09) comemoramos o Dia do Programador.

Em comemoração, preparamos uma lista com algumas curiosidades sobre a área. Confira!

1. O Dia do Programador não é comemorado em 13 de setembro, e sim no 256º dia do ano

Pode parecer estranho, mas existe uma­­ explicação (complexa para meros mortais, é claro) por trás da escolha da data. O dia foi escolhido porque 256 (28) é o número de valores distintos que podem ser representados com um byte de 8 bits, um valor muito conhecido pelos programadores.

Além disso, 256 também é a potência mais elevada de 2, que é inferior a 365, o número de dias em um ano comum. Portanto, nem sempre a comemoração é no dia 13. Em anos bissextos, a data é comemorada no dia 12 de setembro.

2. O Dia do Programador é feriado oficial na Rússia

O Dia do Programador é reconhecido como uma data oficial do calendário russo. Isso ocorre graças a Valentin Balt e Michael Chervyakov, funcionários da Parallel Technologies (empresa de software).

Em 2002, eles recolheram assinaturas para solicitar ao governo o reconhecimento da data como o Dia oficial do Programador. Em 2009, Dmitri Medvedev, o presidente da Rússia, oficializou a data.


banner_uolmn_lojavirtuol_academia

3. Programadores passam cerca de 30% do seu tempo navegando em código-fonte

Que eles fazem parte do cotidiano de um programador, não é novidade. Mas você sabia que quase 1/3 do trabalho de um programador é gasto em pesquisa, observação, memorização e coleta de informações obtidas por meio de navegação nos arquivos com códigos fontes?

Pois é, antes de editar o texto, de fato, excluindo, alterando e incluindo informações nos códigos de programação, eles gastam uma boa parte do tempo “passeando entre as letrinhas”.Isso foi constatado em um estudo da IEEE.org, uma organização que visa os avanços da tecnologia.

4. As quatro coisas que mais irritam um programador

Você sabe o que deixa um programador realmente irritado? De acordo com um estudo da Universidade Estadual da Carolina do Norte, os principais motivos de irritação de um programador são:

− Identificar qual parte do texto está causando um erro no código inteiro;

− Alta complexidade do código. A famosa sensação de não saber por onde começar;

− Configurar e entender um código novo;

− Pedir ajuda a outro programador, o que pode demorar uma eternidade! 

5. Ator da série Heroes foi programador de empresa vencedora de Oscar de efeitos especiais

Quem assistiu ao seriado Heroes deve se lembrar de Hiro Nakamura, um dos personagens mais adorados da série e que possui as habilidades de teletransporte, manipulação de espaço e viagem no tempo.

Você sabia que o ator Masi Oka, que dá vida ao personagem, era um dos principais programadores da Industrial Light & Magic (ILM), empresa de efeitos especiais que levou o Oscar várias vezes?

Oka já trabalhou em mais de 30 filmes, incluindo Star WarsPiratas do Caribe e O Exterminador do Futuro. Dos bastidores direto para as telas!

⇒ Leia também: As vantagens de programar por hobby

Esta é nossa homenagem àqueles que passam horas em frente ao computador decodificando, escrevendo e testando códigos complexos para possibilitar, por exemplo, que você esteja acessando o seu computador ou smartphone agora. Parabéns a todos os programadores!   

Related posts
Cloud ComputingTecnologia

Veja quais são as soluções de Cloud Computing para as suas dificuldades!

5 Mins read
Pensando em aumentar sua produtividade e ainda economizar? Nada mal para quem é empreendedor e precisa equilibrar os pratos, não é mesmo?…
Cloud ComputingProdutos UOL HostSoluçõesTecnologia

Como a computação em nuvem pode ajudar pequenas e médias empresas

4 Mins read
Você trabalha de maneira remota? Então gosta de priorizar ferramentas que tornam a rotina mais prática e segura, não é verdade? Se…
Notícias e MercadoTecnologia

Conheça as 5 tecnologias que revolucionaram o mundo dos negócios

6 Mins read
O surgimento de novas tecnologias fez com que o cenário dos negócios mudasse rapidamente, assumindo características muito diferentes das que tinha há…