EmpreendedorismoFinançasGestão de Finanças

5 maneiras de deixar sua newsletter mais atraente

2 Mins read

‘’Assine aqui para receber nossas novidades’’. Este é um apelo que deveria fazer todo sentido para o seu cliente. Afinal, quem não quer ficar sabendo de lançamentos e promoções em primeira mão?

Na prática, o efeito muitas vezes é o contrário. As pessoas fogem dos cadastros porque não querem ter a caixa entupida por e-mails que consideram inúteis ou pouco atrativos.

Segundo uma pesquisa da Chadwick Martin Bailey, especialista em marketing digital, seis em cada dez internautas dizem que a razão para não abrir um e-mail é não acha-lo interessante o suficiente. Outros 45% dizem que recebem e-mails demais, por isso apagam muitos sem ler.

Em resumo: é preciso criatividade para que sua newsletter seja aberta, lida e aprovada – em vez de ir parar direto na lixeira.

Sem ideias? Conheça alguns exemplos interessantes que funcionam:

Converse com o leitor

Sabe aquele amigo que te manda e-mails semanais para saber como você está e aproveita para contar também sobre o que tem feito? Então, as newletters da loja virtual Enjoei têm essa cara.  

Com títulos criativos, como “toc-toc. posso entrar? :p” e simpáticas linhas, como “sim, aceito um cafezinho com um bolinho de cenoura”, as mensagens conquistam pelo tom informal e pelo bom humor.

Aposte na interatividade

“Hey, você! Sim, você mesmo que está lendo esta mensagem, poderia me fazer um favor? Me ajuda a reciclar este lixo?”. Se a newsletter da Piramidal, distribuidora de resinas termoplásticas, “falasse” seria mais ou menos isto que ela diria ao internauta.

Com a ajuda do mouse, o leitor “limpava” a imagem do e-mail, dando a ideia de que ele estava colaborando com a reciclagem.


banner_uolmn_lojavirtuol_academia

Convide o cliente a sair do computador

O site de compras coletivas Peixe Urbano enviou a sua base de cadastrados de Salvador uma newsletter um tanto diferente, com um convite inusitado. Os soteropolitanos foram convidados a comparecer em determinada data na praia de Aleluia para formar um mosaico humano. Caso a missão desse certo, descontos especiais seriam cedidos para os ingressos do Festival de Verão de Salvador. E não é que funcionou? A galera da Bahia compareceu em massa!

Incentive os cliques

Não dá para esquecer o objetivo principal da newsletter: levar o cliente até seu site para que ele finalize a compra. Para fisgar os consumidores e leva-los até sua loja virtual, a Imaginarium arrumou um jeitinho especial. A loja criou um provador virtual de óculos e disparou newsletters contando a novidade. Aí era só clicar no “experimente aqui” e se divertir.

Aguce a curiosidade do consumidor

Desperte a curiosidade do seu (potencial) cliente. Dispare teasers na newsletter, e indique o local onde ele irá encontrar a informação completa: no seu site, blog, redes sociais.

No caso da Panini, a resposta estava nas Revistas da Turma da Mônica Jovem. Quem recebeu o e-mail da editora foi instigado a ir até a banca para descobrir sobre a nova paixão que estava rolando entre a galera.

Já a Americanas.com apostou em um teaser em vídeo para anunciar a chegada da série Scarlet ao seu portfólio de DVDs. Os cadastrados receberam um e-mail com a imagem da personagem principal e um link para o trailler oficial no Youtube.

Related posts
Empreendedorismo

O empreendedorismo feminino no mercado atual

5 Mins read
Nos últimos anos, houve um aumento significativo no número de mulheres à frente de negócios. De acordo com o levantamento “Empreendedorismo Feminino…
EmpreendedorismoSoluções

Estratégias de alcance: qual a diferença entre omnichannel, multichannel e crosschannel

4 Mins read
Está querendo alavancar o seu negócio e precisa de uma estratégia eficaz para vender cada vez mais? Saiba que no UOL HOST…
Empreendedorismo

Bueno Wines: a inspiradora palestra de Galvão Bueno no Fórum E-commerce Brasil 2023

3 Mins read
Galvão Bueno, o icônico locutor e apresentador esportivo, para muitos o maior do país, encerrou a programação na plenária Marketing & Vendas…