EmpreendedorismoFinançasGestão de Finanças

5 maneiras de deixar sua newsletter mais atraente

2 Mins read

‘’Assine aqui para receber nossas novidades’’. Este é um apelo que deveria fazer todo sentido para o seu cliente. Afinal, quem não quer ficar sabendo de lançamentos e promoções em primeira mão?

Na prática, o efeito muitas vezes é o contrário. As pessoas fogem dos cadastros porque não querem ter a caixa entupida por e-mails que consideram inúteis ou pouco atrativos.

Segundo uma pesquisa da Chadwick Martin Bailey, especialista em marketing digital, seis em cada dez internautas dizem que a razão para não abrir um e-mail é não acha-lo interessante o suficiente. Outros 45% dizem que recebem e-mails demais, por isso apagam muitos sem ler.

Em resumo: é preciso criatividade para que sua newsletter seja aberta, lida e aprovada – em vez de ir parar direto na lixeira.

Sem ideias? Conheça alguns exemplos interessantes que funcionam:

Converse com o leitor

Sabe aquele amigo que te manda e-mails semanais para saber como você está e aproveita para contar também sobre o que tem feito? Então, as newletters da loja virtual Enjoei têm essa cara.  

Com títulos criativos, como “toc-toc. posso entrar? :p” e simpáticas linhas, como “sim, aceito um cafezinho com um bolinho de cenoura”, as mensagens conquistam pelo tom informal e pelo bom humor.

Aposte na interatividade

“Hey, você! Sim, você mesmo que está lendo esta mensagem, poderia me fazer um favor? Me ajuda a reciclar este lixo?”. Se a newsletter da Piramidal, distribuidora de resinas termoplásticas, “falasse” seria mais ou menos isto que ela diria ao internauta.

Com a ajuda do mouse, o leitor “limpava” a imagem do e-mail, dando a ideia de que ele estava colaborando com a reciclagem.


banner_uolmn_lojavirtuol_academia

Convide o cliente a sair do computador

O site de compras coletivas Peixe Urbano enviou a sua base de cadastrados de Salvador uma newsletter um tanto diferente, com um convite inusitado. Os soteropolitanos foram convidados a comparecer em determinada data na praia de Aleluia para formar um mosaico humano. Caso a missão desse certo, descontos especiais seriam cedidos para os ingressos do Festival de Verão de Salvador. E não é que funcionou? A galera da Bahia compareceu em massa!

Incentive os cliques

Não dá para esquecer o objetivo principal da newsletter: levar o cliente até seu site para que ele finalize a compra. Para fisgar os consumidores e leva-los até sua loja virtual, a Imaginarium arrumou um jeitinho especial. A loja criou um provador virtual de óculos e disparou newsletters contando a novidade. Aí era só clicar no “experimente aqui” e se divertir.

Aguce a curiosidade do consumidor

Desperte a curiosidade do seu (potencial) cliente. Dispare teasers na newsletter, e indique o local onde ele irá encontrar a informação completa: no seu site, blog, redes sociais.

No caso da Panini, a resposta estava nas Revistas da Turma da Mônica Jovem. Quem recebeu o e-mail da editora foi instigado a ir até a banca para descobrir sobre a nova paixão que estava rolando entre a galera.

Já a Americanas.com apostou em um teaser em vídeo para anunciar a chegada da série Scarlet ao seu portfólio de DVDs. Os cadastrados receberam um e-mail com a imagem da personagem principal e um link para o trailler oficial no Youtube.

Related posts
Empreendedorismo

Planilha de fluxo de caixa: conheça suas vantagens e como utilizá-la!

5 Mins read
Você já ouviu falar na importância de ter uma planilha de fluxo de caixa?  Apesar de muitos já conhecerem, ainda existem algumas…
EmpreendedorismoGestão de Finanças

MEI vs Imposto de Renda: quando é preciso declarar?

5 Mins read
Quando o assunto é Imposto de Renda e o MEI é normal que haja dúvidas referente aos temas. Afinal, a declaração pode…
Empreendedorismo

Como contornar a alta do combustível no seu negócio?

6 Mins read
A alta do combustível é um dos temas que mais preocupam os brasileiros atualmente. Além do peso no bolso do consumidor para…