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5 maneiras de enxugar os custos da sua loja

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Lucro ou prejuízo é o resultado da diferença entre suas receitas e despesas. Portanto, não adianta ser a loja que mais vende na Via Láctea se você não tiver os custos sob controle.

Para manter um negócio próspero, é importante estar sempre atento às despesas e, sempre que houver possibilidade, eliminar os excessos e, consequentemente, maximizar o resultado final.

Mas atenção. Não caia no golpe do barato que sai caro. Corte custos somente onde eles podem ser cortados. Gastos fazem parte de qualquer negócio e são necessários para que sua empresa caminhe bem.

Dito isso, confira abaixo algumas dicas que podem ajudá-lo a enxugar os custos da sua loja.

Controle seu estoque

Um bom controle de estoque é uma das pedras angulares de uma boa operação de comércio eletrônico.

Serve para evitar dois cenários muito ruins para sua estrutura de custos: não ter em estoque um produto que já foi vendido ou ter uma quantidade enorme de produtos encalhados.

Pelas novas regras do comércio eletrônico, você precisa ter o produto vendido para pronta entrega. Se não o tiver em estoque, terá de adquiri-lo em algum lugar, e isso gera custos, além de afetar sua credibilidade.

Armazenar um produto por tempo excessivo também gera custos e pode obrigar você a vendê-lo por um preço abaixo do que gostaria, às vezes, até a preço de custo ou abaixo disso, para limpar o estoque.

Analise seus custos com frete

Os custos com frete ocupam a segunda colocação na tabela de custos de uma loja virtual, atrás apenas dos custos com os produtos. Não é de espantar, já que a regra no e-commerce é: comprou, tem de entregar.

Analisar com atenção esses custos e toda e qualquer estratégia que envolva o frete é, portanto, crucial para enxugar custos excessivos.

Fornecer frete grátis, por exemplo, é uma boa estratégia para atrair clientes, mas também aumenta seus custos, já que é você que terá de arcar com as despesas de envio da mercadoria.

Faça as contas. Veja se a estratégia de frete grátis compensa mesmo para você. Há, também, a possibilidade de oferecer essa vantagem somente em compras a partir de determinado valor. Faz mais sentido do ponto de vista dos custos e pode ser um atrativo para que o cliente compre mais um produto na sua loja para não precisar pagar o frete.


Foque na qualidade

A regra vale para todas as áreas da sua empresa e da sua loja online. Uma boa descrição de um produto no seu site, por exemplo, reduz em muito o risco de devolução, evitando, assim, custos desnecessários.

Outro exemplo: canais de atendimento eficazes e que respondam rapidamente aos clientes podem evitar problemas que gerem custos no futuro, como reclamações no Procon etc.

Também é importante escolher um bom fornecedor de serviços de entrega, que garanta que o produto chegará em bom estado no seu destino.

A qualidade na sua empresa não é só uma maneira de conquistar mais clientes, mas principalmente de conter custos.

Aumente sua produtividade e a de seus funcionários

Mantenha sua equipe motivada e produtiva. A conta é simples. Quanto mais produtiva for sua empresa e sua equipe, mais trabalho ela fará em menos tempo. Se as coisas são feitas dentro do cronograma estabelecido, o controle de custos agradece.

Trabalhos entregues fora do prazo e que precisam ser refeitos são um gerador de custos invisível, que precisam ser combatidos diariamente. Caso contrário, deixarão de ser invisíveis e surgirão no resultado final da sua empresa para assombrar você e prejudicar seus lucros.

Terceirize

Existe muito preconceito quando se fala em terceirização. Mas o raciocínio aqui é, na verdade, bem simples. Que mal há em entregar um setor do seu negócio, que não é sua atividade principal, a alguém que sabe fazer melhor e mais barato que você?

Isso vale, principalmente, para a parte burocrática do seu negócio. Todos sabemos que a legislação trabalhista e tributária no Brasil é complexa. Faz todo o sentido, portanto, contratar uma empresa para cuidar disso para você.

É impossível você estar diretamente envolvido e ter controle total de todas as atividades da sua empresa. Se fosse assim, você precisaria comprar caminhões, contratar motoristas para entregar suas mercadorias. Imagine o custo disso! Completamente inviável!

Mas cuidado. Como dissemos no primeiro parágrafo deste item, terceirizações só são vantajosas se o fornecedor é capaz de entregar o serviço a um bom preço e com boa qualidade.

Terceirizações caras demais ou que entregam produto de qualidade ruim só geram mais custos, em vez de ajudar a enxugá-los. Fique atento e saiba escolher.

Achou as dicas úteis? Que tal colocá-las em prática já para dar uma enxugada nas contas?

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