Você já deve ter se pegado, várias vezes, pensando em estratégias mirabolantes para fazer seus clientes voltar à sua loja e gastar mais, certo? Nós mesmos falamos sempre sobre elas aqui.
Mas, talvez, um pequeno detalhe, que está (literalmente) bem debaixo do seu nariz, tenha passado despercebido: a embalagem na qual você despacha seu produto para o cliente.
Sim, ela mesma. Em vez de uma caixa sem graça de papelão, usando as estratégias certas, você pode ter nas mãos uma poderosa ferramenta de marketing.
Confira algumas técnicas para fazer de suas embalagens verdadeiras ferramentas de conversão:
1) Promoções à vista
Você já deve ter visto caixas de pizza ou embalagens de pão com anúncios de outros comércios da região, não é?! É disso que estamos falando. Só que esses anúncios podem ser os seus. De promoções a frete grátis, ou até mesmo cupons de desconto que o cliente pode “recortar” e usar no seu site.
Mas atenção: o bom gosto deve ser mantido e sua identidade visual tem de permanecer como o elemento mais forte.
Outra opção é incluir um catálogo ou folheto simples (atenção ao peso final da embalagem!) dentro da caixa para apresentar outras ofertas e produtos complementares ao que o cliente acabou de comprar.
2) Vale-retorno
Sabe aquele desconto especial que você faria apenas para clientes fiéis? Faça um pequeno flyer anunciando-o para quem usar os códigos de cupom impressos e despache juntamente com os produtos comprados, dentro das caixas.
Note que você poderá ter mais respostas se o desconto puder ser adotado em qualquer produto da loja, e não apenas em produtos específicos – a menos que imprima cupons bem personalizados para quem fez a compra.
Boas fotos e um texto bem-feito (use linguagem publicitária e não esqueça da call to action) trarão muitos clientes de volta à loja para uma segunda ou terceira compra.
3) Amostras, miniaturas ou lançamentos
Todo mundo gosta de experimentar novidades. Se for de graça, melhor ainda. Inclua pequenas amostras na sua caixa. Além de um agrado, elas funcionarão como um convite para que seus clientes ampliem o leque de compras na sua loja no futuro.
4) Mimos e surpresas
Se você não tem ou não quer dar seus próprios produtos, pode enviar itens mais simples, mas igualmente caprichados − como chocolates ou desconto em algum restaurante bacana na região para ser aproveitado nos próximos dias.
É interessante que esses mimos sejam acompanhados de uma carta pessoal, assinada pelo presidente da empresa (ou alguém com função semelhante) agradecendo ao cliente pela compra e desejando que ele aproveite o produto. O segredo é ser o mais pessoal possível e evitar carimbos, textos impressos ou impessoais demais, que poderiam servir para qualquer cliente ou compra.
Uma estratégia interessante para conseguir esses mimos sem custo adicional é fazer parcerias com outras empresas (que vendam as balas ou chocolate, por exemplo), de modo que, para elas, será uma oportunidade de marketing e, para você, um jeito de agradar ao comprador e convidá-lo a retornar à loja.
5) Pedido de avaliação
Se quiser saber como seus clientes avaliam seu atendimento, entregas e produtos, esta é uma oportunidade de ouro!
Despache junto com o produto comprado uma carta convidando o cliente a avaliar os serviços da sua loja – o ideal é que seja por meio de um link com um formulário em que ele será chamado a clicar em opções predefinidas e tenha um ou dois campos no final para escrever suas impressões, se desejar. Assim você poderá tabular as informações e ainda contará com testemunhos espontâneos.
Outra ideia interessante é convidá-los apenas para avaliar o produto que compraram (não peça tudo, senão o cliente pode não responder a nada) no intuito de ajudar outros compradores.
Um fator importante – que você pode, inclusive, deixar registrado de modo bem delicado na sua carta – é que não se oferece nada em troca dessa avaliação, para que nenhum cliente se sinta impelido a dar feedback positivo por estar recebendo alguma vantagem.
Gostou das ideias acima? Que tal dar uma incrementada nas suas caixas para as próximas entregas?