Cloud ComputingProdutos UOL HostSoluçõesTecnologia

5 motivos para abandonar o Servidor Compartilhado e aderir ao Cloud Server

4 Mins read

Usar um servidor compartilhado significa que a mesma máquina será dividida entre o seu projeto e os de outros clientes

A escolha de um bom servidor é um dos pontos cruciais para o desenvolvimento do seu negócio na internet. Não importa se você tem um grande e-commerce, um site institucional ou um blog modesto, sem uma hospedagem adequada em um bom servidor seu desempenho pode estar comprometido.

A maioria dos clientes escolhe pacotes de aluguel de servidores compartilhados por serem mais baratos, mas essa nem sempre é a melhor decisão. Usar um servidor compartilhado significa que a mesma máquina será dividida entre o seu projeto e mais algumas dezenas, ou centenas, de outros clientes. Se o servidor é partilhado, os recursos também são e, algumas vezes, isso pode ser um inconveniente.

Ao dividir um servidor, pode ser que seu site acabe tendo os recursos prejudicados por outro que esteja exigindo demais da máquina. Como consequência, seu site corre o risco de ficar mais lento e vulnerável e até sair do ar, em casos mais graves.

Além disso, se o seu site crescer repentinamente ou tiver um pico de audiência, pode ser bem complicado expandir os recursos. Nesse caso, a capacidade pode acabar se esgotando e aí o  site fica fora do ar outra vez.

Se você tem um site pequeno ou um blog que utiliza como hobby, usar um servidor compartilhado, provavelmente, não será um problema. Mas, se estiver pensando em criar algo maior, aderir ao cloud server é a melhor opção.

Se você ainda não conhece, o cloud se baseia no princípio de utilizar um espaço virtual para armazenar dados, em vez de usar um espaço físico. O cloud oferece várias vantagens aos seus usuários e os faz querer abandonar o servidor compartilhado de vez! Veja quais são elas.

Elasticidade

Lembra quando dissemos que no servidor compartilhado você tem dificuldades em ampliar e customizar seus recursos, caso precise de mais capacidade para receber um grande volume de visitas? No cloud isso é muito fácil.

⇒ Leia também: Por que você deve adotar o servidor na nuvem durante a Black Friday

Uma das principais características do cloud server é a elasticidade, isso significa que em uma ocasião especial você pode pedir mais recursos, como mais memória, espaço em disco e processamento, e depois voltar à sua capacidade normal, isso sem ter de trocar de plano! Você gasta apenas o que usar.

Economia

Ter um servidor cloud também pode representar uma grande economia para o seu negócio, uma vez que os preços são acessíveis e você pode aumentar ou diminuir sua capacidade a qualquer momento, conforme a demanda.

Além disso, comparado a outros tipos de hospedagem, o cloud geralmente tem o melhor custo-benefício, já que você só paga por aquilo que usa. Dificilmente você terá acesso aos recursos que uma hospedagem cloud pode te oferecer por um preço tão acessível em um servidor compartilhado.


banner_uolmn_lojavirtuol_academia

Estabilidade

Os servidores cloud são extremamente estáveis, e você não vai ter de se preocupar com quedas de desempenho ou disponibilidade de recursos. Quando algum erro ou incapacidade é detectado na nuvem, o próprio servidor, automaticamente, coloca outra máquina para trabalhar por você, o que diminui drasticamente o risco de você ter de parar o trabalho por um problema no servidor.

⇒ Leia também: LinuX Containers (LXC): como funciona e quais são suas vantagens

Quando você tem uma hospedagem compartilhada, se houver um problema no disco rígido, por exemplo, e você não tiver um backup atualizado, corre o risco de perder dados importantes. No cloud server, o sistema é espelhado, e assim que a falha for percebida, suas informações serão salvas em outro disco.

Acessibilidade

Diferentemente de um servidor compartilhado, em que você tem pouco controle sobre o servidor e o desempenho dele, uma hospedagem cloud é muito mais acessível. Se você tiver algum conhecimento técnico em desenvolvimento, não deverá ter dificuldade em gerenciar sozinho sua hospedagem.

Segurança

Os servidores compartilhados até costumam ser seguros, mas como você está usando um espaço que está sendo dividido com um número muito grande de sites, existe, sim, o risco de algum tipo de invasão ou perda de dados.

Embora a nuvem não esteja em um lugar físico, e isso possa parecer um pouco abstrato, o cloud, por si só, já é muito seguro e você pode agregar ferramentas de criptografia, antivírus e permissões específicas de acesso. Se essas adições ocuparem muito espaço, você já sabe: é só contratar mais recursos.

⇒ Aproveite e baixe o e-book grátis: Cloud computing: como trazer sua empresa para a nuvem

Flexibilidade

Por ser altamente customizável, um cloud server é capaz de abrigar várias aplicações, como o WordPress (largamente utilizado para a criação de sites), o banco de dados SQL Server, e até diferentes sistemas operacionais, como Windows, Ubuntu e CentOs.

O UOL HOST conta com planos especiais para você migrar hoje para o cloud server e garantir transferência ilimitada de dados, o melhor custo-benefício do mercado, suporte 24 horas por dia e em português, cobrança em reais (para que você fique vulnerável à flutuação cambial) e data center localizado no Brasil. Não deixe de conhecer o melhor serviço em cloud server do país com a credibilidade UOL HOST que você já conhece!

Related posts
Soluções

4 estratégias para evitar fraudes e chargebacks no seu e-commerce

3 Mins read
Nos dias de hoje, com um número muito grande de lojas virtuais, é comum nos depararmos com histórias de golpes, fraudes e…
Soluções

Ameaças virtuais: conheça os tipos e como proteger seu site delas

6 Mins read
Você já pensou em criar um site para o seu negócio, blog pessoal ou portfólio online, mas ficou com medo de possíveis…
Soluções

Quais são as diferenças entre SEO e mídia paga?

6 Mins read
No mundo do marketing digital, duas estratégias muito importante se destacam: SEO (Search Engine Optimization) e mídia paga. É importante entender que…