5 perguntas que você deve se fazer antes de investir em redes sociais

5 perguntas que você deve se fazer antes de investir em redes sociais

Investir em redes sociais tornou-se prioridade para todas as marcas que estão antenadas às tendências de mercado. E não é para menos: uma pesquisa da Nielsen indica que 92% das pessoas confiam na recomendação de amigos na hora de decidir uma compra

 

O endosso feito pela internet, por meio de reviews e compartilhamentos, influencia 58% dos consumidores latino-americanos na hora de comprar, de acordo com o mesmo estudo. Ou seja, garantir “curtidas” nas redes é abrir caminho para vender mais. 

Mas antes de sair criando perfis a torto e a direito, é importante fazer uma análise das oportunidades e dos desafios para entender por onde começar e qual o rumo certo a seguir. 

Confira algumas perguntas que podem ajudá-lo no processo:

1 – Qual é a meta a ser atingida? 

Lewis Carrol – o lendário autor de Alice no País das Maravilhas – já dizia que qualquer caminho serve para quem não sabe aonde quer chegar. Se você inicia uma campanha de marketing pelas redes sociais sem ter um objetivo claro (e possível), provavelmente desperdiçará dinheiro e nem sequer saberá se teve ou não sucesso − já que não definiu como mediria os resultados antes de começar. 

2 – Quem vai cuidar dos canais?

Se você pretende dedicar seu próprio tempo para cuidar das redes sociais, descobrirá que esse é um exercício que traz muitos aprendizados sobre seu público e seu negócio. Mas pense bem antes de tomar essa decisão. Você terá tempo para se dedicar a essa atividade no dia a dia? Você tem o preparo necessário para exercer essa função? Talvez o melhor caminho seja delegar a tarefa a um funcionário que entenda do assunto ou a uma agência terceirizada.