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5 truques honestos para crescer sua base de e-mails cadastrados

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Qual é um dos grandes desafios que sua empresa enfrenta quando o assunto é e-mail marketing? Se a sua resposta for: aumentar a base de cadastros, fique calmo. Grande parte dos empreendedores online passa pelo mesmo sufoco.

Um levantamento realizado pela empresa de marketing Exact Target constatou que, em geral, metade de uma lista de e-mails é composta por usuários ativos, que em algum momento abrirão a mensagem ou clicarão em um link.

Soma-se a isso o fato de que o e-mail marketing é uma das ferramentas que mais gera conversão para um e-commerce e está aí a justificativa para ter uma lista bem gorda e saudável.

Mas como crescer essa base? Em primeiro lugar: nada de trapacear, mesmo porque você precisa de um público realmente interessado em suas mensagens. Confira alguns truques honestos para chegar lá:

1 – Invista nos pop-ups

Você até pode odiá-los, mas nesse caso, eles podem funcionar como importantes aliados na hora de pedir que o usuário se cadastre. Mas o truque é o seguinte: você não quer afastar o cliente que chegou pela primeira vez na sua loja e não sabe o que encontrará depois daquela caixinha.

Por isso, o melhor a fazer é optar por um plugin que apareça apenas quando a pessoa vai deixar o seu site. Assim, o usuário já conseguiu conhecer a sua loja virtual e, se quiser, poderá deixar os seus dados cadastrados na sua base de e-mails.

2 – Não use o campo “nome”

A ideia aqui é diminuir ao máximo o número de perguntas. Isso porque os visitantes não gostam de perder muito tempo em cadastros.

Portanto, em vez de dois campos, um para nome outro para e-mail, exija só o endereço eletrônico. Posteriormente você pode enviar um e-mail solicitando mais informações para personalizar melhor as mensagens.

Mas, nesse primeiro momento, quanto menos perguntas você fizer, maiores são as chances de conseguir o cadastro.


3 – Utilize QR Code

Não desvincule o mundo online do offline. Se você investe em campanhas no ambiente físico, como folders e panfletos, que tal usar o QR Code para novas assinaturas?

O recurso funciona com pequenos códigos que podem ser inseridos em materiais impressos que só são decifrados com ajuda de um leitor, que pode estar instalado em smartphones ou tablets.

Quando o consumidor tentar descobrir o conteúdo do código, com a ajuda do leitor, pode ser direcionado antes a uma landing page que solicite o seu e-mail. Depois de feito o cadastro, aí você permite o acesso.

O conteúdo pode ser uma promoção exclusiva, um desconto, ou até mesmo uma mensagem da loja. O importante é despertar a curiosidade do consumidor para que ele queria desvendar aquele código.

4 – Concursos online e brindes

Organizar um concurso ou fazer alguma ação com brindes pode ajudar a aumentar rapidamente a sua lista de contatos.

Entre os dados solicitados no cadastro para o concurso, inclua o e-mail. Mas não se esqueça de colocar, também, a opção de “desejo receber informações sobre novidades e promoções da empresa” para o cliente selecionar. Sem essa autorização, o envio de mensagens promocionais foge às boas práticas do e-mail marketing.

Outra opção é oferecer um brinde aos usuários que se inscrevem em seu site. Não precisa ser necessariamente um produto de sua loja, pode ser um e-book ou algum conteúdo exclusivo, por exemplo.

5 – Conte com as redes sociais

Crie uma aba exclusiva na sua fanpage para coletar o e-mail dos clientes. Para conseguir o cadastro, vale mais uma vez, usar a estratégia de troca. Ofereça algo exclusivo aos fãs que cadastrarem seus e-mails pelo Facebook.

Você tem mais algum truque para conseguir e-mails de cadastro? Compartilhe com a gente!

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