Aumento o valor que o cliente gasta em média na sua loja virtual
O que celular tem a ver com bicicleta? Aparentemente nada, mas essa foi a forma que a loja virtual Zane’s Cycles encontrou para aumentar seu ticket médio (o valor médio gasto por cada cliente em uma loja): dar um celular para quem comprasse uma bicicleta.
Além de fidelizar seus clientes, no primeiro ano dessa estratégia a Zane recebeu, da operadora que havia se filiado para essa ação, o montante de US$ 12.500 de comissão pela ativação dos celulares que a loja virtual deu aos clientes. Esse é apenas um exemplo de quão criativo você pode ser para aumentar seu ticket médio.
Quer aumentar o ticket médio da sua loja e engrossar o faturamento? Confira algumas dicas:
1. Ofereça produtos ou serviços complementares
Faça uma análise de suas vendas e entenda os hábitos de compra dos clientes. A partir disso, verifique o que mais pode ser oferecido no fechamento do negócio, no carrinho de compras.
Por exemplo: dá para oferecer cartucho de tinta para quem compra uma impressora ou seguro viagem para quem compra pacote turístico.
Essa estratégia incentiva o usuário a comprar mais e ainda o deixa mais satisfeito com um serviço completo.
2. Mantenha contato
A melhor base de prospects para ser trabalhada é a dos clientes atuais. O contato pode ser por email, newsletter ou mídias sociais. A estratégia é mostrar a eles o que está acontecendo em sua empresa, apresentar novidades e contar os casos de sucesso de outros clientes.
O designer gráfico Kelley Briggs, CEO da DesignWorks NY, envia uma carta pessoal a cada cliente uma vez por ano contando sobre todos os serviços e marcas com que trabalha.
Além disso, analisa quais produtos e serviços cada cliente usa e, na carta, ressalta quais, dos que ele não usa, podem ser úteis para o destinatário.
3. Crie incentivos para novas indicações
Incentive seus clientes a trazerem “amigos” para comprar com você oferecendo cupons de descontos. Além de aumentar sua base, você o incentivará a fazer novas compras na sua loja.
4. Ofereça frete grátis
Ofereça frete grátis a partir de um determinado valor de compras. Isso incentiva o cliente a gastar mais para chegar no total ideal para economizar com os custos de envio.
5. Cartões de presente são excelentes
Eles fidelizam o cliente e ainda os incentivam a gastar mais. Por exemplo, a cada R$ 50 gastos, o cliente pode ganhar um cartão de presente de R$ 5. Mas ele dificilmente encontrará algo que queira por esse valor na sua loja virtual, certo? Assim ele vai acabar “inteirando” do próprio bolso – e engordando o seu ticket médio.
6. Dê descontos progressivos por volume
Faça promoções do tipo: compre três e pague dois. Elas estimulam a compra por impulso e aumentam o valor da compra. Afinal, quem resiste a uma boa pechincha?