Frete grátis é música para os ouvidos de quem compra pela internet.
Já viu alguém reclamar por não ter que pagar por alguma coisa?
Segundo uma pesquisa feita pela consultoria ComScore, 55% dos consumidores abandonam o carrinho antes de concluir a compra porque consideram o frete caro demais.
Em contrapartida, 70% colocam produtos a mais no carrinho só para ter direito ao frete grátis.
Mas todo mundo sabe que não existe almoço grátis. No caso do frete, alguém terá que pagar por ele. Se não for o cliente, isso significa que esse alguém é você.
Para lojas de pequeno porte, não cobrar o frete do cliente pode representar uma drástica redução nas margens de lucro. Por outro lado, se ele for embutido no preço dos produtos, o aumento pode espantar os clientes.
Portanto, antes de qualquer coisa, é preciso fazer as contas. Se você consegue absorver os custos e ainda assim ser competitivo, esse é o melhor dos mundos.
Confira algumas dicas na hora de oferecer o frete grátis:
Entenda suas margens
Para definir se é possível absorver os custos do frete grátis sem prejuízos, é necessário avaliar qual a margem de lucro de cada produto.
Conheça seus produtos
O peso e as dimensões de cada produto também devem ser considerados, pois eles impactam diretamente no custo de frete. Quanto maior o produto, maior o custo a ser absorvido.
Avalie seu ticket médio
Uma estratégia comum para avaliar quando vale a pena oferecer o frete grátis é entender qual é o gasto médio dos clientes. Se for R$ 50, você pode oferecer frete grátis a partir de R$ 70, por exemplo, para tentar elevar o ticket médio da loja.
Pondere a localização dos clientes
Faça um mapeando de onde está seu maior número de clientes e qual é o frete médio para esta localidade para entender qual o custo médio de frete que você terá que absorver e definir para quais locais compensa oferecer o benefício.
É importante incluir na conta os custos da logística reversa ? ou seja, se um cliente optar por devolver um produto, quanto isso irá lhe custar?
Analise a concorrência
Acompanhe as estratégias e preços praticados pelos concorrentes para poder se manter competitivo. Lembre-se que o cliente sempre baseará sua escolha na comparação e comparar na internet é extremamente fácil.
Defina a estratégia
Determine qual é o objetivo da oferta do frete grátis para definir como ele será praticado. Se o propósito é elevar as vendas de um determinado produto ou categoria, você pode oferecer a isenção apenas para alguns itens.
Se a estratégia é atrair mais visitantes para a loja como um todo, você pode oferecer frete grátis para todos os produtos durante um dia, por exemplo.
Se a ideia é aumentar o volume de compras no carrinho do cliente, você pode oferecer frete grátis mediante a aquisição de produtos relacionados ou a partir de um valor mínimo de compras.
Se você quer fidelizar os clientes, então a estratégia é oferecer frete grátis para compras recorrentes ou fazer um programa de fidelidade, com acúmulo de pontos que podem ser trocados pela isenção de frete.
Habilite o frete grátis na sua loja
Quer fazer um teste com o frete grátis na sua Loja Virtual do UOL Meu Negócio? Então veja aqui como habilitá-lo. Já testou o frete grátis na sua loja e quer dividir a experiência? Conte aqui quais foram os resultados.