Redes Sociais

Pinterest: como usar essa ferramenta com criatividade no meu negócio?

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Você sabia que o Pinterest pode ser um importante aliado para o sucesso do seu negócio? Essa plataforma de compartilhamento de fotos funciona como uma grande revista virtual que facilita as imagens serem encontradas.

Com isso, o Pinterest atua também como uma grande fonte de tráfego para as empresas. Isso porque, ao pesquisar determinada imagem, o usuário pode ser direcionado para a loja virtual ou site profissional do seu negócio.

Então, o que é o Pinterest e como funciona? Essas e outras respostas você vai encontrar na sequência. Aproveite para conhecer ainda mais essa ferramenta que tem aumentado os acessos das empresas na internet!

O que é o Pinterest?

O Pinterest é uma rede social de buscas de imagens. Através dela, você pode seguir outros perfis, comentar nas publicações, criar pastas com as suas imagens favoritas e, principalmente, divulgar sua empresa.

Ou seja, o Pinterest é como uma grande revista virtual, onde os usuários podem ser encaminhados para seu negócio. Basta publicar imagens dos seus produtos e adicionar o link do seu site ou loja virtual.

Lançado em 2010 e atualmente com mais de 250 milhões de usuários ativos por mês em todo mundo, o Pinterest torna o Brasil um dos líderes de acessos, estando entre os 10 países que mais utilizam a plataforma.

Ou seja, além de tamanho alcance das publicações, a plataforma permite criar categorias diversas que vão facilitar seu negócio ser encontrado na internet!

Como o Pinterest pode ser útil para o meu negócio?

O ponto principal do Pinterest é o tráfego orgânico. Ou seja, divulgar sua marca sem pagar por isso. 

Ao publicar uma imagem de seu produto ou serviço, os usuários vão poder acessar seu site profissional, loja virtual, blog e outros canais do seu negócio em poucos segundos. 

Além disso, você pode criar álbuns que tragam informações sobre o seu negócio, bem como dicas e os bastidores da sua empresa.

Todas essas possibilidades aliadas com boas imagens que você mesmo for produzir, utilizando toda sua criatividade, podem ser aliadas no sucesso do seu negócio.

Então, o Pinterest oferece diferentes possibilidades para quem quer vender na internet, como:

  • Inserir preço de produtos
  • Descrições detalhadas
  • Dados do seu negócio e muito mais! 

Como criar uma conta de Pinterest para empresas?

Para ter sua empresa no Pinterest o primeiro passo é criar sua conta, de forma gratuita. Se seu objetivo é apresentar e divulgar sua marca, aproveite para criar o perfil com os dados do seu negócio. 

Quanto mais informações sua conta tiver, melhor para os usuários confiarem em seu negócio e assim acessarem seus canais de venda online, como por exemplo sua loja virtual.

Aproveite para inserir o máximo de informações!

Nessa etapa de criação de conta, o Pinterest vai querer saber quais são os seus motivos em ter uma conta para sua empresa, então aproveite para selecionar o que mais seja benéfico para seu negócio.

Com sua conta criada é hora de publicar seus Pins, que é o nome para as postagens feitas na plataforma. Que tal conhecer os conteúdos que você pode criar? Acompanhe!

Quais conteúdos minha empresa pode criar no Pinterest?

Com a conta da sua empresa já criada no Pinterest, é chegado o momento de organizar e publicar seus Pins

O que você precisa estar ciente é que essa plataforma é totalmente visual!

Por isso, produzir imagens atrativas e diferenciadas pode ser a chave do sucesso para sua empresa. Além disso, você pode transformar sua conta em uma porta de entrada para novos consumidores.

  1. Foto criativas dos produtos

Como já falado, o Pinterest é uma plataforma que apresenta diferentes imagens. É como um grande catálogo que vai entregar através de fotos os resultados pesquisados. 

Por isso, diante de tamanha quantidade de resultados encontrados no Pinterest, produzir fotos atrativas e diferenciadas pode atrair ainda mais acessos para o seu negócio. Busque referências na própria plataforma e crie o diferencial da sua marca. 

  1. Vídeos tutoriais

Com a possibilidade de publicar vídeos no Pinterest, criar pequenos vídeos sobre sua marca ou produtos pode auxiliar no acesso ao seu negócio.

Se você possui uma loja de doces, por exemplo, filmar o processo de fabricação e publicar esse vídeo no Pinterest pode atrair diferentes consumidores. Para isso, busque entregar novos materiais, com boa qualidade e que sejam atrativos aos usuários da ferramenta. Vídeos longos e com pouca qualidade acabam afastando clientes. 

Aproveite sua criatividade, mostre os bastidores de sua empresa, suas embalagens, como acontece a fabricação de seus produtos e pronto, sua empresa terá destaque no Pinterest.

  1. Vitrine virtual com preços

A função Shop do Pinterest é uma ótima pedida para quem quer facilitar no processo de venda de seus produtos ou serviços. 

Com o Pin de produtos, você pode adicionar informações, disponibilidade no estoque, onde comprar e o valor. 

É uma ótima pedida para facilitar no processo da compra. Vale lembrar que mesmo que seus produtos tenham essas informações no Pinterest, é importante direcionar para a página da sua loja virtual. 

  1. Divulgar seus materiais

Além de publicar seus produtos no Pinterest, é importante produzir novos materiais que possam movimentar suas redes sociais, por exemplo. Por isso, investir sua criatividade para criar dicas e informações sobre o seu negócio, pode ser interessante para divulgar seus materiais e atrair novos clientes.

Uma possibilidade é apresentar outros canais de venda que o seu negócio possui, bem como as diferentes formas de atendimento que você pode oferecer. 

Para se inspirar: empresas que utilizam o Pinterest

Chegou o momento de colocar a mão na massa e produzir conteúdos atrativos para o Pinterest do seu negócio.

Para isso, escolhemos algumas empresas que utilizam o Pinterest para se comunicar e atrair ainda mais acessos. Veja quais são elas!

Imaginarium

Com diferentes formas de apresentar e vender seus produtos no Pinterest, a Imaginarium pode ser uma ótima referência para o seu negócio.

Samsung

Já a Samsung, apresenta um catálogo de produtos no esquema Shop. Com informações e preços que facilitam na compra de seus clientes. 

Risqué

A Risqué apresenta no Pinterest publicações que visualmente atraem ainda mais os usuários para conhecerem suas cores de esmaltes e produtos. 

Essas são algumas marcas que podem inspirar o seu negócio no Pinterest. 

Se você quer continuar crescendo na plataforma e atraindo ainda mais acessos todos os dias, o UOL Meu Negócio preparou um material especial para você!
Saiba como usar o Pinterest em favor de sua marca, atrair clientes e movimentar suas vendas agora mesmo! Clique aqui!

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