CMSTecnologia

6 extensões para Joomla que seu site precisa ter

3 Mins read

Deixe seu site mais completo!

Você começou a construir seu site usando o Joomla como CMS (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo)? Então, provavelmente, já deu para perceber que se trata de uma plataforma bastante poderosa e robusta.

Nela é possível criar fóruns, blogs, sites institucionais e, até mesmo, uma loja virtual ou uma rede social. Não é por acaso que o Joomla representa 10% do mercado de CMS, segundo medição do site Open Source CMS. À frente dele, só aparece o WordPress, que domina 69% desse mercado.

⇒ Leia também: Joomla x WordPress: qual é o CMS ideal para você?

Lançado em 2005, o Joomla passou por diversas transformações e já possui mais de dez versões, tudo para diminuir a curva de aprendizagem do desenvolvedor. A plataforma recebeu, inclusive, o prêmio de Melhor CMS de Código Aberto, em 2011, pelo Packt Open Source Awards.

Por mais que o pacote inicial já seja suficiente para dar início a um projeto, instalar extensões do CMS é fundamental para deixar seu site ainda mais completo. Assim como os plugins no WordPress, as extensões para Joomla servem para levar mais funcionalidades e dar uma cara nova à sua página na web.

Selecionamos, abaixo, seis extensões para Joomla que o seu site precisa ter. Confira:

JCE

Se você produz bastante conteúdo e atualiza o seu site com muita frequência, a extensão JCE pode ser uma ótima opção para você. Sigla em inglês para Joomla Content Editor (ou, em bom português, Editor de Conteúdo para Joomla), o JCE facilita sua vida na hora de escrever artigos e de inserir imagens, vídeos e hiperlinks.

JSN PowerAdmin

Está com dificuldades para mexer no layout do seu site? A ferramenta JNS PowerAdmin é a sua solução. Com a funcionalidade de arrastar e soltar, você consegue personalizar e reordenar os itens do seu menu e o posicionamento dos artigos à sua maneira.

Mais do que isso, a extensão tem um sistema de busca avançado que é capaz de encontrar qualquer tipo de conteúdo do site.


banner_uolmn_lojavirtuol_academia

RSSocial!

Além do e-mail marketing, as redes sociais são um excelente canal para divulgar os novos conteúdos que você publica em seu site.

Nesse sentido, é interessante inserir ícones das principais redes sociais e permitir, ainda, que os visitantes compartilhem o seu post com um único clique. É exatamente isso que faz a extensão RSSocial! Ao todo, ela integra as 18 maiores redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram, Tumblr, LinkedIn, Google+, YouTube e por aí vai) com o seu site.

Antivirus Website Protection

Entre códigos maliciosos e vírus, nenhum site está livre de sofrer ataques e invasões. Para reforçar a segurança do seu site, instale a extensão Antivirus Website Protection.

De modo geral, essa ferramenta faz uma varredura profunda em todos os arquivos do site a fim de detectar algum código malicioso. Quando ela encontra algo suspeito, manda um alerta no painel administrativo e no e-mail.

sh404SEF

Pensando no ranqueamento do Google, instalar a extensão sh404SEF é quase uma obrigação para atrair mais tráfego orgânico. Isso porque a ferramenta trabalha com muitas práticas de SEO, como transformar a URL em uma página mais amigável aos buscadores.

Akeeba backup

Cedo ou tarde, qualquer site precisa fazer um backup regular por questão de segurança, para não ter de se preocupar com a perda de dados do site. Deixe que a extensão Akeeba backup faça esse trabalho pesado por você. A ferramenta deixa um backup local que pode ser restaurado em qualquer servidor.

Aqui vale lembrar que você deve sempre manter as extensões atualizadas, até mesmo por questão de segurança. Normalmente, além de melhorar as funcionalidades, as novas versões corrigem as vulnerabilidades.

Quanto às extensões que você não usa mais, é melhor excluí-las para deixar o seu site mais leve e rápido de carregar.

Conheça o plano de Hospedagem UOL HOST com plataforma Jommla instalada e monte já o seu site. Não se esqueça de incluir as extensões acima!

Related posts
Cloud ComputingTecnologia

Veja quais são as soluções de Cloud Computing para as suas dificuldades!

5 Mins read
Pensando em aumentar sua produtividade e ainda economizar? Nada mal para quem é empreendedor e precisa equilibrar os pratos, não é mesmo?…
Cloud ComputingProdutos UOL HostSoluçõesTecnologia

Como a computação em nuvem pode ajudar pequenas e médias empresas

4 Mins read
Você trabalha de maneira remota? Então gosta de priorizar ferramentas que tornam a rotina mais prática e segura, não é verdade? Se…
Notícias e MercadoTecnologia

Conheça as 5 tecnologias que revolucionaram o mundo dos negócios

6 Mins read
O surgimento de novas tecnologias fez com que o cenário dos negócios mudasse rapidamente, assumindo características muito diferentes das que tinha há…