Imagine a situação: uma cliente liga para o SAC de uma grande rede de varejo reclamando que está sentindo falta de receber contatos da loja com ofertas e promoções.
Pode soar estranho, já que muita gente nem abre os e-mails promocionais e desliga imediatamente ao ouvir a voz do atendente de telemarketing no outro lado da linha.
Pois bem, acontece que a cliente do Magazine Luiza estava sentindo falta da sua “amiga”, a Lu, que lhe dava ótimas dicas de compras e andava meio sumida.
Parece maluquice, mas esta história verdadeira e mostra o impacto que uma boa estratégia de comunicação pode trazer para um negócio. A personagem Lu, que está presente no blog, nas redes sociais e até nas ligações telefônicas para clientes, ajudou a quintuplicar as vendas do e-commerce.
Humanizar o processo de venda, aumentar o tráfego do seu site, manter relacionamento com seu cliente, recrutar colaboradores entre pessoas que já gostam da sua marca e tornar-se referência em determinados assuntos estão entre os benefícios de criar um bom blog para sua loja.
Para ter sucesso nesta missão, é preciso ter muito claro o tipo de visitante que se deseja atrair e investir em conteúdo de qualidade – que significa não falar apenas de si, mas focar sua atenção, principalmente, no que o seu cliente quer e precisa saber.
Para facilitar sua vida, destacamos alguns blogs corporativos que se saem muito bem nesta tarefa. Confira e siga o exemplo!
1 – Blog da Lu
A humanização é o forte neste blog, que tem como autora a personagem Lu (mesma que aparece em todo o marketing da empresa), que destaca promoções e concursos culturais, traz informações sobre lançamentos, dicas de cuidados com a casa e o corpo e muito mais.
2 – Oppa
Quem compra móveis novos para a casa procura o quê? Boas ideias de decoração, inspiração e algumas receitinhas fáceis para reunir os amigos, além de concursos e promoções. Tudo isso está no blog da Oppa, que vende móveis de design a preço acessível. O que mais chama a atenção por ali é a beleza das imagens, quesito fundamental para este público.
3 – Marcos Proença
Cliques profissionais de famosas (e outras mulheres lindas) que passam pelo salão com “antes e depois”, apresentação de produtos novos, looks de marcas bacanas, informações sobre alimentação, luxo, moda e beleza são combinados com vídeos e tutoriais do próprio salão, e até uma playlist no blog do hair stylist. O blog é conteúdo para quem se interessa por beleza e marketing para o salão.
4 – Blog Tecnisa
Trata de assuntos da rotina de quem compra um imóvel, como administração e educação financeira, decoração e organização da casa, investimentos, organização de recepções e outros. Tudo assinado por especialistas que têm seus próprios blogs e colaboram neste projeto. A estratégia garante conteúdo de qualidade, atualização constante e maior exposição para a marca.
5 – Blog Logovia
Para atrair e manter por perto designers e empresas interessadas em contratar seus serviços – os dois grandes públicos usuários da sua plataforma –, a Logovia aposta em conteúdos sobre empreendedorismo, gestão, propaganda e marketing e design.
6 – Birchbox
O cuidado pessoal e a liberdade de experimentar novidades são destaque neste blog, que reúne dicas de beleza, notas sobre o visual de celebridades, vídeos com tutoriais, apresentação de lançamentos e até os produtos favoritos da própria equipe da empresa, que oferece experimentação de produtos variados por uma mensalidade.
Inspirado? Então, mãos à obra. Crie já um blog para sua loja virtual!