6 maneiras de resgatar clientes inativos

6 maneiras de resgatar clientes inativos

Saiba como fazer com que os clientes comprem novamente em sua loja

Uma ótima forma de incrementar vendas e movimentar o caixa de uma empresa é concentrar alguns esforços em resgatar clientes inativos e antigos.

Muitas vezes, empreendedores, principalmente de pequeno porte, ficam pensando em ideias para atrair novos clientes, mas não se dão conta de que podem impulsionar o crescimento atuando de forma assertiva com pessoas que já foram clientes, que tiveram uma boa experiência com a empresa, mas que, por algum motivo, não retornaram.

Pensando em como resgatar esses clientes inativos, aqui vão 6 maneiras práticas para você aplicar no seu negócio.

1. Telefonar para as pessoas

Nada como uma boa conversa para lembrar as pessoas da existência da sua empresa. Nos casos de pequenas e microempresas, é uma ótima maneira de resgatar clientes. Normalmente, pequenos empreendedores atendem muito bem os seus clientes, fazendo com que eles tenham uma boa experiência. Uma ligação assim é muito diferente de um telefone de empresas de telemarketing, por exemplo. Fará o cliente lembrar que teve uma boa experiência e pode ter como resultado a recompra.

2. E-mail marketing

O E-mail marketing é uma ferramenta muito poderosa de marketing digital. Com diversas opções gratuitas no mercado, de fácil utilização e interface simples, o empreendedor é capaz de criar campanhas de marketing voltadas para determinado público-alvo, neste caso, clientes antigos e inativos.

3. Promoções

Promoções serão sempre bem-vindas. E promoções segmentadas para os clientes antigos e inativos são uma excelente forma de reconquistar as pessoas. As estratégias devem ser no sentido de fazer com que os clientes se sintam especiais, como: “Para você, que é nosso cliente antigo, volte à nossa loja e ganhe 20% de desconto!” Assim, o cliente se sente lembrado e tem um grande motivo para retornar.

4. Eventos

Encontros presenciais são ótimos para reunir um número maior de clientes ao mesmo tempo, aumentando as chances de vendas durante o evento. Coquetéis, lançamento de produtos, comemorações e datas festivas são boas razões para resgatar clientes antigos, inativos, além dos atuais e possivelmente novos clientes.

5. Redes Sociais

As redes sociais são importantíssimas para o sucesso de um negócio, especialmente em pequenos negócios. Muitas vezes, empreendedores deixam de lado as redes sociais e perdem muito em relacionamento com os clientes. Com as redes sociais bem administradas, o cliente antigo ou inativo será lembrado sem muito esforço, pois em algum momento vai aparecer algo sobre a empresa no perfil dele, despertando, assim, o interesse de recompra ou o desejo de adquirir novos serviços ou produtos. 

6. Atendimento

Esta é a mais importante das dicas. O bom atendimento ao cliente é o principal fator de sucesso da maioria das empresas. Com ele, a tendência de clientes se tornarem inativos é muito menor, pois as pessoas sempre voltam e indicam para outras. O melhor investimento que um empreendedor pode fazer é em atendimento, porque é essa a condição para o cliente decidir se volta ou não.