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6 novidades nas redes sociais que podem agitar seu negócio

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Veja o que está rolando de novo nas principais redes sociais

Em 2016, novos recursos foram adicionados às redes sociais, e outros tantos devem estar disponíveis para os usuários no decorrer deste ano. Nenhum deles foi implantado por acaso, Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn… todas as redes estão preocupadas em manter as pessoas engajadas e felizes.

Mas não é só isso. Elas também estão empenhadas em criar um ambiente ainda mais completo e atraente para o tipo de usuário que paga suas contas: os anunciantes. Sabendo que boa parte dessa parcela de usuários é composta de  contas empresariais, muitas plataformas têm apostado em funcionalidades voltadas para os negócios.

⇒ Leia também: Estratégias para criar (bons) conteúdos para blog e redes sociais de sua empresa

Veja quais são as novidades das redes sociais que podem ser aproveitadas por sua empresa:

Stories ao vivo – Instagram

Quando o Instagram criou o stories, recurso que permite a gravação de vídeos de até 10 segundos e postagem de fotos temporárias, que somem depois de 24 horas, muita gente torceu o nariz porque a função é muito semelhante à dinâmica do Snapchat.

No entanto, até pela facilidade de ter dois tipos de publicação em um mesmo app, o stories cresceu, e muito. Segundo o Instagram, apenas nos cinco primeiros meses de vida, o stories já tinha 150 milhões de usuários por dia, marca que o igualou ao Snapchat, seu concorrente direto nesse sentido.

Recentemente, uma nova função foi acrescentada ao stories: as transmissões ao vivo. Como as lives têm sido bem-aceitas no Facebook, é natural que o Instagram também agregue o recurso à sua plataforma.

O stories ao vivo já está disponível para a maioria dos usuários, sejam perfis organizacionais ou não. A transmissão ao vivo é interessante para empresas que têm a prática de disseminar conteúdo como estratégia e para aquelas que desejam criar maior identificação com o usuário.

Um e-commerce de beleza pode usar o stories ao vivo para tutoriais rápidos de make, por exemplo, ou para mostrar o backstage do negócio, como forma de aproximar o consumidor da marca.

Anúncios no stories – Instagram

Outra função que deve ser agregada ao stories são os anúncios. A intenção é de que haja pequenos anúncios entre as histórias temporárias. Essas publicidades poderão ser direcionadas a públicos interessantes para a marca, de forma que apenas pessoas com perfil consumidor visualizem os anúncios.

⇒ Leia também: Guia rápido para você criar seus anúncios no Instagram

Depois de publicados e veiculados, também será possível conferir as estatísticas de desempenho, que devem registrar quantas pessoas viram a publicidade, por quanto tempo o anúncio foi veiculado e qual foi o retorno. Essa novidade ainda não está disponível, mas deve chegar em breve aos usuários.

Publicações mais focadas – Facebook

Facebook também faz algumas mudanças, de tempos em tempos, e planeja diversas inovações. Para ajudar os administradores de páginas a criar publicações e conteúdos mais direcionados à conversão, a página acrescentou um display com tipos de post que podem ser feitos de acordo com o objetivo pretendido.

Logo abaixo da caixa de texto, onde os posts são escritos, é possível encontrar ícones com atalhos para “compartilhar uma foto ou vídeo”, “fazer as pessoas saber mais”, “anuncie o seu negócio”, “receber ligações telefônicas”, “receber mensagens”, “criar um evento”, “criar uma oferta”, “escrever uma nota” e “iniciar um vídeo ao vivo”.

A opção “receber ligações telefônicas”, por exemplo, cria um anúncio de página no qual é incluído um botão “ligue agora”, que disca diretamente para o telefone da sua empresa.

Live áudio – Facebook

No fim do ano passado, o Facebook anunciou que está preparando um recurso de lives de áudio. Segundo a rede, “às vezes, os produtores de conteúdo querem contar uma história com palavras, e não com vídeos”, principalmente considerando que o áudio permite que o usuário faça outras atividades enquanto escuta o que está sendo dito.

As empresas podem usar as transmissões de vídeo como uma forma de ter mais um canal de comunicação com o público, seja para fazer entrevistas, podcasts, cobrir eventos e tirar dúvidas dos consumidores ao vivo.

⇒ Leia também: O que é um dark post no Facebook e como criar um

O recurso ainda não está disponível para a maioria das fanpages e está sendo testado desde dezembro por grandes marcas, como o BBC World Service e a Harper Collins.

Nova dinâmica de mensagens – LinkedIn

rede social corporativa, com mais de 500 milhões de usuários, fez algumas mudanças de layout, buscando deixar o site mais limpo e com menos informações, com a intenção de tornar a navegação mais clara e simples.

Apesar das várias mudanças, uma das mais significativas foi a alteração na forma pela qual é possível enviar e receber mensagens. Antes, o processo era mais parecido com mandar um e-mail, já agora, falar com alguém do LinkedIn se parece mais com enviar uma mensagem em qualquer outra rede social.

O “inbox” do LinkedIn também vai dar algumas sugestões de frases interessantes para “puxar assunto” ou interagir com alguém que pode ser de potencial interesse, uma espécie de chatbot.

Vídeos ao vivo  – Twitter

Twitter também está aderindo à moda dos vídeos ao vivo, ou lives. Para criar uma transmissão é preciso usar o app para dispositivos móveis. Como qualquer conteúdo, as lives aparecem na timeline dos seguidores e poderão ser comentadas, favoritadas, marcadas e retuitadas.

A nova função deve substituir o Periscope, aplicativo de streaming de vídeos lançado pelo Twitter que ganhou rápida adesão quando foi lançado, mas acabou perdendo a popularidade nos últimos meses. .

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