Gestão de estoquePresença digitalProdutos UOL Meu NegócioSoluçõesTudo para sua Loja Virtual

6 passos para organizar o estoque de sua loja

2 Mins read

Estoque organizado é economia no final do mês!

Todo fim de ano, é hora de pôr ordem na casa, abrir espaço para novas coleções, livrar-se dos produtos encalhados, organizar-se para prevenir problemas com entregas e evitar reclamações para o ano seguinte.

Afinal, não há nada mais frustrante para um cliente que concluir a compra de um produto e descobrir que não vai recebê-lo por pura falta de organização do vendedor, que não tinha o item na prateleira. Pega muito mal e dá muita dor de cabeça.

Então, sem preguiça: mergulhe no estoque e deixe tudo arrumadinho para vender mais e melhor no ano que vem.

Queima de estoque
Antes de pensar no novo, vamos analisar o velho. Ainda tem muito produto em seu estoque físico? São produtos que tiveram pouca saída durante o ano? Então, é hora de fazer um bota-fora!

Aproveite as datas especiais de fim de ano, como o Boxing Day (dia seguinte ao Natal), para fazer uma megaliquidação. Perdeu o timing, e elas já passaram? Não tem problema, faça sua própria liquidação, mas não se esqueça de divulgá-la!

Balanço
Antes de estocar novos produtos, é necessário avaliar no que investir. Por exemplo, quanto a esses produtos que encalharam, vale pensar na diminuição de quantidade. E os mais vendidos? Aumente. É simples, é só usar o conceito da oferta e demanda. Mas, para isso, é preciso ter os dados de 2017 levantados e analisados.

Invista nas tendências
Este ano tem Copa do Mundo, um evento que pode influenciar nas vendas, dependendo do mercado em que você atua. Lojas de artigos esportivos e eletrônicos (todo mundo quer uma bela TV para assistir aos jogos), por exemplo, devem ficar de olho nas oportunidades. Quem vende pacotes turísticos também tem de estar com as promoções prontas na manga.

Quem trabalha com moda já sabe como funciona: o segredo para acertar nas vendas é ficar de olho nas cores e nos estilos da estação. Faça essa lição de casa e tente antecipar, ao máximo, o que vem por aí.

Lembre-se do conceito da cauda longa

A teoria da cauda longa, popularizada por Chris Anderson, defende que a tendência do consumidor é, cada vez mais, buscar produtos específicos e personalizados para sua necessidade.

Ou seja, as empresas que querem ter sucesso devem investir em públicos-alvo específicos, com um portfólio focado, em vez de tentar vender tudo para todo mundo. Lembre-se dessa teoria na hora de abastecer seu estoque.


Faça divisões para uma melhor organização
Um estoque bagunçado dificulta não só embalar e despachar como também o controle e a visualização. Crie algumas divisões para os produtos, como segmentos, cores, tamanhos e fragilidade. O agrupamento otimiza tempo e recursos.

O controle rígido é fundamental
De nada vai adiantar deixar tudo limpo, organizado e com mix e quantidades adequadas de produtos se você não sabe exatamente o que entra e sai do seu estoque.

Você pode fazer o controle em planilhas no computador, no papel e caneta ou contar com a ajuda de softwares que fazem esse tipo de trabalho. A última opção é mais simples, e não é tão caro quanto você imagina!

E então, vamos colocar esse estoque em ordem nesse novo ano? Só depende de você! Mãos à obra!

Related posts
Soluções

O e-mail profissional como ferramenta de networking eficaz

4 Mins read
Imagine um mundo onde cada e-mail que você envia é uma oportunidade para construir conexões significativas e impulsionar sua carreira. Esse é…
Soluções

Como construir uma lista de e-mail marketing qualificada para o seu negócio

4 Mins read
Você já deve ter se perguntado como algumas marcas conseguem enviar e-mails que parecem feitos sob medida para seus leads, não é…
Soluções

4 estratégias para evitar fraudes e chargebacks no seu e-commerce

3 Mins read
Nos dias de hoje, com um número muito grande de lojas virtuais, é comum nos depararmos com histórias de golpes, fraudes e…