Impostos e leisPresença digitalProdutos UOL Meu NegócioSoluçõesTudo para sua Loja Virtual

7 cuidados jurídicos para proteger sua loja virtual

2 Mins read

Entenda o que você precisa se preocupar em seu e-commerce

Enfrentar problemas com a lei é a última coisa que você vai querer se tem uma loja virtual. Isso porque a velha máxima o consumidor tem sempre razão? também vale nos tribunais.

Para evitar problemas com seu cliente, é imprescindível que você saiba quais os seus direitos e deveres como empreendedor digital:

1. Emita Nota Fiscal

Lembre-se que recibo não tem valor jurídico. Ao emitir Nota Fiscal, você mostra que sua loja virtual é idônea. Recolha também todos os impostos (principalmente ICMS  imposto sobre circulação de mercadorias) que envolvem a operação de venda.

2. Exponha as regras do jogo

Isso inclui as regras para a entrega, trocas, devoluções e garantias. Políticas claras minimizam os riscos de problemas no futuro. Pelas novas regras do e-commerce, em vigor desde maio, você deve oferecer uma cópia do contrato ao cliente antes de concluir a venda,

3. Faça descrições detalhadas

Todas as informações importantes sobre o produto ou serviço vendido devem estar descritas para que o índice de reclamações ou devoluções sejam os menores possíveis. O internauta tem que ter a exata noção daquilo que está prestes a adquirir.

4. Informe no site o CNPJ ou o CPF do responsável

A exigência também faz parte das novas normas do comércio eletrônico ? não cumpri-la pode culminar em multa. É recomendável usar o CNPJ, porque incide menos impostos e, em caso processo, há  proteção patrimonial dos sócios?, alerta o advogado Thomas Becker Pfeferman, da Pfeferman, Choaib Jr & Nabarro Advogados.


5. Contrate funcionários pela CLT

Essa é a melhor forma para evitar possíveis processos trabalhistas. Lembre-se que uma única ação deste tipo pode abalar o seu caixa e tirar o negócio de funcionamento.

6. Mantenha canais de comunicação eficazes

Disponibilize e-mail, telefone, formulário, chat enfim, todos os canais possíveis para que o cliente possa falar com você. Além de ser uma obrigação, é uma garantia de consumidores mais felizes.

7. Dados Seguros

Enfatize que seu e-commerce não compartilha os dados dos consumidores, sejam as informações cadastrais ou do cartão de crédito. Também é importante contratar serviços que ofereçam criptografia dos dados e meios de pagamentos seguros ? se você é cliente da Loja Virtual do UOL Meu Negócio, já está protegido pelo PagSeguro, que já vem integrado ao seu e-commerce.

Tudo em ordem no seu departamento jurídico? Faça um check list e veja se não há nenhuma brecha. Evite dores de cabeça e prejuízos no bolso

Related posts
Soluções

Cyber Monday: o que é e como aproveitar a data no seu negócio

4 Mins read
A Cyber Monday, conhecida como a “segunda-feira cibernética”, se tornou uma das datas mais esperadas do calendário do varejo online. Ocorrendo na…
Soluções

5 estratégias de sustentabilidade digital para pequenas empresas

4 Mins read
A sustentabilidade digital está se tornando um dos pilares mais importantes para empresas que buscam alinhar suas operações a práticas mais responsáveis,…
Soluções

7 dicas de como melhorar o atendimento ao cliente

3 Mins read
No mundo competitivo de hoje, o atendimento ao cliente pode ser o grande diferencial entre conquistar ou perder um cliente. Com tantas…