7 erros comuns ao criar um site de fotógrafo

7 erros comuns ao criar um site de fotógrafo

Acerte quando for criar seu site e divulgue seu trabalho hoje mesmo!

Se você quer se tornar um fotógrafo profissional, provavelmente, já sabe que precisa ter um site para ser mais facilmente encontrado pelos clientes e ganhar credibilidade com o público.

Existem alguns erros nos sites de fotógrafos que podem minar suas estratégias e, para que você não sofra com isso, vamos revelar sete dos mais comuns. Veja quais são eles a seguir.

>> Aproveite para ler, também, 5 itens que não podem faltar em um site de fotografia.

Deixar de integrar o site com o marketing

O seu site pode fazer parte das suas estratégias de marketing, mas é preciso que você faça essa integração e saiba usar o site nesse sentido.

Quando alguém acessa o seu site é porque, muito provavelmente, está interessado em serviços de fotografia. Se você tiver algum tipo de ferramenta de marketing para capturar um contato dele, como uma inscrição para sua newsletter ou a possibilidade de baixar um e-book cadastrando o seu e-mail, poderá começar um relacionamento que levará a conversão. Mas sem nenhum desses instrumentos ele pode entrar e sair do seu site sem que você tenha a oportunidade de conhecê-lo melhor e enviar uma proposta.

Criando o seu site com o UOL Meu Negócio você pode, por exemplo, criar cupons de desconto, integrar o site com o Facebook e o Twitter e ainda analisar estatísticas de acesso que vão te fornecer informações preciosas sobre seus visitantes e que podem ser utilizadas para otimizar suas campanhas.

>> Quer saber mais sobre marketing? Veja aqui como divulgar suas fotos.

Ter um layout muito chamativo

O foco dos sites de fotografias, claramente, são as fotos. Afinal, são elas que devem impressionar os visitantes e mostrar a eles o quanto seu trabalho é excepcional. No entanto, se você escolhe ter um layout muito chamativo, colorido e com diversos elementos, pode acabar desviando a atenção deles das suas fotos.

Além de criar um visual moderno e elegante, dar prioridade a fundos monocromáticos, layouts com cores sóbrias e poucos elementos visuais pode ser o ideal para quem quer que as suas fotos ganhem maior destaque.

>> Leia, também, 6 dicas para criar um site de fotografia.

Não se apresentar adequadamente

Muitas vezes, o primeiro contato de um novo cliente será por meio do seu site, então é importantíssimo que você se apresente adequadamente. Muitos fotógrafos se esquecem disso e colocam pouquíssimas ou até mesmo nenhuma informação sobre a sua carreira, áreas de atuação e serviços que oferecem.

Essa falta de informações pode deixar o consumidor confuso, fazer com que ele dê preferência a outro fotógrafo e simplesmente desista de pedir um orçamento para você.

>> Ainda está em dúvida sobre qual área da fotografia seguir? Conheça algumas das principais!

Não ter um portfólio organizado

É verdade que a maioria dos sites de fotógrafo tem um portfólio, mas muitos estão desorganizados e desatualizados, e isso faz com que esse recurso tão importante perca o seu poder.

Se você mistura fotos de ensaios, de eventos e imagens de produtos, fica complicado para os visitantes entenderem exatamente o que você faz e como cada tipo de serviço é diferente. Por isso, o ideal é que você divida o seu portfólio em categorias, de forma a facilitar a busca, e atualize-o periodicamente. 

>> Veja, aqui, o que é um portfólio e por que ele é tão importante.  

Ter muitas informações

Embora seja fundamental informar ao consumidor seu perfil profissional, área de atuação, tipo de fotografia e serviços oferecidos, você também não pode se permitir distender muito.

Fazer páginas com textos muito longos pode fazer o visitante se cansar de você antes mesmo de pedir um orçamento. É por isso que é muito importante ser direto, claro e objetivo.

>> Leia, também, Porque o UOL Meu Negócio é a melhor plataforma para você criar seu site.

Não se preocupar com um layout responsivo

Ter um layout responsivo permite que seu site, e todo o conteúdo que está lá, se adapte a diversos tamanhos de tela, incluindo smartphones e tablets.

Considerando que muitas pessoas utilizam seus celulares para navegar na internet, e que não ter um layout responsivo dificulta sua navegação, não priorizar esse ponto pode afastar futuros clientes do seu site. Isso sem contar que sem um layout responsivo, suas fotos podem acabar ficando distorcidas e a qualidade prejudicada e, com certeza, não é isso o que você quer!

Com o UOL Meu Negócio seu site terá um layout moderno, editável e responsivo, então, você não vai ter de se preocupar com isso!

Não facilitar os pedidos de orçamento

Navegando por algumas páginas de fotógrafos, é difícil encontrar onde é possível entrar em contato para pedir um orçamento. Esse é um erro gravíssimo que você não deve cometer de jeito nenhum!

>> Baixe grátis o seu modelo de orçamento!

Deixe a página de contato e orçamentos bem visível, preferencialmente no topo do site. Crie um formulário detalhado para que você possa responder com um orçamento bem personalizado e próximo do que o cliente procura. 

Agora que você já conhece os principais erros cometidos pelos fotógrafos na hora de criar seus sites, que tal começar acertando na escolha do criador de sites? Escolha o UOL Meu Negócio e monte seu site de forma simples, rápida e profissional!