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7 ferramentas de usabilidade que vão ajudar a aumentar sua taxa de conversão

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Com a ajuda delas, você pode aumentar suas visitas e otimizar os resultados

Na hora de construir um site, você, provavelmente, preocupou-se com as cores, com o conteúdo, com o local onde o seu logo estaria, quais as imagens que apareceriam no seu banner e outros vários elementos que são muito importantes, considerando o aspecto visual. Mas nem sempre damos a devida atenção a algo que faz toda a diferença em um site e pode determinar o seu fracasso ou sucesso: a usabilidade.

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Chamamos de usabilidade o fator responsável por definir o quão fácil é navegar em um site até que você chegue à página ou ao resultado que queria. Fica mais fácil entender esse contexto quando visualizamos um exemplo.

Imagine que você entre em uma loja virtual à procura de uma poltrona, e a página inicial está lotada de informações, banners e pop ups que atrapalham a visualização. O menu tem várias páginas, localização, história da empresa, política de troca… mas, afinal, onde estão os produtos?

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Você pesquisa, pula de página para página e demora um tempão para, finalmente, encontrar a poltrona. Só que faltam informações do produto, você não acha o botão para comprar nem localiza os contatos para tirar suas dúvidas!

Esse é um exemplo clássico de um site com uma péssima usabilidade, que atrapalha e atrasa o consumidor, e que, provavelmente, por consequência, realiza poucas vendas.

⇒ Leia também: 4 Cases de sucesso de UX Design para inspirar seu e-commerce

É por isso que é tão importante pensar na usabilidade e ter em mente que ela deve ser prioridade, inclusive, em relação ao design do seu site.

Mas como você pode assegurar que seu site tem uma boa usabilidade? Uma das dicas é utilizar algumas ferramentas que possam analisar e te dar insights importantes para otimizá-lo. Veja alguns exemplos:

Silverback

Exclusivo para usuário Mac, o Silverback é uma ferramenta que analisa o comportamento dos usuários. É possível gravar a tela dos visitantes, visualizar suas expressões e ouvir o que eles dizem enquanto navegam no seu site, o que pode auxiliar bastante na compreensão do quão bem ele está funcionando e atendendo às expectativas e necessidades dos usuários.

WebsiteOptimization.com

Este instrumento online permite que você obtenha um relatório sobre um ponto importante de um site com boa usabilidade: o tempo de carregamento das páginas.

Digitando seu site na barra de busca, o WebsiteOptimization.com informa quão pesadas estão as suas páginas, especificando, inclusive, o quanto cada imagem, objetivo e elementos de CSS, HTML e Javascript está deixando seu site lento. Além do relatório, a ferramenta dá algumas dicas de como corrigir defeitos e deixar seu site mais rápido.


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Five Second Test

Dizem que a primeira impressão é a que fica, e essa ferramenta levou isso bem a sério. A diferença é que aqui o que é considerado são as primeiras cinco impressões. O Five Second Test permite que você faça o upload de páginas de sites, lojas virtuais, blogs e até outros materiais, como logotipos e peças de publicidade, e descubra quais são as primeiras cinco impressões que seu upload gera.

Visual Web Optimizer

Está em dúvida sobre qual a melhor posição para um menu? Ou então qual a cor adequada para o botão de comprar? Pequenos detalhes como esses têm o poder de ajudar ou atrapalhar muito a usabilidade e prejudicar a conversão.

O Visual Web Optimizer é a ferramenta que permite fazer Testes A/B, ou seja, apresentar a uma comunidade de usuários duas versões de um mesmo elemento e descobrir qual é o preferido do público.

⇒ Leia também: 7 testes A/B que você deve aplicar na sua loja virtual

Click Heat

O Click Heat ajuda você a descobrir quais são as zonas de calor do seu site, isto é, onde se concentra o maior volume de cliques, mostrando quais são os links, fotos, abas de menu e banners que mais interessam ao consumidor, a ponto de ele clicar.

A ferramenta deve ser baixada e instalada no seu computador e gera relatórios precisos, inclusive mostrando o trajeto do mouse antes e depois do clique. 

UserTesting.com

Rápida e barata, essa plataforma oferece ao usuário a possibilidade de ter um relatório completo de alguém que navegou no seu site. Você poderá ter acesso a vídeo com comentário e reações, além de um documento escrito, que deve revelar o quão fácil é navegar no seu site.

A estimativa de entrega é de cerca de uma hora, o que significa ter resultados bem rápidos. O UserTesting.com pode ser usado para verificar aplicativos mobile e outros tipos de protótipo.

Google Analytics

Como é uma plataforma que promove suporte completo, o Google Analytics não poderia deixar de aparecer nesta lista. Relacionando o seu site ao sistema do Analytics, você será capaz de analisar estatísticas que denunciam a usabilidade, como qual é o fluxo de navegação de página para página, o volume de visitantes frequentes e em quais páginas os usuários desistem do seu site.

⇒ Leia também: 4 motivos para utilizar o Google Analytics em seu blog

A ferramenta é gratuita e é necessário gerar um código do Analytics e inseri-lo na programação do site. Se você usa um CMS pode utilizar um plugin para facilitar este trabalho. Senão, converse com seu desenvolvedor e peça que ele integre o Google Analytcis ao site.

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