EmpreendedorismoGestãoGestão de Finanças

7 ferramentas gratuitas que ajudam a administrar sua loja virtual

3 Mins read

Você já tentou soltar um parafuso sem uma chave de fenda? Insistindo muito, talvez você até consiga. Mas tudo fica bem fácil com a ferramenta certa, não é?

A mesma lógica vale para o mundo dos negócios. Na hora de administrar sua loja virtual, há uma série de recursos que podem facilitar o dia a dia e ajuda-lo a economizar tempo. Quer saber da melhor parte? Em muitos casos, você não precisa pagar nada por eles.

Garimpamos algumas opções de soluções úteis e gratuitas que você pode testar à vontade. Mãos ao mouse!

Skype

A ferramenta que permite conversar entre computadores sem pagar nada não é exatamente novidade. Mas você sabia que você pode usar o programa como um dos canais de atendimento da sua loja? Basta compartilhar seus contatos com os compradores. Além de diversificar seus canais de atendimento, você economiza nos custos com telefonia.

Evernote

Já pensou como facilitaria a sua vida ter um assistente que lembrasse de todas as tarefas e prazos para que você pudesse se preocupar com o que mais importa? O Evernote pode ajudar a resolver esse problema.

O aplicativo armazena qualquer coisa que você quiser online e, no dia e horário que você determinou, faz o lembrete por e-mail, mensagem no celular ou computador, via texto, voz ou, até, fotos. E tudo sem cobrar um centavo. Acabaram as desculpas por ter esquecido o vencimento daquela conta, hein?

Chimpadeedoo

Não é sempre que você está ao lado do seu computador para anotar o e-mail de um cliente que pediu mais informações sobre o seu produto. É nessa hora que o Chimpadeedoo pode ajudar.

O aplicativo para celular registra quantos endereços eletrônicos que você quiser e trabalha online ou offline. Você só precisa de uma conta gratuita no Mailchimp para, na próxima vez que você se conectar, baixar os endereços para a sua conta na nuvem.

Aliás, o Mailchimp é uma boa opção de ferramenta para envio de newsletters. É gratuito para quem tem até 2 mil endereços e manda até 12 mil e-mails por mês.


ClickHeat

Qual área ou página do meu site é mais quente? No que os clientes estão mais de olho? O ClickHeat pode ajudar a responder isso. Ao gerar um mapa “de calor”, ele indica o que está chamando a atenção dos internautas que visitam sua loja virtual.

Vale lembrar que a instalação do ClickHeat não é tão simples. Ele é indicado para quem já tem alguma experiência com internet (há vários tutoriais na rede para a sua instalação) ou quem conta com um amigo (ou técnico) que possa auxiliar no processo.

Verificador Multi-Rank Mestre SEO

O santo graal de quem vende pela internet é ter a sua loja virtual aparecendo nas primeiras páginas dos buscadores.

O Verificador Multi-Rank Mestre SEO ajudar a medir o desempenho da sua loja. É só colocar o endereço do site e o Multi-Rank vai dar uma nota de 0 a 10. Funciona como na época do colégio: quanto mais alto, melhor você é ‘visto’ pelo buscador. Compensa estar entre os primeiros da sala.

Google Analytics

Pouco adianta ter uma loja virtual bonita e funcional se você não tem ideia de como os clientes estão usando ela. O Google Analytics é uma boa opção, gratuita, para dar respostas sobre isso.

É só instalar a ferramenta no seu site para ter acesso a dados como: quantidade de acesso, tempo médio de visita, links mais clicados, os caminhos que os clientes fizeram antes de chegar na sua loja, quais são as páginas de entrada mais comuns, entre muitos outros. O uso de gráficos facilita a visualização.

SurveyMonkey

Na dúvida sobre que produtos oferecer na sua loja? Quer saber que forma de pagamento é mais interessante para o cliente? Pergunte a ele!

O SurveyMonkey, ferramenta gratuita para criação de questionários online, permite que você descubra o que pode melhorar (ou o que está indo bem) na sua loja. As informações dadas diretamente pelos clientes podem ajudar a ter uma administração com resultados mais diretos. O programa também tem versão paga, com opções mais avançadas.

E para você, quais são as ferramentas que não podem faltar no seu dia a dia?

Related posts
Empreendedorismo

O empreendedorismo feminino no mercado atual

5 Mins read
Nos últimos anos, houve um aumento significativo no número de mulheres à frente de negócios. De acordo com o levantamento “Empreendedorismo Feminino…
EmpreendedorismoSoluções

Estratégias de alcance: qual a diferença entre omnichannel, multichannel e crosschannel

4 Mins read
Está querendo alavancar o seu negócio e precisa de uma estratégia eficaz para vender cada vez mais? Saiba que no UOL HOST…
Empreendedorismo

Bueno Wines: a inspiradora palestra de Galvão Bueno no Fórum E-commerce Brasil 2023

3 Mins read
Galvão Bueno, o icônico locutor e apresentador esportivo, para muitos o maior do país, encerrou a programação na plenária Marketing & Vendas…