Invista já na sua própria empresa!
Se montar seu próprio negócio está na sua lista de resoluções do Ano Novo, agora é a hora. E o jeito mais simples e rápido de concretizar esse sonho pode ser investindo em uma loja virtual.
Tanto na instalação, quanto na manutenção, montar uma loja virtual é infinitamente menos custoso do que uma física”, analisa Márcio Iavelberg, presidente da consultoria empresarial Blue Numbers.
Criar um site e cadastrar os produtos é simples. Basta escolher uma boa ferramenta, com sistema de pagamento integrado, e começar a vender.
É claro há muito trabalho a ser feito nos bastidores – incluindo um bom planejamento do estoque e da logística de entrega. “Antes de começar a operar, é importante fazer parcerias com fornecedores e transportadores e conhecer os serviços dos Correios”, diz Iavelberg.
Mas quem se emprenha nesta lição de casa tem boas perspectivas pela frente.
Em 2016, o Brasil chegou à marca de 48 milhões de consumidores online, segundo a consultoria e-bit. Um universo de potenciais clientes para seus produtos ou serviços.
Se interessou? Então, confira alguns nichos de mercado que você pode explorar no mundo online.
Loja virtual de roupas
A categoria de Moda e Acessórios está sempre entre as primeiras categorias no ranking dos itens mais vendidos do comércio eletrônico. Tem talento para criar novos looks ou já faz sucesso com uma loja de rua? Então, não perca tempo e ganhe muitos novos clientes na internet.
Existem alguns segredos para se dar bem nesse nicho. Por exemplo, como é impossível experimentar as roupas, é importante que você capriche na descrição dos produtos. Tamanho, cor, marca, tipo de tecido são informações que não podem faltar.
Aposte, também, em boas fotos, que possam ser ampliadas para ajudar o consumidor a visualizar os detalhes e ficar mais seguro para comprar. Mesmo assim, é importante ter um sistema de devolução e troca eficiente.
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Loja virtual de sapatos
De acordo com uma pesquisa encomendada pela Associação Brasileira dos Lojistas de Artefatos e Calçados (Ablac) e da Associação Brasileira das Industrias de Calçados (Abicalçados) 77% dos lares compraram pelo menos um par de sapatos em 2015. Para atender esses consumidores, siga a mesma lógica das lojas de roupas, ou seja, forneça informações ricas em detalhes e imagens vendedoras dos produtos.
Criar editorias de moda e alimentar um blog sobre o assunto também podem ser boas estratégias para atrair tráfego, incentivar os clientes a comprarem e ainda se tornar referência no assunto.
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Loja virtual de games
Engana-se quem acha que videogame é brincadeira de criança. Segundo dados da Associação Brasileira de Desenvolvedores de Games (Abragames), 61 milhões de brasileiros jogam games online e eletrônicos.
Sem dúvida, um mercado e tanto. Mas para entrar nesse nicho, você tem que entender do assunto. Os gamers são exigentes, bem informados e estão sempre atrás dos lançamentos mais quentes. Por isso, é legal criar um blog ou fórum dentro do site para discutir as novidades do mercado.
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Loja virtual de eletrônicos
Notebooks e tablets estão sempre entre os itens mais vendidos do comércio eletrônico. Como você vai lidar com itens mais caros, é fundamental conquistar a confiança do consumidor com espaço para depoimentos e reviews. Também é fundamental mostrar que sua loja é segura.
Quem é ligado em tecnologia também adora ficar bem informado. Portanto, invista em uma newsletter caprichada, com as últimas novidades do mercado e das suas prateleiras virtuais.
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Mercado de casamento
O setor de fornecimento de produtos e serviços para festas fatura anualmente 14 bilhões de reais, de acordo com a Abrafesta (Associação Brasileira de Eventos Sociais).
Oferecer produtos e serviços online é uma ótima oportunidade para conquistar os noivos conectados, em busca de praticidade na hora de planejar a grande festa.
Desde fotografias e filmagens a convites e lembrancinhas, passando inclusive por bolos e bem-casados, há um universo de possibilidades a se explorar.
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Sex shop virtual
Para quem quer atuar nesse segmento, discrição é o pulo do gato. Isso inclui embalagens sem logotipo e razão social – que aparece nas cobranças – sem relação ao tema.
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Pet shop virtual
Entre cachorros, gatos e papagaios, o Brasil possui cerca de 70 milhões de cães e gatos de estimação, segundo o IBGE. Muitas vezes eles são considerados membros da família, por isso, recebem todo tipo de mimos e cuidados.
Se você quer abrir um pet shop virtual, precisa colocar os mais variados produtos à disposição. Vale investir também lembrar o cliente quando está chegando a hora de repor a ração ou a areia do gato.
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