Abertura de empresaEmpreendedorismoEmpreender na internetIdeias de negócioMercado DigitalPlanejamento de NegócioVendas Online

7 idéias inovadoras no mercado de alimentação para vender na quarentena

4 Mins read

Atue em um dos mercados mais populares sem mesmice

O mercado de alimentação, certamente, é um dos que sempre estão em alta, independentemente do cenário econômico do país, e isso o torna bastante atraente para quem quer empreender.

Entretanto, o problema de ser tão popular é que algumas áreas do setor alimentício já estão saturadas e têm grandes players atuando nelas, o que pode tornar a concorrência desleal para os pequenos empreendedores no início de carreira.

Uma boa opção nesse sentido é buscar inspirações dentro do segmento de alimentação, mas que trabalhem com novidades, tendências e nichos específicos que ainda não são muito explorados.

Veja, na sequência, algumas das ideias mais diferentes de empreendimentos ligadas ao mercado alimentício para você se inspirar em fazer algo novo!

>> Aproveite e leia, também, Como iniciar ou expandir o seu negócio com uma loja virtual

Delivery de bebidas

Quem planeja uma festa sempre faz de tudo para abastecer a geladeira com comida e bebida suficientes para agradar a todos, mas isso nem sempre acontece. O maior problema é que é muito desconfortável ter de sair no meio da comemoração para fazer a reposição e, dependendo do dia e horário, pode ser ainda mais complicado encontrar um estabelecimento aberto.

Para resolver esse problema já existem negócios de delivery de bebidas, adegas que levam até o domicílio do cliente sucos, refrigerantes, vinhos, cerveja e destilados. Muitos atendem por telefone, chat em seus sites ou nos aplicativos de pedidos de refeições.

Beneficiamento de legumes

O beneficiamento de alimentos é um setor de apoio à indústria e ao consumo final que cuida da higienização, descascamento e seleção de frutas, verduras e legumes. Depois de beneficiados, os alimentos podem ir para processamento na indústria ou para mercados e feiras livres, onde são vendidos diretamente para o consumidor.

Quem trabalha com esse tipo de negócio pode ter em mãos uma vasta carteira de clientes, como lanchonetes, restaurantes, feirantes, indústrias, buffets, quitandas e muito mais.

Se você se interessa e tem conhecimento na área de alimentação e agricultura, esse pode ser um excelente empreendimento, mas é necessário adquirir conhecimento específico sobre o beneficiamento de alimentos e os equipamentos necessários para a manutenção deles.


Comida caseira congelada

A correria do dia a dia, muitas vezes, nos impede de ter tempo hábil para cozinhar, mas isso não quer dizer que você precisa comer apenas comida industrializada e de baixa qualidade.

Já existem empresas especializadas em produzir pratos caseiros e reconfortantes e congelá-los, de modo que o consumidor possa unir a praticidade ao sabor em uma só refeição.

Se você tem interesse em empreender neste mercado, é primordial entender bastante sobre congelamento e preservação de alimentos e projetar muito bem as datas de validade, de forma que o consumidor ainda tenha uma refeição saudável e fresca quando esquentar o prato.

Comida congelada para veganos

A conscientização sobre os maus-tratos que os animais sofrem antes de chegar ao consumo humano tem feito com que muitas pessoas se tornem veganas, aquelas que não consomem nenhum produto de origem animal.

Entretanto, não comer carne, leite, ovos e outros ingredientes não significa que esse público não queira ter uma alimentação balanceada e deliciosa. Essa tendência criou um grande mercado para quem produz refeições, lanches e snacks sem produtos de origem animal.

É preciso saber bem pelo que substituir cada ingrediente tradicional para fazer com que a textura, o sabor e a aparência dos alimentos sejam atraentes para quem consome e respeitem o estilo de vida do cliente.

>> Leia também: Quer empreender, mas não tem capital? Saiba quais são suas opções de financiamento

Delivery de alimentos saudáveis

Esse modelo de negócio quebra o paradigma de que alimentação saudável tem de ser obrigatoriamente difícil de implementar na rotina. Os deliveries de alimentos saudáveis criam refeições, lanches, sucos, snacks e sobremesas com pouca gordura e muito funcionais.

A maioria das empresas desse segmento tem planos que permitem que o consumidor receba, diariamente, todas as refeições que vai consumir no período. É interessante que haja, também, opções para que o cliente personalize as refeições de acordo com sua dieta. Pode haver, por exemplo, linhas de refeições com baixo índice glicêmico, low carb, com pouca gordura e rica em proteínas, por exemplo.

Papinhas saudáveis e artesanais para bebês

A onda da alimentação saudável e caseira chegou até às papinhas de bebês. Muitos pais passaram a evitar as papinhas industrializadas, já que muitas das disponíveis no mercado são altamente processadas e contêm corantes e conservantes.

Isso abriu espaço para que as empresas que fazem papinhas saudáveis e artesanais entrassem no mercado e conquistassem os pais com opções naturais e práticas.

Interesse e conhecimento em nutrição e gastronomia são importantíssimos para quem quer criar um negócio como este, além da noção de que tipo de alimento e textura é ideal para a faixa etária dos bebês e crianças.

Lanchonete de parede

Seria bom poder comprar lanches sem ter de esperar atendimento no balcão ou pela entrega, não é mesmo? Bem, isso já é uma realidade.

As lanchonetes de parede são espécies de vending machines com operação humana. Do lado de fora parecem grandes vitrines com vários tipos de lanche, como batatas fritas, salgados, doces e hambúrgueres. Cada lanche tem uma porta que, depois de efetuado o pagamento, pode ser aberta para que o produto seja retirado pelo consumidor.

Atrás da estrutura, um funcionário prepara a abastece a vitrine com os alimentos frescos, feitos na hora. Já existem estruturas prontas para esse tipo de negócio, mas o empreendedor precisa encontrar um bom espaço, com alto fluxo de pessoas, para instalar a lanchonete e treinar funcionários para atuar nesse modelo.

Gostou dessas dicas? Faça o download agora do e-book Como iniciar ou expandir o seu negócio com uma loja virtual e veja como migrar seu negócio físico para o digital

Related posts
Empreendedorismo

O empreendedorismo feminino no mercado atual

5 Mins read
Nos últimos anos, houve um aumento significativo no número de mulheres à frente de negócios. De acordo com o levantamento “Empreendedorismo Feminino…
EmpreendedorismoSoluções

Estratégias de alcance: qual a diferença entre omnichannel, multichannel e crosschannel

4 Mins read
Está querendo alavancar o seu negócio e precisa de uma estratégia eficaz para vender cada vez mais? Saiba que no UOL HOST…
Empreendedorismo

Bueno Wines: a inspiradora palestra de Galvão Bueno no Fórum E-commerce Brasil 2023

3 Mins read
Galvão Bueno, o icônico locutor e apresentador esportivo, para muitos o maior do país, encerrou a programação na plenária Marketing & Vendas…