Otimização de lojaPresença digitalProdutos UOL Meu NegócioSoluçõesTudo para sua Loja Virtual

8 cuidados para evitar que sua promoção dê errado

2 Mins read

Tome cuidado para não errar na hora de fazer uma promoção.

Desde um vale-jantar até uma viagem para a Europa. Independentemente do prêmio, os consumidores adoram uma promoção.

Mas cuidado: o tiro pode sair pela culatra! A ação, que era para agradar ao cliente, pode se transformar em dor de cabeça, se for realizada da maneira incorreta.

Com as novas regras para ações promocionais no Facebook e em outras redes sociais é necessário ficar ainda mais atento.

Conheça os erros mais comuns cometidos por lojas virtuais, ao fazer promoções, e fuja deles!

Confundir promoção com concurso cultural

Promoção exige registro na Caixa Econômica Federal para que possa acontecer, e deve distribuir um prêmio gratuito mediante sorteio. Já o concurso cultural não exige essa autorização, no entanto, o mote da ação deve estar ligado à criatividade do participante, como o envio de frases e fotos ou iniciativas desportivas e recreativas.

Não deixar claras as regras do jogo

Você precisa ter um regulamento claro e bem definido e deixá-lo facilmente acessível ao participante. Tente prever o máximo de situações que possam acontecer durante a ação e registre todas nas regras. Além disso, um erro não raro é as empresas não deixarem registro de como foi realizado o sorteio ou os critérios para escolha do vencedor. Quando divulgar o sortudo, divulgue também como ele foi selecionado.

Criar concursos culturais envolvendo as redes sociais

É isso mesmo que você leu. De acordo com a lei, vigente desde julho de 2013, as empresas estão proibidas de fazer concursos culturais nas redes sociais. O uso é permitido somente para divulgar a ação e convidar os clientes a participar.

Atrelar concursos culturais a datas comemorativas

Esta é mais uma mudança que veio com as novas regras. Os concursos culturais não podem mais usar como gancho datas como Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais e Natal.

Usar recursos do Facebook em promoções 

Concursos culturais foram proibidos nas redes sociais, mas promoções não. No entanto, quando esta for feita no Facebook, a empresa não pode criar regras de participação do tipo: curta, comente ou compartilhe a imagem. E as promoções devem ser feitas em um aplicativo externo e incluído em uma aba, nunca no próprio mural da marca.

Demorar na entrega dos prêmios

Quando a promoção é regulamentada pela Caixa, a regra é clara: o prêmio deve ser entregue em até 30 dias a contar da data do sorteio. No caso de concursos culturais, não há uma regra clara quanto a isso, porém, é de bom-tom que também não se ultrapasse esta data-limite. E nunca se esqueça de deixar registrado este prazo no regulamento da ação.


Dar dinheiro ou vale-compras em concursos culturais

Eu sei! Você já deve ter visto muita loja virtual por aí fazendo isso. Mas não pode. Somente promoções podem fazer isso. Se a fiscalização te pegar, você pode tomar multa e ser proibido de realizar outros concursos e promoções.

Não ter estrutura e preparo para realizar a ação

Quando criar um concurso ou promoção, esteja certo de que sua loja está pronta para receber a demanda. Ou seja, a tecnologia do site profissional e a dinâmica da ação têm de estar funcionando direitinho. Se o cliente tentar participar e algum erro acontecer, você estará conquistando um possível detrator da marca. E você não quer isso, não é mesmo?

Agora que você está por dentro do que pode e não pode, que tal soltar a criatividade e elaborar sua próxima promoção? 

Related posts
EmpreendedorismoPresença digital

Como abrir uma loja virtual de produtos cosméticos?

6 Mins read
Quanto tempo costuma durar os seus itens de cuidado pessoal? Quem gosta de cuidar da aparência raramente passa um mês sem adquirir…
Presença digitalPrimeiros passosProdutos UOL Meu NegócioSoluçõesTudo para sua Loja Virtual

Loja virtual de roupas: o segredo do sucesso está nos detalhes

5 Mins read
O consumidor que compra pela internet espera ter uma experiência que traga maior praticidade, rapidez e conforto. Logo, é importante pensar nesses…
Presença digitalProdutos UOL Meu NegócioSoluções

Por que vender meus produtos em marketplaces?

4 Mins read
O empreendedor que decide colocar um novo negócio no mapa costuma se ver cercado por algumas dúvidas. Entre elas, a mais recorrente…