DicasOtimização de lojaPresença digitalProdutos UOL Meu NegócioSoluçõesTudo para sua Loja Virtual

8 dicas para fazer promoções na sua loja

3 Mins read

Inspire-se com estas dicas e venda mais.

Todo final de dezembro, a cena se repete. Passa o Natal e começa a temporada de queima de estoque. Em países como Canadá e Inglaterra, o dia 26 de dezembro é sinônimo de ofertas imperdíveis e empurra-empurra nas portas das lojas. É o chamado Boxing Day.

Recentemente, o varejo brasileiro importou a tradição. Mas por aqui não foi preciso enfrentar a multidão alvoroçada para conseguir boas barganhas.

Segundo estimativas de mercado, as promoções do Boxing Day na internet fizeram com que o faturamento do comércio eletrônico superasse R$ 81 milhões em 2013, uma alta de quase 40% em relação ao ano anterior.

Com descontos de mais de 70%, as lojas virtuais registraram mais de 200 mil pedidos em um único dia. Nada mal, não é?

Mas não é só na ressaca das festas de final de ano que as liquidações são importantes. As promoções ajudam a trazer novos clientes, fortalecem os laços com aqueles que já são compradores fiéis e ajudam a dar um impulso a novos produtos.

Quer algumas dicas para ter sucesso na hora de fazer uma promoção? Então anote ai:

Planeje a ação

Defina claramente qual é o objetivo da ação. É abrir espaço nos estoques para novas mercadorias? É chamar a atenção dos clientes para uma determinada linha de produtos? É atrair novos compradores?

Em seguida, determine as métricas: qual o volume de produtos que você quer vender, em quanto tempo? Com base nisso, é possível definir melhor o mix de produtos que terão os preços reduzidos e quão agressivos serão os descontos.

Há diversas estratégias de promoção: desde oferecer descontos padrão para uma categoria de produtos ? ou mesmo para a loja toda ? por um período até reduzir os preços ou oferecer cupons de desconto para itens individuais. Tudo depende do propósito da campanha.

Defina o público alvo

Tenha claro para quem a ação será destinada para poder acertar o alvo correto. Se a ideia é reativar clientes antigos da base, a estratégia é fazer uma comunicação por e-mail ou até por telefone, se houver recursos para isso.

Se o objetivo for trazer novos clientes, então será fundamental saber quem é esse potencial cliente e onde ele poderá ser encontrado para mobilizar os recursos corretos.

Fatores como idade, sexo e perfil de consumo vão influenciar no tipo de produto a ser oferecido e nos canais de divulgação.


Defina o prazo

Para ser eficaz, uma promoção deve ter a janela de duração adequada. Defino o prazo de início e fim da ação e comunique claramente ao cliente.

Avalie os custos

Antes de reduzir os preços, avalie a margem de lucro e outros fatores que podem impactar no custo final, como a taxa de entrega. Certifique-se de que a promoção não trará prejuízos para o negócio.

Ofereça valor ao cliente

Para ser bem-sucedida, uma promoção deve ter apelo de fato junto ao público. Isso não significa apenas oferecer um produto encalhado a um preço pouco menor do que o original.

Identifique quais são os produtos que o cliente valoriza e use-os como chamariz para atrair atenção para outras ofertas relacionadas.

Estabeleça uma estratégia de comunicação

A comunicação certa é fundamental para o sucesso da ação. Como será a divulgação? Será via e-mail marketing para a base atual de clientes? Será via mídias sociais? Ou você vai investir em publicidade para atrair novos consumidores? Se esse for o caminho, quais são os veículos certos para chegar no cliente desejado?

Todas essas estratégias são válidas e devem ser ponderadas. Analise os custos de cada ação para entender se realmente vale a pena fazer o investimento.

Fique atento ao calendário do varejo

As datas comemorativas são ótimas oportunidades para fazer promoções. Fique de olho no calendário e crie ações temáticas voltadas a cada ocasião.

Confira algumas datas que costumam movimentar as vendas de vários setores do varejo: Férias de Verão e Inverno, Volta às Aulas, Carnaval, Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Festas Juninas, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Natal e Ano Novo.

Dependendo do seu ramo de atuação, outras comemorações também devem ser lembradas, como Dia dos Professores ou Dia da Secretária.

Meça os resultados

Medir os resultados da ação é fundamental para entender os benefícios que ela trouxe e planejar novas edições.

Mãos à obra!

Convencido de que vale a pena investir em promoções? Então, faça já uma promoção na sua Loja Virtual UOL Meu Negócio.

Leia mais dicas para realizar uma promoção em sua loja:

Série Promoções: Passo a passo para criar uma promoção de sucesso

Série Promoções: 6 passos para planejar uma promoção de sucesso

Série Promoções: Conheça os melhores métodos para divulgar sua promoção

Série Promoções: Pós-promoção – o que fazer no dia seguinte ao término da ação

Related posts
Soluções

4 estratégias para evitar fraudes e chargebacks no seu e-commerce

3 Mins read
Nos dias de hoje, com um número muito grande de lojas virtuais, é comum nos depararmos com histórias de golpes, fraudes e…
Soluções

Ameaças virtuais: conheça os tipos e como proteger seu site delas

6 Mins read
Você já pensou em criar um site para o seu negócio, blog pessoal ou portfólio online, mas ficou com medo de possíveis…
Soluções

Quais são as diferenças entre SEO e mídia paga?

6 Mins read
No mundo do marketing digital, duas estratégias muito importante se destacam: SEO (Search Engine Optimization) e mídia paga. É importante entender que…