8 dicas para otimizar seu site Drupal

8 dicas para otimizar seu site Drupal

Saiba como aproveitar alguns recursos desse CMS

Os CMS (Content Management System ou Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo, em português) ganharam a simpatia do público por serem altamente flexíveis, cheios de recursos e de fácil administração.

 Leia também: HTML x CMS: qual é a melhor maneira de criar um site?

Os mais populares são os sistemas open source, ou seja, que possuem o código das plataformas aberto a qualquer um que precise ou queira editá-lo. Isso faz com que o sistema esteja sempre sendo aprimorado.

 Conheça também: Criador de sites

Drupal se encaixa nessa categoria e é um dos mais conhecidos no mercado. De acordo com o site oficial da empresa, mais de 100 mil pessoas usam esse CMS. Se você é um desses usuários e quer deixar o seu site mais completo, confira as dicas abaixo:

Conheça os módulos

A primeira coisa que vai fazer melhorar seu site Drupal é conhecer muito bem a ferramenta que tem nas mãos. E como a plataforma tem mais de 17 mil módulos, é seguro dizer que descobrir quais são os principais módulos e suas funções é uma ótima forma de começar a conhecer melhor o sistema.

Participe da comunidade

O Drupal tem uma grande comunidade de desenvolvedores e usuários, dentro e fora do Brasil, que trabalham arduamente para desenvolver a plataforma.

Em quase todos os fóruns existe um espaço para quem quer tirar dúvidas e aprender mais sobre o Drupal, e é interessante que você esteja por lá. Ver dúvidas e problemas resolvidos de outros usuários pode ajudá-lo a desbravar melhor a plataforma e a esclarecer algumas de suas dúvidas.

Além disso, você também tem a oportunidade de estar sempre acompanhando a evolução do Drupal e testar novos módulos e recursos que estejam surgindo.

Estude as linguagens de programação

Essa é uma dica que pode ajudá-lo bastante a administrar e mudar alguns elementos do seu site, conforme a necessidade. O Drupal é um sistema PHP com linguagem ASP.NET, e quanto mais conhecimento você tiver dessas linguagens, mais você vai ganhar tempo quando precisar descobrir algum erro ou quiser alterar uma linha de código no módulo.

Consulte o material de apoio

Se você ainda não conhece, o Drupal tem uma vasta documentação que pode ser acessada pelos usuários a fim de conhecer melhor as funcionalidades da plataforma. Lá você encontra dicas para iniciantes e desenvolvedores e ainda pode contribuir relatando experiências que teve e como as solucionou.

Elimine o “?q=”

Se você já tem um pouco mais de intimidade com o Drupal, deve ter reparado que ele coloca a tag “?q=” nos conteúdos que você cria dentro da plataforma. Alguns desenvolvedores afirmam que os buscadores não veem esse código com bons olhos, e o ideal, pensando em SEO, é retirá-lo.

Para isso, é preciso usar as chamadas URLs limpas. O primeiro passo é fazer uma pequena edição, acessando a aba “Busca e Metadados” no campo de configurações. Lá você vai encontrar a opção “URL limpas” e algumas instruções de como deve proceder.

Inclua um Site Map

XMLSiteMap é um módulo de Drupal que pode ser incluído na plataforma para ajudar os robôs dos buscadores a entender melhor como funciona a navegação do site. Ele não é visível aos usuários, mas pode fazer bastante diferença no modo como os mecanismos de busca percebem a lógica do seu site.

Vale lembrar que uma boa navegabilidade é um dos fatores que melhoram o posicionamento de um site nas páginas de resultado do Google. Então, é importante, também, fazer de tudo para ajudar o visitante a encontrar o que procura no seu site, o mais rápido possível.

Instale o Views

Com o módulo Views você consegue criar páginas para exibir o conteúdo do seu site de maneira bem simples. Com ele você consegue, por exemplo, alterar a composição da sua página inicial, fazendo com que ela exiba seus posts recentes e o conteúdo de outras páginas.

 Depois de instalado e habilitado, é só criar um novo tipo de conteúdo no seu painel Drupal, ir para a aba View, adicionar um novo view e escolher o conteúdo que você criou.

Use o ImageCache

O módulo ImageCache permite que você manipule livremente suas imagens para deixá-las perfeitas para a página, sendo possível editar cores e tamanhos. Essa última funcionalidade é bem útil, uma vez que imagens muito pesadas podem prejudicar o desempenho do seu site.

 Leia também: Como perder peso (no browser)

O UOL HOST tem a hospedagem perfeita para você que quer ou está trabalhando com Drupal. Com ela, você cria projetos web com mais agilidade e segurança e ainda conta com a credibilidade UOL.

Garantimos 99,8% de disponibilidade, o que faz com que seu site esteja sempre online; temos isolamento de recursos, para que você não seja prejudicado por outros sites que estejam usando demais a capacidade do servidor; um painel fácil e intuitivo e ainda suporte 24 horas por dia e todos os dias da semana com especialistas prontos para ajudá-lo no que você precisar.

 Confira tambémJoomla x WordPress: qual é o CMS ideal para você?