Credibilidade. Esse é o ativo principal de qualquer empreendimento online bem sucedido.
No mundo físico, o cliente lida com um ser humano do outro lado do balcão e sabe que existe um endereço físico para onde se dirigir caso haja algum problema. Nada disso é possível numa loja online.
Portanto, a regra é clara. O cliente precisa confiar para comprar. Por outro lado, sabemos que a credibilidade é algo que se constrói com o tempo, e se você está começando agora sua loja online, como vai fazer para que os clientes confiem em você assim, de cara?
Temos algumas dicas que podem te ajudar.
Tenha um site profissional
O seu site profissional precisa ser de fácil navegação e precisa ter um design caprichado, que inspire confiança no consumidor. Os textos que você colocar nele precisam, necessariamente, respeitar a língua portuguesa.
Nada de links quebrados, por exemplo. Seu site é sua loja. Ninguém comprará em uma loja mal construída com placas de promoção com erros gritantes de português.
Seja transparente
Deixe claro quais são as regras do jogo. Prazos de entrega, política de trocas e devoluções, tudo isso precisa estar cristalinamente claro em seu site para informar ao consumidor de maneira correta.
E lembre-se, não é você quem faz todas as regras. As novas normas do ecommerce que entraram em vigor em 2013 precisam ser observadas.
Diga quem você é
Reserve uma seção no seu site para contar para o consumidor quem você é e quem é a sua empresa. Um endereço da sua sede física também contribui para estabelecer um laço de confiança.
Sabendo quem você é e, principalmente, que você realmente existe, as chances do consumidor decidir comprar com você aumentam muito.
Facilite o contato
Deixar claro para o consumidor como ele pode contatá-lo em caso de problemas é fundamental. Fornecer mais de uma maneira dele entrar em contato é um plus que ajuda muito na construção da sua credibilidade.
O ideal é fornecer pelo menos um número de telefone. Isso passa ao cliente a sensação de que conseguirá falar com um ser humano caso tenha alguma problema.
Publique depoimentos reais
Peça avaliações de seus clientes. Convide-os a dizer o que acharam da experiência de comprar na sua loja e publique essas avaliações. E mais importante de tudo: nada de depoimentos ou avaliações falsas.
Mentira tem perna curta e inventar avaliações positivas, além de antiético, pode acabar se voltando contra você.
Conte o que andam falando de você
Sua loja saiu em algum portal de notícias? No jornal? Foi comentada nas redes sociais? Conte aos visitantes do seu site o que andam falando de você. Isso vai assegura-lo que seu negócio é realmente para valer.
Seja ativo nas redes sociais
Manter um perfil ativo nas redes sociais ajuda ao cliente a ver que sua empresa existe de verdade. Se ele chegar lá e a última atualização for de três meses atrás, pode bater uma insegurança. Por isso, atualize seus perfis nas redes sociais regularmente. E mais que isso, não modere as mensagens para manter apenas comentários positivos. Todo mundo sabe que é impossível agradar a todos.
Seja ágil nas respostas
Responder rapidamente às reclamações é essencial para manter sua credibilidade em alta. Seja nos seus próprios canais de atendimento ou em sites como o Reclame Aqui. Nada de dizer que seus canais são mais que suficientes e ignorar reclamações em sites externos.
Não é você que decide o que é suficiente nesse caso. Muitos clientes consultam esse tipo de site antes de comprar em uma loja que não conhecem e ter uma boa reputação nesses canais externos é importantíssimo.
Tem algum segredo para aumentar a credibilidade da sua loja e quer compartilhar com a gente? Somos todos ouvidos!