Veja como conquistar novos contatos sem trapacear
Ter uma base de cadastros de qualidade faz toda a diferença na hora de lançar campanhas de e-mail marketing. Por isso, a construção dessa lista deve ser cuidadosa.
⇒ Saiba como construir e manter uma boa lista de contatos no Capítulo 4 do Superguia E-mail marketing: tudo que você precisa saber para começar agora.
A forma mais comum de captar leads é adicionando uma área ao site da empresa destinada exclusivamente a esse fim: você pede a quem deseja receber e-mails da sua marca para que deixe seu endereço. É uma maneira simples e efetiva, afinal, quem se cadastrar dessa maneira realmente estará interessado no conteúdo.
Mas, embora funcional, essa não é a única maneira de conseguir novos contatos. Há outros meios de gerar interesse e atrair novas pessoas, convencendo-as a fazer parte do seu mailing.
Quer aumentar as chances de “engordar” sua lista? Então confira oito ações que vão ajudá-lo nessa missão!
1. Trabalhe bem com o SEO do site
Trabalhar o SEO para potencializar o tráfego do site é algo que pode ajudar muito na visibilidade geral da marca, incluindo a conquista de novos contatos para o envio do e-mail marketing.
⇒ Leia também: Tire suas dúvidas sobre SEO
Quanto mais visitantes, mais chances você tem de conseguir que alguém conheça sua empresa e se interesse por ela, deixando o e-mail para receber suas atualizações.
2. Torne a área de cadastro destacada e visível no site
O SEO deu resultados e o site está cheio de novos acessos? Ótimo! Agora é preciso deixar claro aos visitantes que eles podem receber mais informações sobre a marca por e-mail.
De nada adianta disponibilizar no site o espaço para o cadastro na base se o visitante não consegue encontrá-lo com facilidade.
Faça com que a área esteja bem posicionada e bastante visível dentro da sua página. Você pode fazer isso por meio de um design criativo no campo em alguma coluna fixa ou criando uma pop-up, por exemplo.
⇒ Confira no Superguia E-mail marketing: tudo que você precisa saber para começar agora alguns bons modelos de campo de captura de e-mail.
3. Habilite a opção de cadastro no preenchimento de formulários
Não perca oportunidades! No preenchimento de formulários para compras, questionários, pesquisas ou qualquer outro, pergunte se a pessoa tem interesse em receber seus e-mails.
Mas lembre-se que em formulários a intenção principal não é a de se cadastrar na base, então não é bacana enviar e-mails para todos os que se cadastraram com outro fim, como o de comprar, por exemplo.
O recebimento de e-mails não solicitados pode irritar o contato. Insira uma checkbox no fim do formulário, assim a inclusão na lista é feita intencionalmente pelo usuário e os riscos de opt-out são menores.
4. Ofereça vantagens a quem se cadastrar
Disponibilizar uma recompensa para quem se cadastrar para receber seus e-mails é um ótimo jeito de gerar interesse. A ideia de que vai deixar o e-mail e ganhar algo em troca pode ser um grande atrativo para um visitante optar pelo cadastro.
Invista em cupons de desconto especiais, e-books, whitepapers, PDFs, planilhas, brindes, downloads gratuitos e acesso a conteúdos exclusivos. Lembre-se que, seja o que for, a recompensa precisa ser relevante para o seu público-alvo.
⇒ Descubra como funciona a ferramenta de E-mail Marketing do UOL Meu Negócio
5. Estimule o compartilhamento das mensagens
A base que você já tem também pode conquistar novos cadastros para o seu negócio! Crie conteúdos e campanhas que sejam compartilháveis e peça ao contato que repasse a mensagem a outras pessoas. Utilize call to action para compartilhamentos via e-mail ou nas redes sociais.
Receber esse tipo de conteúdo de um conhecido funciona como um tipo de “validação” e pode despertar o interesse de uma nova pessoa na sua marca.
6. Divulgue o e-mail marketing em outras mídias da empresa
Blog, página no Facebook, perfil no Twitter ou no Instagram: use esses canais da marca para falar sobre o cadastro no e-mail marketing.
Dessa forma, você divulga o recurso para quem já é seguidor – ou seja, pessoas que já demonstraram interesse no que a marca tem a dizer. Assim, as chances de conquistar novos contatos de qualidade são ainda mais altas.
7. Deixe clara a política de privacidade
Há quem deixe de assinar newsletters por não saber, com certeza, se isso é seguro e quem terá acesso ao seu endereço de e-mail. A possibilidade de começar a receber spams de vários remetentes desconhecidos por conta de um cadastro no site de uma empresa não é nada convidativa.
Para acabar com a hesitação dessas pessoas, deixe bem claro na sua política de privacidade quem terá acesso aos dados deixados no momento da assinatura. Para que esse regulamento fique visível, você pode disponibilizar um link próximo à área de cadastro.
8. Preze sempre por conteúdo de qualidade
Vale lembrar que de nada adianta lançar mão de toda uma gama de estratégias para atrair novos contatos se o conteúdo dos e-mails não for caprichado. As pessoas podem chegar pelo incentivo dado, mas elas ficam pelo conteúdo!
Invista em criação de conteúdo e esteja sempre atento aos assuntos de interesse do seu público-alvo. Quanto mais relevantes as mensagens forem para os contatos, menores os riscos de que eles acabem optando pelo cancelamento da assinatura. Assim, você conquista novos contatos sem perder os antigos e a base não para de crescer!
Não deixe de conferir todas as dicas para uma campanha eficiente no Superguia E-mail marketing: tudo que você precisa saber para começar agora!