CasesOtimização de lojaPresença digitalProdutos UOL Meu NegócioSoluçõesTudo para sua Loja Virtual

8 sinais de que sua loja virtual está indo pelo caminho certo

4 Mins read

Faça um diagnóstico do seu negócio e veja o que ainda é preciso melhorar

Então você se rendeu ao mundo do comércio virtual e abriu sua loja online. As vendas vão bem e você acredita que está tudo dando certo, mas ainda tem dúvidas de como metrificar o seu sucesso (ou fracasso). Com isso, você fica inseguro para investir mais e alçar novos voos.

Identificou-se com o parágrafo acima? Pois saiba que você não está sozinho. Quem começa no e-commerce, muitas vezes, fica cheio de dúvidas e ansioso para saber onde está acertando e quais são os seus erros.

⇒ Baixe e-book grátis: Como montar sua primeira loja virtual

Para ajudá-lo a lidar com essas questões, listamos, abaixo, alguns indícios de que sua loja virtual está indo pelo caminho certo. Se você se identificar com alguns tópicos, pode ficar feliz porque você está caminhando rumo ao sucesso. Veja só:

Seu estoque continua organizado

Uma grande dificuldade de quem entra no e-commerce é manter seu estoque pronto. Quando há, então, duas frentes (física e virtual), é mais difícil ainda!

Muitas vezes, o empreendedor acaba se enrolando e compra muitos produtos ou deixa que eles faltem, pois não consegue estimar corretamente o número de vendas.

Se seu estoque continua sempre atualizado e organizado, você já saiu na frente de muita gente!

⇒ Baixe grátis: Planilha para controle de estoque

Você já incorporou todos os processos para os pedidos online

Sua equipe de funcionários já sabe o que fazer quando há um novo pedido da loja virtual. Você tem alguém que monitora as atividades no e-commerce e coordena a confirmação do pedido, separação dos produtos, emissão de nota fiscal e envio.

Com um processo bem definido de recebimento e despacho de mercadoria, os pedidos são computados corretamente e não há furos na operação.

⇒ Leia também: Passo a passo para garantir uma entrega perfeita


Suas finanças continuam em dia

Investir em um e-commerce pode ser mais barato do que abrir uma loja física, mas, ainda assim, há gastos. Muitas vezes, você depara com despesas com as quais não estava contando incialmente, como uma mercadoria que extraviou ou um equipamento que quebrou.

Isso faz com que seja muito fácil se enrolar e acabar misturando os custos e recebimentos do seu negócio com as finanças pessoais. E é aí que muito empreendedor acaba se frustrando e, até mesmo, fechando as portas.

⇒ Leia também: 3 dicas valiosas de finanças para empresas que querem crescer

Mas se você consegue saber exatamente quanto a loja virtual gasta e recebe, pode se considerar um vencedor. Tendo essas informações do seu lado, fica fácil descobrir se suas metas estão sendo batidas. Se você não misturou – nem um pouquinho – a conta pessoal com a da empresa, parabéns, falta pouco para você alcançar o sucesso!

Tem poucos carrinhos abandonados

abandono de carrinhos é um dos pesadelos de qualquer dono de loja virtual. Ele acontece quando um visitante entra no site, escolhe um produto, coloca no carrinho de compras, mas não finaliza o pagamento.

De acordo com a consultoria Forrester Research, 50% dos varejistas online lidam com uma taxa de abandono de carrinho superior a 50%.

Pode ser bem complicado entender o motivo de um volume tão grande de abandono de carrinhos e, geralmente, o empreendedor precisa usar várias estratégias para descobrir o que está levando o consumidor a agir desta maneira.

⇒ Leia também: 10 detalhes que farão com que o cliente conclua a compra no seu site

Se você tem poucos abandonos de carrinho considere-se um sortudo. Isso, provavelmente, significa que não há problemas no checkout de pagamento do seu e-commerce e as pessoas confiam em sua marca o suficiente para não se arrepender no último instante. 

Seu atendimento funciona

Você pode conseguir preços excelentes com o fornecedor, pode investir tudo em campanhas de marketing sensacionais e ter uma loja online linda, mas, se o atendimento da sua empresa for ruim, com certeza vai perder muitas vendas.

Um mau atendimento tem o poder de desestimular o consumidor a ponto de ele nunca mais voltar e, pior ainda, sair falando mal de você por aí. Mas ter uma equipe de atendimento rápida, que resolve bem os problemas do consumidor e tem conhecimentos sobre os produtos é o trunfo de qualquer loja de sucesso.

⇒ Leia também: Seu SAC é top? Organize-se para atender melhor!

Você tem a melhor logística

O frete pode ser um ponto negativo no e-commerce, pois encarece o valor da compra e ainda adiciona o risco de a mercadoria ser extraviada ou quebrar no caminho até a casa do consumidor. No entanto, e-commerces inteligentes estudam muito bem a logística para garantir que estão usando a melhor estratégia possível.

⇒ Faça o teste: Você pode oferecer frete grátis?

Se você consultou vários tipos de transporte para escolher o mais seguro e barato e tem embalagens que garantem a integridade dos produtos, provavelmente, o extravio no transporte ou o atraso na entrega são situações raríssimas, e isso conta pontos em seu favor.

Os clientes são fiéis

Há quem diga que conquistar novos clientes é fácil, mas difícil, mesmo, é fazer alguém que já comprou com você gastar outra vez na sua loja. De fato, isso só acontece se a experiência que a sua loja oferecer for muito satisfatória. 

Quando o seu público se torna fiel, acompanhando sua marca nas redes sociais e voltando a comprar, isso deve indicar que você está fazendo um bom trabalho. Se essas pessoas ainda tiram um tempo para escrever depoimentos e apresentam sua loja para os amigos, pode comemorar!

⇒ Leia também: 7 maneiras de conquistar e fidelizar o seu cliente

Você aproveita o feedback

Grande quantidade de empresas fracassa porque deixa de ouvir o feedback dos clientes e até mesmo dos próprios funcionários, que são algumas das pessoas mais ligadas aos produtos e processos.

Ouvir o que os outros têm a dizer sobre as mercadorias que você vende, sua embalagem, a forma como se comunica e se relaciona pode ajudá-lo a corrigir erros graves e melhorar processos que farão sua empresa crescer ainda mais.

⇒ Leia também: 6 dicas para transformar reclamações em marketing positivo

Para uma análise completa e detalhada de sua loja, baixe grátis: Planilha para Diagnóstico da sua Loja

Related posts
Soluções

O e-mail profissional como ferramenta de networking eficaz

4 Mins read
Imagine um mundo onde cada e-mail que você envia é uma oportunidade para construir conexões significativas e impulsionar sua carreira. Esse é…
Soluções

Como construir uma lista de e-mail marketing qualificada para o seu negócio

4 Mins read
Você já deve ter se perguntado como algumas marcas conseguem enviar e-mails que parecem feitos sob medida para seus leads, não é…
Soluções

4 estratégias para evitar fraudes e chargebacks no seu e-commerce

3 Mins read
Nos dias de hoje, com um número muito grande de lojas virtuais, é comum nos depararmos com histórias de golpes, fraudes e…