Fidelize ainda mais quem compra todo mês!
Conquistar novos clientes é sempre um dos objetivos de um varejista, seja ele online ou não. Mas isso não quer dizer que você deve se esquecer dos clientes que voltam pela segunda (terceira, quarta…) vez ao seu site.
Para animar suas futuras ações para esse público, veja só esse estudo da empresa de softwares Adobe: eles descobriram que, no comércio eletrônico europeu, os consumidores que retornam em uma loja gastam, em média, três vezes mais do que aqueles que compram uma única vez.
A pesquisa constata também que quanto mais o cliente retorna na mesma loja virtual, mais alto vai ficando seu tíquete médio. Ou seja, na terceira compra ele gasta mais do que na segunda, por exemplo.
Animador, não é? Esse resultado mostra que, quanto mais confiante o cliente estiver em relação aos seus serviços, maiores são as chances dele se sentir à vontade para fazer pedidos mais caros.
Programas de fidelização, campanhas especiais e descontos personalizados são ótimas formas de garantir que o usuário retorne ao seu site para fazer novas compras. Porém, existem outras maneiras de fisgar esses clientes e incentivar que eles voltem. Vamos a elas:
Entenda o cliente
Quando um usuário retorna ao seu site profissional, é possível saber diversas informações sobre ele, como suas preferências, o histórico de sua navegação e também o de compras. Além do tempo que ele gastou em suas visitas anteriores, qual o local que o trouxe até sua página, sua localização, e se o acesso é por computador ou dispositivo móvel.
Essas informações podem ser usadas para personalizar a experiência do consumidor e oferecer as promoções certas para ele, nos melhores locais. Para um diagnóstico completo e mais eficaz, a dica é contar com um programa de CRM. Ele irá ajudá-lo a gerenciar o relacionamento da loja com cada cliente, levantando e armazenando essas, e outras, informações.
Ofereça complementos
Se na visita anterior, seu cliente comprou uma câmera fotográfica, há uma boa chance dele se interessar por produtos complementares, como tripés, capas e lentes.
Você pode oferecer produtos relacionados ao que ele levou pela última vez, ou tentar traçar uma linha de preferências. Por exemplo, se ele comprou uma máquina, é provável que ele se interesse por produtos eletrônicos.
Mantenha contato
A pessoa comprou algo em sua loja uma única vez e , depois disso, esqueceu que você existia. Você pode mudar esse cenário mantendo contato com o seu consumidor e procurando envolvê-lo em conversas.
As redes sociais podem ser suas grandes aliadas nesse momento. Além de manter a sua marca viva para o cliente, com essas conversas você pode aprender muito sobre os gostos e preferências, atendendo cada vez mais as necessidades do consumidor.
Negocie preços
Alguns consumidores são mais sensíveis aos valores e por mais que eles tenham adorado comprar com você, o preço em outra loja está mais barato, portanto…
Para garantir que esse cliente volte a comprar com você, estude a possibilidade de cobrir ofertas. Dessa forma, você pode ganhar a confiança e a preferência desse usuário.
Uma ideia para não pesar no faturamento, e ajudar a aumentar o número de fiéis, é oferecer essa condição especial apenas para quem faz parte de sua rede de fidelidade.
Para isso, saiba quanto seus concorrentes estão pedindo pelo mesmo item e pense em alternativas para chegar a um valor menor, sem prejudicar seu fluxo de caixa.