Não importa o tipo de produto que comercialize, toda loja tem o mesmo objetivo final: vender.
Propaganda, promoções, novidades, bons preços e uma série de outras estratégias ajudam a atrair o cliente até sua loja. Mas nem sempre a visita é sinônimo de venda. E é na hora de converter visitante em comprador que o “bicho pega”!
Qual é o segredo para chegar lá? Perguntamos a especialistas no assunto e vejam o que eles têm a dizer:
Frete grátis
A enoteca virtual Sonoma oferece frete grátis para compras acima de determinado valor e acredita que essa facilidade ajuda na hora da conversão. “Temos alguns métodos para aumentar as vendas, um deles é mostrar ao cliente, no fim do processo, as opções de frete grátis”, conta Alykhan Karim, CEO da marca.
Atendimento eficaz
Karim conta, também, que tirar as dúvidas do consumidor por meio de chat ao vivo aumenta bastante o número de vendas. Quem acredita também no poder do atendimento é a loja de telefonia Webfones. “Trabalhamos com bastante foco no SAC, tratando todos os clientes com a mesma atenção. Desde aquele cliente que comprou uma capinha de celular até o que comprou o smartphone top de linha”, conta Guilherme Ribeiro, fundador da empresa.
Processo de compra mais fácil e rápido
A loja de acessórios femininos Vitrina facilita o processo de venda para não perder o cliente no meio do caminho. Quanto mais etapas no check-out, mais chances de o cliente desistir da compra. “Somos adeptos da política do “um clique para comprar” que, na prática, significa deixar o processo de compra de um produto mais fácil”, revela Saulo Marti, CEO da loja.
Marketing direcionado
Para Jan Riehle, CEO da loja online de pneus Itaro, o segredo começa antes da visita. “Fazer um marketing bem focado para trazer tráfego de qualidade ajuda aumentar o número de conversões”, conta o empresário. Rodrigo Stocco, CEO da MyGloss, loja de acessórios femininos, também acha que as ações de marketing são importantes para a conversão, e a mensuração dos resultados mais ainda. “Com esses dados, conseguimos definir desde quais canais geram um ROI maior até quais elementos num carrinho dificultam o processo de compra”, aponta Stocco.
Curadoria
Outro segredo da Vitrina é ajudar os consumidores a fazer as melhores escolhas de acordo com gosto e bolso. Estratégia que também funciona bem com a FormaFina, especializada em design e decoração. “Cada vez que o usuário acessa nosso site, sabe que encontrará muitos produtos novos e diferentes dos que tipicamente se veem em outros sites”, conta Nima Pourshasb, CEO da empresa.
Relacionamento
É claro que esse item não ficaria de fora da lista! Para Vanessa Wander, CEO da New People, e-commerce de moda B2B, relacionamento é a palavra-chave. “Se o cliente não se sentir seguro com a marca, ele não vai comprar. Precisamos criar proximidade com ele”, conta.
A Sonoma também usa de estratégias de relacionamento para tentar recuperar vendas perdidas. Um dos sommeliers da empresa contata (por e-mail ou telefone) os clientes que abandonaram o carrinho, dando mais detalhes sobre o produto e tirando as dúvidas do consumidor. “Este contato mais íntimo que fazemos com o consumidor é um fator determinante para a conversão de vendas”, afirma Karim
Agora que você já conhece os segredos para converter mais, que tal colocar algumas dessas táticas em prática na sua loja virtual?