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Como evitar que o cliente diga adeus ao seu site (em 3 segundos)

2 Mins read

Seja mais atrativo para quem entrar em seu site.

Sim, é exatamente isso que você leu. Três segundos é o tempo que você tem para causar uma boa impressão e evitar que o cliente vá embora da sua loja virtual sem nem olhar o que tem lá dentro.

Segundo dados divulgados pela Kissmetrics, o tempo de download das páginas é o maior causador de abandono dos sites.  40% dos usuários simplesmente abandonam uma página, se ela não carregar em até três segundos.

Portanto, ter um site funcionando direitinho e carregando rapidamente é o requisito número 1 para não ganhar um adeus logo de cara.

Mas há outros cuidados que você deve tomar para fugir da rejeição, tanto no curto quanto no longo prazo. Veja quais são eles:

Não construa labirintos de cliques

Quando o comprador entra na sua loja online, ele já sabe o que quer comprar (e, convenhamos, especialmente se ele veio por um sistema de busca, você também). Então não faça da vida dele no seu site um labirinto sem fim e permita que ele encontre e compre o que quiser com o mínimo possível de cliques.

Busca inteligente e organizada

Supondo que nem todo cliente vem ao site por intermédio de um buscador, o que você pode fazer para facilitar a vida de quem chega à sua loja? A resposta é simples: tenha um sistema de busca interna eficiente e use tags que façam sentido (elas tornarão seus produtos mais ?encontráveis?, tanto dentro como fora do seu site).

Destaque o que os clientes mais compram

Se você tem determinados produtos que são procurados com muita frequência, facilite a vida dos compradores e dê destaque a eles na home do site.


Use calls to action

Mantenha sempre o diálogo com o comprador e use botões e sinalização em evidência, com o texto certo, focando sempre no benefício que o cliente terá ao clicar ali. e agora, compre já ou coloque no carrinho são exemplos de calls to action diretas e eficazes.

Mantenha contato, inclusive, após a compra

Não deixe essa relação criada tão rapidamente terminar assim que seu cliente finaliza a compra. Leve-a para um nível acima, convidando-o para compartilhar o produto em suas redes sociais e indicar a compra a outros amigos. Se ele teve uma boa experiência, certamente falará para outros.

Não se deixe enganar por sua experiência

Para testar a experiência de navegação no seu site, peça ajuda a pessoas que não estejam familiarizadas com o layout e o mecanismo que você usa. Evite medir a experiência dos outros pela sua, pois você é dono da loja e já tem os caminhos gravados até no inconsciente. Geralmente, o que parece óbvio para os donos não é tanto para os usuários.

Que tal fazer um checklist para ver se sua loja preenche todos esses requisitos e evitar ser abandonado pelos clientes?

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