Use a ferramenta de mensagens para seu negócio
Ele se tornou o queridinho dos usuários de smartphones. Olhe ao seu redor e, provavelmente, irá encontrar mãos a todo vapor enviando mensagens pelo WhatsApp. O aplicativo já ultrapassou a marca de 1 bilhão de usuários ativos no mundo. Só no Brasil, são 120 milhões de pessoas usando diariamente o aplicativo de conversas.
Diante de tamanha popularidade, o espertinho do Mark Zuckerberg não perdeu tempo. O dono do Facebook arrematou a startup, no dia 20 de fevereiro de 2014. O valor da transação? Impressionantes 19 bilhões de dólares.
Se antes já era difícil encontrar alguém que não conhecesse a ferramenta, agora vai ficar quase impossível.
E com a popularidade do Facebook, a tendência é de que o aplicativo de troca de mensagens alcance um público ainda maior. E como sua loja virtual pode tirar proveito dessa onda? Fazendo parte da lista de contatos do cliente, e estando sempre disponível para o recebimento de mensagens.
Algumas empresas já estão testando esse modelo. É o caso da Sonae Sierra Brasil, empresa que administra shoppings centers. O aplicativo pode ser usado por clientes de alguns centros de compras que fazem parte do guarda-chuva da Sonae para entrar em contatos com os locais. É possível tirar dúvidas, pedir informações sobre as lojas e até realizar consultoria de compras.
Esta é apenas uma de diversas maneiras de usar a tecnologia a favor do seu negócio. Confira outras ideias:
Canal para dúvidas, sugestões e reclamação
Crie um número exclusivo para a empresa e convide os clientes a adicioná-lo. Pelo canal, responda dúvidas e receba sugestões e reclamações.
Por mensagens instantâneas fica muito mais fácil resolver problemas simples. Além disso, você mostra que sua loja tem qualidade e eficiência, mais um ponto positivo para a credibilidade de sua marca.
Atendimento personalizado ao cliente
Ao realizar uma compra, você pode dar ao cliente a opção de acompanhar o status do pedido por WhatsApp. Dessa maneira, você pode avisar ao seu cliente o “passo a passo” da encomenda.
Você pode também pedir, por exemplo, que após o recebimento da mercadoria, o cliente lhe dê um feedback sobre o produto e atendimento prestado.
Divulgação de promoções e novidades
O WhatsApp permite que você crie grupos. Aproveite essa utilidade para avisar pessoas que tenham o mesmo interesse sobre novos produtos disponíveis, últimos lançamentos, promoções, concursos e outras ações de sua loja virtual.
Dispare mensagens de acordo com o interesse de cada público. Ao cadastrar o cliente na sua lista de contatos, já o agrupe de acordo com interesses.
Comunicação entre funcionários
Se você tem uma equipe trabalhando no seu e-commerce, o WhatsApp pode facilitar avisos e conversas com o grupo. Só tome cuidado para não “invadir” o tempo pessoal do funcionário, enviando mensagens e fazendo pedidos em horários inconvenientes.
Esses são apenas alguns exemplos de como o WhatsApp pode ajudar seu e-commerce, mas você pode encontrar sua própria maneira de utilizá-lo no dia a dia. Coloque a mão na massa e depois conte pra gente os resultados!