Uma imagem grafitada do Papa, um bate-papo entre a Presidenta Dilma e os jogadores de futebol Ronaldo, Kaká e Neymar, e até uma campanha pelo beijo gay na novela das nove. Existe um mundo à parte no Twitter. Um mundo com meio milhão de usuários que conversam em até 140 caracteres.
De celebridades a empresas, o público do Twitter é diversificado. A possibilidade de conversar por mensagens rápidas, de igual para igual, com seu ídolo ou com a loja onde fez uma compra é o que atrai esses usuários.
E sabendo da popularidade e importância dessa rede social, é claro que sua loja está presente no Twitter,certo? Se a resposta for não, volte para o início do jogo. Se for sim, avance na leitura e descubra como utilizá-lo mais estrategicamente em seus negócios, aproveitando todos os recursos e vantagens:
Capriche no visual
Começando pelo mais simples, e que muita gente não dá bola: o layout. É possível personalizar o perfil, deixando ele com a “cara” da sua empresa. Além do plano de fundo, há também a capa que é personalizável. Portanto, transforme este espaço com a identidade de sua marca. Utilize cores e elementos gráficos que a representa, e não se esqueça de colocar o logo na foto do perfil.
Esta personalização ajuda o cliente a identificar sua loja, e fixá-la na cabeça, além de transmitir mais profissionalismo.
Crie listas
Separe os contatos por listas de interesse ou assunto. Por exemplo, crie uma para clientes, outra para concorrentes e uma terceira para perfis interessantes para o seu crescimento profissional.
Com estas divisões, fica mais fácil acompanhar todos, pois as atualizações não irão passar batido entre tantas. Isso também otimiza seu tempo, levando-o direto ao assunto do seu interesse no momento.
Explore o RT
Aquele botão chamado “Retweet” é para ser usado, viu? Encontrou alguma mensagem que você acha importante repassar aos seus seguidores? RT nela! Recebeu um elogio de um cliente? RT também. Mas pondere. Sua timeline não pode ser só elogios porque o seguidor pode se irritar.
Use o recurso toda vez que julgar que o tuíte seja interessante para aqueles que te seguem. Mas atenção: ele não substitui suas postagens. Você também precisa de conteúdo próprio para atrair público.
Converse por DM
Aquele ícone de envelope representa as direct messages, ou em português, mensagens diretas.
Os recados que são enviados por ali são privados, só você e o remetente que têm acesso. É importante checá-los sempre e responder. Tem clientes que preferem escrever por ali, o que acaba sendo bom para você no caso de reclamações, pois a sua marca não está sendo exposta.
Você também pode enviar estas mensagens para seus seguidores. Por exemplo, que tal enviar um “obrigado” para aquele cliente que te elogiou? Ele irá gostar de saber que você leu o tuíte, e esta troca de mensagens entre vocês não precisa ser lida por todo mundo. É importante lembrar que você só consegue enviar DM para aqueles que são seus seguidores.
Personalize URLs
Como o espaço é curto, qualquer letra a menos já ajuda. Por isto, é interessante que, antes de publicar um link, você o encurte. Existem programas grátis para fazer isto, e é superfácil. Mas mais interessante ainda é que você personalize esta URL. No bit.ly, por exemplo, você pode encurtar e dar o seu nome ao link.
Utilize este artifício quando for publicar links que direcionem para sua loja virtual. E no endereço coloque algo que remeta à marca ou ao produto. Como por exemplo: Bit.ly/ofertasdodia
Utilize Hashtags
Tuitar e não utilizar hashtags é como chupar sorvete e não se lambuzar. Claro que elas não precisam estar presentes em todas as postagens. Mas vez ou outra é preciso. E não só para entrar no “mundo tuiteiro”, mas também porque elas são úteis e irão ajudar na divulgação do seu negócio.
Imagens são bem-vindas
Fotos e vídeos também podem (e devem) ser utilizados. Não há segredo para postar imagens, é só anexar o arquivo, clicando no ícone de uma máquina fotográfica. Para as postagens feitas por smartphones é possível editar a foto antes de publicá-la.
A plataforma também aceita micro vídeos (com até seis segundos). Para criá-los e postá-los, é preciso utilizar o aplicativo de vídeos do Twitter, o Vine.
Use o recurso de filtros
Essa ferramenta é bem recente, e por isto, ainda pouco conhecida. O usuário consegue filtrar no seu feed aqueles tuítes que são notícias, fotos ou vídeos. Também é possível filtrar por localização, visualizando as mensagens publicadas perto da localização do internauta.
Já tuitou hoje? Que tal compartilhar com seus seguidores estas dicas que acabou de ler?