A série Como Criar um Site para Minha Empresa vai mostrar todos os passos necessários para o empreendedor que quer montar seu espaço virtual, mas não sabe nem por onde começar. Nos textos, você vai conhecer desde as ferramentas tecnológicas necessárias para a execução desse projeto até dicas de elementos e páginas que não podem faltar em um site empresarial. Esse é o quarto texto de um total de 5. Leia os outros textos da série:
Série Como Criar um Site para Minha Empresa (Parte 2): O 1º passo – Domínio e Hospedagem
Série Como Criar um Site para Minha Empresa (Parte 3): As páginas que seu site deve ter
Imagine que você vai visitar um imóvel para alugar. Chegando lá, você se depara com um amplo espaço, bem distribuído e planejado. No entanto, o acabamento está mal feito e a pintura toda descascada.
Você provavelmente vai ter dúvidas e pode até desistir do negócio. Um espaço bonito e agradável tem muito mais procura.
A mesma lógica funciona no mundo virtual. Você pode ter um site completo, com páginas e informações bem distribuídas, mas se o layout não estiver bacana, as chances de o visitante abandonar a navegação são grandes.
Veja como criar um layout agradável:
Identidade visual
A escolha de cores e fontes é bem importante, pois elas irão imprimir personalidade e representar sua marca. É legal que o layout do site siga todo o padrão da identidade visual da empresa, ou seja, se seu logo é rosa claro com fonte delicada e símbolos “fofos”, um site com fundo escuro, fontes chamativas e imagens exageradas fica completamente fora da sua proposta.
O ideal é pesquisar um pouco sobre cores e símbolos na hora de definir seu layout. Escolha elementos que representem bem a sua marca. O cliente precisa bater os olhos no site e, imediatamente, relacioná-lo à sua empresa. Pense em como irá fazer isso, antes de definir o layout.
Navegação
O visitante não pode se sentir perdido no seu site. Por isso ele tem que ser fácil de navegar. Evite excesso de informações e use os menus para mostrar a ele onde encontrar as páginas que busca.
Outro ponto importante é pensar que o seu público poderá acessar seu endereço por meio de dispositivos móveis, como smartphones e tablets. E, nesse caso, adote um design responsivo, ou seja, que seja compatível com diferentes formatos de telas e aparelhos.
Vale analisar esse investimento. Afinal, o número de brasileiros que acessam a internet por meio de telefone celular chegou a 52,5 milhões em 2013, segundo Estudo TIC Domicílios, realizado pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic.br).
Imagens
Um site com imagens é muito mais atraente do que um que contenha só palavras. Boas fotos ou ilustrações são um jeito de “dar vida” ao seu site e atrair a atenção do visitante. As imagens podem ser de produtos, pessoas, ou qualquer coisa que represente sua marca e agrade os olhos dos visitantes.
Só tome cuidado para não usar imagens encontradas na internet, sem que tenha o direito autoral delas. Outro cuidado importante é não exagerar na quantidade para não deixar o site muito pesado e que demora para carregar as páginas.
No próximo texto desta série, vamos falar da importância de usar botões e “calls to action” para fazer com que o visitante conclua a ação que você deseja. Leia já:
Série Como Criar um Site para Minha Empresa (Parte 5): Depois de pronto, o que fazer com o site?