A série Promoções vai ensiná-lo a fazer uma promoção de sucesso em sua loja virtual. Nos textos, você encontrará o passo a passo para planejar, executar e divulgar a ação. Esta é a quarta parte de um total de 5. Não deixe de conferir os outros textos:
Série Promoções (Parte 1): Passo a passo para criar uma promoção de sucesso
Série Promoções (Parte 2): 6 passos para planejar uma promoção de sucesso
Série Promoções (Parte 3): 6 tipos de promoção para aplicar em sua loja virtual
Dona Rosa correu para o supermercado após ver na televisão que a carne estava em promoção somente naquele dia.
Patrícia estava vendo suas atualizações no Facebook quando viu que sua loja favorita de sapatos estava mudando de coleção devido à estação. Com muitos modelos a preços mais baixos, não perdeu tempo e garantiu dois pares.
Jeferson já estava com as férias marcadas, porém, ainda não havia programado nenhuma viagem. Foi quando ele recebeu um e-mail marketing de um site de viagens o qual ele se cadastrou há algum tempo, com um pacote promocional para Disney. Não pensou duas vezes: ele, sua esposa e filhos já estão arrumando as malas e doidos para ver o Mickey.
O que os três personagens fictícios têm em comum? Todos só descobriram (e aproveitaram) promoções porque as empresas as divulgaram. Uma apostou na televisão, outra nas redes sociais e a terceira no e-mail marketing. E as três ações trouxeram os resultados esperados.
Não há promoção que faça sucesso sem divulgação. Por isso, agora que você já viu nesta série como escolher o modelo ideal e planejar sua promoção, veja como você deve divulgá-la:
E-mail marketing
Ele está entre os meios de divulgação favoritos das empresas e, por isso mesmo, o espaço na caixa de entrada do cliente é disputado. Para ter melhores resultados, é preciso planejamento.
Primeiro, lembrando do que falamos nos textos anteriores, você tem um público-alvo para essa ação, certo? Portanto, o primeiro passo é segmentar sua lista. Você pode dividi-la entre clientes recorrentes, aqueles que compraram uma única vez e consumidores interessados na loja. E planejar diferentes textos para cada uma, ainda que a promoção seja a mesma.
É importante se lembrar de que o assunto deve ser atraente para estimular o cliente a abrir sua mensagem, mas cuidado: evite usar termos como promoção, liquidação e off. Eles podem fazer com que seu e-mail seja facilmente identificado como spam. Tenha sempre em mente, as boas práticas para confecção desse tipo de mensagem.
Aposte em títulos que vão direto ao ponto, como: “Aproveite a remarcação de inverno” ou opte por algo mais informal, porém, também direto: “Deu a louca nas etiquetas e os preços baixaram”.
Redes Sociais
Os canais sociais são excelentes para rápida disseminação. Portanto, se acabou se atrapalhando e já está em cima da hora, esse é o melhor meio de comunicar sobre a sua ação.
No Facebook é possível (e recomendado) dar uma forcinha com anúncio pago, assim, a sua publicação chega mais longe. Com menos de 50 reais já é possível patrocinar uma publicação e fazer com que um número maior de pessoas descubra sua promoção.
A dica é investir em imagens, elas chamam mais atenção. Produza uma figura divulgando sua ação. Em vez de muitas palavras, prefira imagens que falem por si só e tente dar a elas um teor de humor, isso também ajudará a atrair mais pessoas.
No Instagram e Twitter aproveite a força das hashtags e inclua-as nos seus textos. Pesquise quais são as mais populares e que se enquadram com seu objetivo, por exemplo: #promocao #liquidacao #promocaododia #promocaodeoutono #promocaodeverao #ultimosdias #sale #off.
Links patrocinados
Em tempos que a pesquisa no Google é o primeiro passo do consumidor na hora de fazer uma compra, essa estratégia não pode ficar de fora. Funciona assim: você escolhe as palavras-chave que deseja comprar para que seu site aparece entre os primeiros no resultado, quando essa palavra for pesquisada.
Por exemplo, você compra a palavra: liquidação de vestidos de verão, e quando o consumidor pesquisar por esse termo, seu site aparecerá no topo da lista. A teoria é assim, embora a prática seja um pouco diferente. Isso porque mais de uma pessoa pode se interessar pela mesma palavra-chave, então acontece um leilão de palavras e aqueles que derem os melhores lances se destacam.
O UOL Meu Negócio pode ajudá-lo, também, nessa tarefa, criando e gerenciando sua campanha de links patrocinados.
Mídia Paga
Se tiver condições de investir uma grana a mais na divulgação, você pode optar por meios on e offline.
Banners em sites e em blogs, por exemplo, são uma opção. O valor a ser pago varia com o tipo de contratação (preço por clique, por visualização ou impressões, por exemplo) e também depende do veículo que irá divulgá-lo. Faça um levantamento dos canais que mais têm audiência do seu público e consulte-os para descobrir mecânica e valores.
Já no ambiente offline, há opções das mídias tradicionais como jornal, revista, televisão e rádio. Assim como no caso dos sites, é preciso mapear os veículos que atingem o público desejado e solicitar orçamentos.
Parcerias
Você pode buscar por outras lojas que não sejam suas concorrentes diretas, mas atendam o mesmo público e propor uma parceria. Por exemplo, uma loja de cosméticos pode se aliar a outra de moda e sapatos femininos. Como moeda de troca, você pode propor a divulgação dos produtos da outra loja na sua.
E você pode expandir essas parcerias, também, para o offline. Nesse caso, produza panfletos e encontre alguns pontos que você possa distribui-los. Além do espaço para divulgação de produtos, você pode oferecer em troca, também, descontos exclusivos.
Por fim, há também o relacionamento com blogueiros. Moda, beleza e gastronomia são os temas mais comuns, no entanto, é possível mapear e encontrar blogs especializados nos mais diversos temas. Contate esses blogueiros e ofereça envios exclusivos de lançamentos ou novidades em primeira mão em troca da divulgação da sua ação.
Cliente
Mesmo com tantas ferramentas disponíveis, a velha tática do “boca a boca” continua sendo uma das mais eficazes.
Primeiro, para que o próprio cliente divulgue sua loja, você precisa proporcionar uma boa experiência a ele. Portanto, preocupe-se com todos os detalhes, desde a usabilidade do site até a logística de entrega, passando, claro, por um atendimento exemplar.
Fazendo tudo direitinho e conquistando a simpatia do cliente, falar bem da sua loja aos amigos acaba sendo uma ação natural. E você pode dar uma forcinha. Como? Facilitando o compartilhamento de informações com inclusão de botões sociais no seu site, produzindo conteúdo compartilhável nas redes sociais e incentivando que o consumidor “conte a um amigo” sobre a promoção (que tal far um desconto adicional para quem indicar um número determinado de amigos)?
Após divulgar, é só se preparar para atender bem a clientela e cumprir com suas promessas. Depois de tudo isso, é hora de conferir os resultados dessa ação. Acompanhe o próximo texto da série para saber como medir isso:
Série Promoções (Parte 5): O que fazer no dia seguinte ao término da ação