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A Black Friday acabou. E agora?

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Saiba o que você deve fazer depois da sexta-feira mais esperada de novembro

Black Friday já se tornou uma das datas mais importantes para o varejo nacional. Sabendo disso, você se preparou por meses, fez acordos com seus fornecedores para diminuir o preço dos produtos, criou uma força-tarefa com sua equipe para dar conta do aumento de pedidos na sexta-feira e divulgou sua campanha para atrair clientes.

Mas e depois que a Black Friday acaba, o trabalho também termina e é hora de relaxar, certo? Errado! Ainda tem muito o que fazer para finalizar os processos da Black Friday e começar a se preparar para outro evento importantíssimo para o varejo que está chegando por aí: o Natal!

Na segunda-feira depois da Black Friday ainda tem muito trabalho, e vamos te mostrar, a seguir, tudo o que você deve fazer depois que a sexta-feira mais quente de novembro acabar.

Calcule os resultados

O primeiro passo para começar as tarefas pós-Black Friday é calcular os resultados. É importante avaliar qual foi o faturamento no dia (ou nos dias, se a sua campanha tiver englobado o fim de semana também), o volume de pedidos, qual o ticket médio, a categoria de produtos mais vendida e o perfil de consumidor que mais gastou.

Bata esses resultados com as metas que você tinha determinado para a data e veja o que você pode aprender com eles.

Meça os pedidos de devolução e desistência

É bem provável que algumas pessoas que compraram durante a Black Friday queiram desistir do pedido antes que ele seja enviado ou devolvam a mercadoria depois de recebê-la.

Segundo o Código de Defesa do Consumidor, elas têm 7 dias para isso e é preciso que você tenha uma política de devolução eficiente para que esteja preparado. Essa política de trocas e devoluções já deve estar presente no seu e-commerce, mas muitos clientes podem ter dificuldades em fazer o processo e pedir ajuda para sua equipe de atendimento.

Não esqueça de considerar os pedidos que foram cancelados ou que retornaram para a loja nos seus resultados e procure sempre saber o motivo da desistência.

Tente fechar os carrinhos abandonados

Não são só os vendedores que esperam meses pela Black Friday, o consumidor também já aprendeu que essa pode ser uma ótima época para comprar, e muitos deles passam o ano todo esperando para fazer as compras mais caras e importantes no fim de novembro.

Contudo, na hora de fechar o pedido, pode acabar rolando aquela indecisão, preguiça de finalizar o cadastro, surpresa com um frete muito caro ou dúvida se realmente precisa do produto, e é nesse momento que acontece o abandono de carrinho.

Faça uma verificação do número de carrinhos abandonados que teve durante a Black Friday e crie estratégias para convertê-los em vendas. Uma boa tática para isso é enviar um e-mail marketing avisando que o produto ainda está disponível, por pouco tempo, a preço de Black Friday, por exemplo.

>> Veja aqui O que é um carrinho abandonado, como evitar e reverter


Descubra o que deu errado

Pode ser que algumas métricas não sejam tão boas quanto você esperava, e aí é muito importante avaliar o que deu errado.

Converse com sua equipe e tente entender se houve problemas como deficiência no atendimento, lentidão no site, informações de produtos que não eram claras e outras falhas que podem ter interferido no resultado final.

Tome nota de tudo e crie estratégias para que isso não se repita nas próximas promoções que fizer em sua loja virtual.

>> Leia também O que podemos aprender com os erros e acertos (dos outros) na Black Friday

Atualize o layout

Se você criou um layout ou hot site especial para as ofertas da Black Friday, também é hora de retirá-lo do ar e voltar o e-commerce à sua cara normal, para que o consumidor entenda que a campanha já acabou.

Comece a reabastecer o estoque

Avaliando os produtos que foram vendidos durante o período da Black Friday, faça uma lista de compras para reabastecer o seu estoque para os próximos dias e comece a fazer as encomendas com os fornecedores.

Perceba quais foram as mercadorias que mais foram vendidas na data e aquelas que acabaram ficando encalhadas no estoque. Isso também pode ajudá-lo a criar um portfólio mais coerente para as próximas promoções.

Prepare-se para o Natal

Por fim, depois de se reorganizar após as vendas da Black Friday, é hora de começar a se preparar para o Natal.

Este é o momento para pensar em um mix de produtos especial para o fim de ano, voltar a negociar preços e condições especiais com os fornecedores e começar a delinear suas estratégias de vendas e marketing.

A época mais quente para vendas no e-commerce está só começando, então nada de perder o ritmo! Trace seu plano, coloque-o em prática e prepare-se para um fim de ano lucrativo!

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