Ter um feedback dos seus clientes ajuda a trazer confiança em quem for comprar na sua loja.
Quem nunca recorreu à opinião alheia antes de comprar um produto ou serviço? Sim, nessa hora, o palpite dos outros – até mesmo de desconhecidos -, importa e muito. Segundo levantamento da eConsultancy, 61% dos consumidores leem uma resenha online antes de efetuar uma compra.
Seja na forma de “estrelas”, de notas ou até mesmo de reviews, os grandes e-commerces se valem o tempo todo dessa estratégia para ajudar seus clientes na hora da decisão. É a chamada “prova social”, um indicativo de que sua loja é confiável e de que seus produtos valem a pena.
Mas não basta ter um sistema de avaliação à disposição. Para ter resultados mais rápidos e melhor, é importante incentivar a participação.
Veja algumas dicas que vão ajudá-lo nesta tarefa:
Ofereça algo em troca
Você pode oferecer vantagens àqueles clientes que mais se empenharem nas resenhas, como o frete grátis em uma compra. Outra opção é dar pequenos descontos àqueles que escreverem algo sobre o artigo que adquiriam ou sobre seu e-commerce em geral.
Os mais assíduos, por exemplo, podem acumular pontos em um clube de vantagens próprio da marca ou de parceiros. No guia de viagens online, TripAdvisor, a cada três resenhas, o viajante acumula pontos no parceiro Multiplus.
Invista nas redes sociais
Botões do Facebook, Twitter, Pinterest e Google Plus associados à página de cada produto também são ótimas provas sociais. Além de permitir que o cliente divulgue o produto aos amigos com mais facilidade, o contador de compartilhamentos é um bom termômetro de popularidade.
Busque depoimentos
Além das resenhas espontâneas, você pode procurar pelos clientes e pedir que eles opinem sobre a compra realizada. Depois, coloque esses depoimentos em seu site profissional. Claro, antes de publicá-los, você precisa que o consumidor autorize.
Então, quando coletar as informações, seja por e-mail, pesquisa de opinião, ou mesmo por telefone, peça autorização para expô-las em seu site.
Ofereça soluções rápidas de avaliação
Muitas vezes o cliente não opina, pois não tem tempo ou disposição para escrever sobre o produto. Nesse caso, um sistema de pontuação rápida, no qual o cliente pode clicar em uma nota, ou selecionar estrelas, como é comum em alguns sites, pode funcionar melhor do que os reviews.
Você pode, ainda, oferecer uma série de adjetivos para que o cliente selecione aquelas que ele julga que sejam adequados ao produto. Veja, por exemplo, a loja online da Best Buy. A página do produto permite que o cliente escreva sua opinião, avalie com estrelinhas, e ainda selecione as palavras que melhor definem o item.
E você, utiliza provas sociais em sua loja online? De que maneira?