EmpreendedorismoGestão de FinançasGestão de processosPlanejamentoPlanejamento de NegócioPlano de negócios

A produtividade de um empreendedor começa pela organização da agenda

2 Mins read

Por Christian Barbosa

Ainda existem aqueles que acreditam que o dono de um negócio próprio é aquela pessoa que chega ao trabalho na hora que quer, sai no meio do expediente para relaxar e ainda ganha rios de dinheiro. No entanto, essa é uma situação muito distante da realidade. Claro que não é impossível, mas é real para uma parcela muito pequena de empreendedores.

Hoje, o cenário é muito mais triste. O empreendedor é uma pessoa que vive estressada, sem tempo para nada, não consegue tirar férias e, muitas vezes, ganha menos que seus funcionários. Isso porque ele faz da empresa a sua vida, e acaba se anulando com a esperança de ver seu negócio prosperar.

No entanto, o empreendedor que não consegue sair desse círculo vicioso acaba sem tempo de empreender e, por consequência, não deixa a empresa crescer. Sempre que sou questionado em relação a esse tema, digo que existem cinco atividades que precisam estar semanalmente na agenda do empreendedor. São atividades importantes, que ajudam a empresa a crescer e o empreendedor a focar sua energia para não ficar estressado:

1 – Defina sua estratégia

Qual é a estratégia da sua empresa para os próximos 12 meses? Qual é a missão do seu negócio? O que seus concorrentes estão fazendo de positivo e o que você fará a respeito desse fato? Reserve um tempo para visualizar seu negócio três, cinco, dez anos à frente. Uma estratégia eficaz é a única forma de tornar seu negócio relevante nos próximos anos.

2 – Transforme sua estratégia em metas

Canso de ver empresas, de todos os portes, gastando bastante tempo na definição de estratégias corporativas, mas pouco tempo na transformação disso em metas que a equipe possa mensurar e transformar em ações concretas. É seu papel criar essas metas e desenvolver atividades que precisam ser executadas no dia a dia por sua equipe. Sem isso, se gasta tempo demais com coisas que não trarão resultados para o seu negócio.

3 – Senso de importância, em vez de senso de urgência

Não faça da sua equipe um time de corrida, e sim um time que sabe prevenir urgências, que gasta seu tempo com coisas realmente importantes e que sabe planejar para alcançar seus resultados pessoais e profissionais com maior frequência. Faça isso transparecer aos seus clientes, e não apenas na reação a reclamações.

4 – Crie sistemas

Faça a empresa viver sem você. Para isso, crie sistemas que permitam que a equipe se guie para trazer resultados. Como o cliente deve ser atendido? O que fazer quando há um novo pedido? Como comprar material para o estoque? Pense nas principais atividades do seu grupo e as transforme em procedimentos claros e auto-explicáveis, isso tira de você a centralização e permite que qualquer pessoa faça o que deve ser feito.

5 – Inspire, sonhe, lidere!

Sem esses três ingredientes, o empreendedor perde a paixão por seu negócio! Faça com que cada dia seja uma oportunidade para você inspirar o seu time na direção do que você deseja alcançar. Sonhe com os próximos passos da sua empresa e lidere sua equipe para que ela faça os objetivos da empresa sozinha, sem a necessidade de cobrança constante!

Assuma o papel de empreendedor, e não o de escravo do seu negócio! Viva o tempo na sua vida e na sua empresa com sabedoria!


Related posts
Empreendedorismo

O empreendedorismo feminino no mercado atual

5 Mins read
Nos últimos anos, houve um aumento significativo no número de mulheres à frente de negócios. De acordo com o levantamento “Empreendedorismo Feminino…
EmpreendedorismoSoluções

Estratégias de alcance: qual a diferença entre omnichannel, multichannel e crosschannel

4 Mins read
Está querendo alavancar o seu negócio e precisa de uma estratégia eficaz para vender cada vez mais? Saiba que no UOL HOST…
Planejamento

RD Summit 2023: A importância do ROI e como UOL Cloud pode ajudar o seu negócio

3 Mins read
Durante o RD Summit 2023, realizado em São Paulo, ocorreu uma conversa incrível: “ROI: como saber se seu investimento está dando resultado”….